Sujeitos da aprendizagem e tramas do ensino na contemporaneidade

Autores

  • Jesus Garcia Pascual Universidade Federal do Ceará

Resumo

Pesquisas, práticas docentes e reflexões pessoais realizadas durante os últimos anos dão ensejo a este trabalho que mostra as fraturas encontradas na prática docente-discente na universidade. As fraturas revelam a distância significativa entre a qualificação teórica dos professores universitários - na sua maioria doutores - e os resultados que apresentam as avaliações que seus alunos obtêm no ENADE. Tal fenda se deve, em parte, à falta de preparação pedagógica dos professores. O texto traz reflexões sobre três temas, que embora diferentes, são complementares, a saber: a) o mal-estar na educação contemporânea, b) as vicissitudes dos sujeitos envolvidos no ensino e na aprendizagem (professores e alunos) e c) tramas no ensino superior entre distúrbios, dificuldades e problemas de aprendizagem. Ciente da responsabilidade que nos outorga a profissão do magistério, os temas tratados no texto estão balizados na reflexão, na epistemologia e na ética, procurando que a prática docente seja cientificamente excelente, intelectualmente reflexiva, socialmente comprometida e moralmente ética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jesus Garcia Pascual, Universidade Federal do Ceará

Professor adjunto do Departamento de Psicologia da UFC.Doutor em Educação.

Downloads

Como Citar

Pascual, J. G. (2013). Sujeitos da aprendizagem e tramas do ensino na contemporaneidade. Revista De Psicologia, 4(1), 52–62. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/790

Edição

Seção

Artigos