A angústia: conceito e fenômenos

  • Vera Pollo Universidade Veiga de Almeida
  • Sandra Chiabi Universidade Veiga de Almeida
Palavras-chave: angústia, Dasein, recalque, pulsão do olhar, objeto a.

Resumo

A partir da constatação de um enfraquecimento dos debates sobre a angústia, o presente estudo procura resgatar o conceito e os fenômenos da angústia no contexto da leitura psicanalítica sobres eles. Ele se divide em quatro partes assim nomeadas: antecedentes filosóficos do conceito psicanalítico de angústia; a construção do conceito freudiano e as duas teorias da angústia; as vicissitudes do diagnóstico de neurose de angústia nas sucessivas edições da Classificação de transtornos mentais e de comportamento da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID -10) e no Manual estatístico e diagnóstico dos Transtornos mentais ( DSM); a contribuição de Lacan e os fenômenos da angústia.

Biografia do Autor

Vera Pollo, Universidade Veiga de Almeida

Psicanalista membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano; Professora adjunta da Programa de Mestrado e Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida.

Sandra Chiabi, Universidade Veiga de Almeida

Sandra Chiabi. Psicóloga, Psicanalista, menbro do Fórum do Campo Lacaniano do Rio de Janeiro, pós-graduada em psicanálise clínica pela PUC-RJ, Mestra em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela Universidade Veiga de Almeida.

Como Citar
Pollo, V., & Chiabi, S. (1). A angústia: conceito e fenômenos. Revista De Psicologia, 4(1), 137-154. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/798
Seção
Artigos