Bem-estar subjetivo e comprometimento com a carreira: examinando suas relações entre professores de ensino superior
Palavras-chave:
Saúde do trabalhador. Comprometimento com a carreira. Professor universitário. Bem-estar subjetivo.Resumo
As mudanças pelas quais o ensino superior enfrenta no Brasil acontecem em compasso com aquelas ocorridas no cenário mais amplo do mundo do trabalho, salientando a ocupação de professor universitário como unidade de análise relevante para as investigações na área da psicologia organizacional e do trabalho. Os estudos sobre comprometimento no trabalho destacam a relação com a carreira como um foco cada vez mais significativo na vida das pessoas, cujos ambientes de trabalho estão cada vez mais incertos e mutantes. Esta pesquisa buscou examinar as associações entre o comprometimento com a carreira e o bem-estar subjetivo, em professores universitários. Realizou-se para tanto estudo transversal e quantitativo, através de questionários fechados auto-aplicáveis respondidos por 551 professores de todo o território nacional. Os principais resultados indicam altos níveis de comprometimento com a carreira, assim como a correlação positiva e significativa entre o comprometimento e o bem-estar subjetivo dos professores, confirmando as tendências apontadas na literatura internacional e ampliando o leque de associações entre o comprometimento e variáveis extra-trabalho. Estudos intensivos e qualitativos são recomendados a fim de que os significados destes vínculos indiquem as formas pelas quais as duas variáveis estão inter-relacionadas.Downloads
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Como Citar
Andrade, R. S., Fernandes, S. R. P., & Bastos, A. V. B. (2014). Bem-estar subjetivo e comprometimento com a carreira: examinando suas relações entre professores de ensino superior. Revista De Psicologia, 4(2), 47–60. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/805
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Seção
Artigos