Le réveil et le silence en littérature et en psychanalyse // O despertar e o silêncio na literatura e na psicanálise

Palavras-chave: Psicanálise, Literatura, Silêncio, Despertar, Final de análise

Resumo

Partindo do pressuposto que a singularidade da experiência psicanalítica, apesar das dificuldades que oferece à sua transmissão, não pode ser tomada como inefável ao modo místico e que convoca a produção de um saber não sabido, a conferencista aborda as diferentes modalidades de experiência para como o silêncio presentes num percurso de análise e o modo como se precipitam em seu final. Para tanto, percorre a temática do silêncio em sua relação com o inconsciente e a pulsão a partir da consideração pelos limites da lógica fálica para dar conta do que, no sintoma, apela para o aquém do sentido e para a experiência do despertar. Utiliza-se, ainda, de testemunhos literários para pensar a relação entre o despertar e o silêncio em sua relação com o final de análise. A conferência foi proferida por ocasião do I Colóquio Internacional de Psicanálise do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise: O despertar, ocorrido no Instituto Italiano na cidade do Rio de Janeiro de 12 a 14 de abril de 2007.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laéria Beserra Fontenele, Universidade Federal do Ceará

Professora Titular da Universidade Federal do Ceará. Coordenadora do Laboratório de Psicanálise da UFC. Diretora do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise - Seção Fortaleza. Membro da Academia Cearense de Letras.

Referências

Branco, Lúcia Castelo. (1992). Para além do sexo da escrita. In Lúcia Helena Vianna (org.) Anais do IV Congresso Nacional Mulher e Literatura. Niterói, RJ: ABRALIC.
Didier-Weill. Alain. (1997). Os três tempos da lei. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar Editor.
Freud, S. Análisis Terminable e interminable.(1976). In Sigmund Freud. Obras completas. Buenos Aires: Amorrortu Editores. Original publicado em 1937.
Freud, S.(1976). El yo y el ello. In Sigmund Freud. Obras completas. Buenos Aires: Amorrortu Editores. Original publicado em 1923.
Freud, S. (1976). Trabajos sobre metapsicologia. In Sigmund Freud. Obras completas. Buenos Aires: Amorrortu Editores. Original publicado em 1915.
Lacan, J. Le Sinthome. Séminaire (1997). Publication hors commerce. Document interne à l’Association freudienne internationale. Paris. Original proferido em 1975-1976.
Lacan, J. (2003). Joyce, o Sintoma. In Lacan, J. Outros Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.
Jorge, Marco Antonio Coutinho. (2004) Les quatre dimensions du réveil: rêve, fantasme, délire, illusion. In: Alain Didier-Weill. (Org.). Freud et Vienne. 1 ed. Ramonville Saint-Agne: Érès , p. 151-171.
Mendes, Lauro Belchior. (1998). Imagens visuais em Grande Sertão: Veredas. In Lauro Belchior Mendes & Luiz Claudio de Oliveira (Organizadores). A astúcia das palavras: ensaios sobre Guimarães Rosa. Belo Horizonte: Editora UFMG.
Rocha, Luís Carlos de Assis. (1998). Guimarães Rosa e a terceira margem da criação lexical. In Lauro Belchior Mendes & Luiz Claudio de Oliveira (Oganizadores). A astúcia das palavras: ensaios sobre Guimarães Rosa. Belo Horizonte: Editora UFMG.
Publicado
2022-06-30
Como Citar
Beserra Fontenele, L. (2022). Le réveil et le silence en littérature et en psychanalyse // O despertar e o silêncio na literatura e na psicanálise. Revista De Psicologia, 13(2), 227 - 232. https://doi.org/10.36517/10.36517/revpsiufc.13.2.2022.16