Le réveil et le silence en littérature et en psychanalyse // O despertar e o silêncio na literatura e na psicanálise
DOI:
https://doi.org/10.36517/10.36517/revpsiufc.13.2.2022.16Palavras-chave:
Psicanálise, Literatura, Silêncio, Despertar, Final de análiseResumo
Partindo do pressuposto que a singularidade da experiência psicanalítica, apesar das dificuldades que oferece à sua transmissão, não pode ser tomada como inefável ao modo místico e que convoca a produção de um saber não sabido, a conferencista aborda as diferentes modalidades de experiência para como o silêncio presentes num percurso de análise e o modo como se precipitam em seu final. Para tanto, percorre a temática do silêncio em sua relação com o inconsciente e a pulsão a partir da consideração pelos limites da lógica fálica para dar conta do que, no sintoma, apela para o aquém do sentido e para a experiência do despertar. Utiliza-se, ainda, de testemunhos literários para pensar a relação entre o despertar e o silêncio em sua relação com o final de análise. A conferência foi proferida por ocasião do I Colóquio Internacional de Psicanálise do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise: O despertar, ocorrido no Instituto Italiano na cidade do Rio de Janeiro de 12 a 14 de abril de 2007.
Downloads
Referências
Didier-Weill. Alain. (1997). Os três tempos da lei. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar Editor.
Freud, S. Análisis Terminable e interminable.(1976). In Sigmund Freud. Obras completas. Buenos Aires: Amorrortu Editores. Original publicado em 1937.
Freud, S.(1976). El yo y el ello. In Sigmund Freud. Obras completas. Buenos Aires: Amorrortu Editores. Original publicado em 1923.
Freud, S. (1976). Trabajos sobre metapsicologia. In Sigmund Freud. Obras completas. Buenos Aires: Amorrortu Editores. Original publicado em 1915.
Lacan, J. Le Sinthome. Séminaire (1997). Publication hors commerce. Document interne à l’Association freudienne internationale. Paris. Original proferido em 1975-1976.
Lacan, J. (2003). Joyce, o Sintoma. In Lacan, J. Outros Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.
Jorge, Marco Antonio Coutinho. (2004) Les quatre dimensions du réveil: rêve, fantasme, délire, illusion. In: Alain Didier-Weill. (Org.). Freud et Vienne. 1 ed. Ramonville Saint-Agne: Érès , p. 151-171.
Mendes, Lauro Belchior. (1998). Imagens visuais em Grande Sertão: Veredas. In Lauro Belchior Mendes & Luiz Claudio de Oliveira (Organizadores). A astúcia das palavras: ensaios sobre Guimarães Rosa. Belo Horizonte: Editora UFMG.
Rocha, Luís Carlos de Assis. (1998). Guimarães Rosa e a terceira margem da criação lexical. In Lauro Belchior Mendes & Luiz Claudio de Oliveira (Oganizadores). A astúcia das palavras: ensaios sobre Guimarães Rosa. Belo Horizonte: Editora UFMG.