Revista de Psicologia, Fortaleza, v.14, e023006 jan./dez. 2023
DOI: 10.36517/revpsiufc.14.2023.6
PRIMEIRA DECISÃO EDITORIAL: 27/09/2022
VERSÃO FINAL: 28/10/2022
APROVADO EM: 11/11/2022
Projeto Rinepe: 15 anos de ações de extensão por meio de um diálogo interdisciplinar e intercultural
Rinepe Project: 15 years of extension actions through interdisciplinary and intercultural dialogue
Raquel Libório Feitosa
Psicóloga e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. raquel.feitosa@ufc.br. https://orcid.org/0000-0001-9619-8362
Antonio Caubi Ribeiro Tupinambá
Doutor em Psicologia pela Justus Liebig Universität Giessen, Alemanha. acrtupinamba@gmail.com. https://orcid.org/0000-0001-7786-6687
Adauto de Vasconcelos Montenegro
Psicólogo e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. adauto_montenegro@hotmail.com. https://orcid.org/0000-0002-6952-0739
Ana Paula Moreno Pinho
Universidade Federal do Ceará. Brasil. Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia. ana.pinho@ufc.br. https://orcid.org/0000-0001-9671-8559
José Airton dos Santos Filho
Universidade Federal do Ceará. Brasil. Graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. airton.filho@alu.ufc.br. https://orcid.org/0000-0002-1663-8231
Resumo
O presente relato apresenta o Projeto Rinepe (Rede Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Liderança e Empreendedorismo) a partir da sistematização de atividades desenvolvidas no âmbito do projeto ao longo de seus quinze anos de atuação no contexto acadêmico e social. Liderança, Empreendedorismo e outros temas relacionados à Psicologia do Trabalho e das Organizações, à Administração e à Gestão de Pessoas são abordados no escopo do nomeado projeto. Enquanto um projeto de ações acadêmicas tem um papel relevante na formação de estudantes de graduação em diversas áreas. A partir de pesquisa documental, este relato apresenta as atividades de extensão realizadas, as pesquisas desenvolvidas, as participações em eventos científicos e sua articulação com o ensino, além das parcerias acadêmicas nacionais e internacionais firmadas pelo projeto. Com base no levantamento de atividades desempenhadas desde o ano de fundação e de sua subsequente análise, conclui-se que o projeto Rinepe se consolida, ao longo do tempo, como um espaço para o desenvolvimento de estudos, pesquisas e práticas inéditos ou sua atualização à luz de novas experiências, o que resulta em uma contribuição para a Psicologia do Trabalho e das Organizações, bem como para a área da Gestão de Pessoas, a partir de uma perspectiva interdisciplinar e intercultural.
Palavras-chave: Rinepe; liderança; empreendedorismo; psicologia do trabalho e das organizações; gestão de pessoas.
Abstract
This report presents the Rinepe Project (International Network of Studies and Research on Leadership and Entrepreneurship) based upon a systematization of activities that were developed within the scope of the project over its fifteen years of activity in the academic and social context. Leadership, Entrepreneurship and several other topics related to Work and Organizational Psychology, Administration and People Management are addressed within the scope of the named project. While a project of academic actions has a relevant role in the training of undergraduate students in several areas. Based on documentary research, this report presents the extension activities and researches carried out as well as the participation in scientific events and their articulation with teaching, in addition to the national and international academic partnerships signed by the project. Based on the survey of activities carried out since the year of its foundation and on its subsequent analysis, it is concluded that the Rinepe project has consolidated itself, over time, as a space for the development of studies, research and practices or their updating through new experiences, what contributed to the Psychology of Work and Organizations, as well as to the area of People Management, regarding an interdisciplinary and intercultural perspective.
Keywords: Rinepe; leadership; entrepreneurship; psychology of work and organizations; people management.
O Projeto Rinepe (Rede Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Liderança e Empreendedorismo) foi fundado em 2007, visando desenvolver e articular atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito dos estudos sobre a Liderança e Empreendedorismo, sob a ótica interdisciplinar e intercultural. O presente relato de experiência abordará nesta seção os marcos teóricos que estimularam a fundação e o desenvolvimento do projeto. As demais seções do relato irão apresentar as principais atividades desenvolvidas, divididas da seguinte forma: atividades de extensão, pesquisas desenvolvidas, participação em eventos acadêmicos e científicos e atividades de articulação com o ensino. Fundado pelo professor Antonio C. R. Tupinambá, pós-doutor em Psicologia e professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Nomeado professor atuou como coordenador do Rinepe de 2007 a 2019. Nesse período, Raquel Libório Feitosa — psicóloga da UFC e doutora em Psicologia — atuou como vice coordenadora e desde 2019 é a atual coordenadora titular do projeto. A atividade que marcou a fundação do projeto ocorreu com a vinda do Prof. Dr. Michael Frese, da Universidade de Gießen (Alemanha), ao Brasil, para ministrar o curso “Pesquisa em Psicologia em Perspectiva Intercultural” (GLOBE, 2020). O curso apresentou estratégias para lidar com desafios metodológicos da pesquisa psicológica em perspectiva intercultural, além de exercitar a pesquisa quantitativa através da metodologia utilizada no projeto Global Leadership and Organizational Behavior Effectiveness - GLOBE (GLOBE, 2020). Ainda como contribuição do prof. Frese foi publicado o artigo “Rumo a uma Psicologia do empreendedorismo — uma perspectiva da teoria da ação”, que trouxe uma nova abordagem psicológica do empreendedorismo baseada em teoria desenvolvida pelo referido professor:
Esta contribuição discute a teoria do empreendedorismo, sua base empírica e suas implicações. Primeiro, argumenta que a abordagem psicológica é necessária para a compreensão do empreendedorismo. Segundo, que qualquer teoria do empreendedorismo deveria se utilizar de ações ativas como um ponto de partida – empreendedorismo é o epítome de um agente ativo no mercado (e não um agente reativo). Terceiro, discute uma teoria de regulação da ação para uma melhor compreensão da psicologia do empreendedorismo. Quarto, traz exemplos de como essa teoria pode ajudar a entender o sucesso empresarial. Finalmente, sugiro programas de intervenção para ajudar empresários a conseguirem ser bem sucedidos, fazendo crescer suas organizações. (Frese, 2010).
Em 2011, no bojo dos estudos da teoria desenvolvida pelo prof. Frese sobre o empreendedorismo em perspectiva psicológica, a matéria foi pesquisada no contexto de pequenas empresas gastronômicas da cidade de Fortaleza, no âmbito da dissertação “Aprendizagens, orientação por erros e perfil do empreendedor: Um estudo em empreendedores de PME de Gastronomia de Fortaleza-CE” (Coelho, 2011). Há ainda dois outros marcos fundamentais para o Projeto: o primeiro está nos estudos e pesquisas no âmbito do projeto Globe em decorrência dos acordos interinstitucionais firmados com o colega professor Dr. Francisco Gil da Universidade Complutense de Madrid (UCM) nos anos 2008-2009, por meio do programa CAPES-DGU (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Direção Geral de Universidade da Espanha), que proporcionou o intercâmbio acadêmico entre as duas universidades (UFC e UCM) com a atuação de ambos professores nas respectitivas instituições; o segundo se relaciona ao período pós-doutoral do seu coordenador na Universidade Federal da Bahia (UFBA) para aprofundar os estudos inter/intraculturais da dimensão "Orientação Humana” à luz do Projeto Globe em cooperação com o Prof. Dr. Virgílio Bastos na Faculdade de Psicologia da UFBA entre 2014 e 2015, com participação da profa. dra. Ana Paula Pinho.
Em 2008, o Projeto Rinepe foi oficializado pela Pró-reitoria de Extensão da UFC. O foco inicial do projeto voltou-se à investigação e esclarecimento da relevância das pequenas e médias empresas (PMEs) em contextos locais, assim como ao incentivo de atividades para a promoção desse segmento empresarial, incluindo pesquisa, capacitação e organização, a partir de um diálogo interdisciplinar nacional e internacional. Com seu desenvolvimento, a Rinepe ampliou sua atuação, incluindo organizações públicas e privadas e temas como: "gestão de pessoas", "comprometimento organizacional", etc. A Rinepe possui um caráter interdisciplinar, agrega diferentes campos, integrando em suas atividades acadêmicos de vários cursos da UFC, tais como: Psicologia, Administração, Economia, Letras, Direito etc. Cerca de 50 bolsistas de extensão e de iniciação acadêmica já participaram do projeto desde sua criação, consolidando-o como campo de estágio e formação. Tal foi reforçado em consequência da prática docente do seu coordenador nos Cursos de Psicologia e de Administração da UFC. Nome e logomarca do projeto foram construídos pela equipe inicial e seus primeiros bolsistas: Thiago Pinto e Isabella Barbosa.
Nesses quinze anos, a Rinepe buscou realizar ações, considerando o contexto globalizado e multicultural em que as organizações e líderes estão inseridos, a exemplo da pesquisa Integration of people with disabilities into the workplace - IMBA (Glatz, Mozdzanowski, & Tupinambá, 2011), e outras voltadas às PMEs. O Rinepe possui parcerias nacionais e internacionais, que são firmadas de acordo com os interesses e afinidades das propostas de estudo e pesquisa atuais. No âmbito da UFC, possui parceria com as Pró-reitorias de Extensão e de Assuntos Estudantis, das quais o coordenador foi respectivamente titular e vice-coordenador, bem como com o Projeto Polis - Estudos em Psicologia Política (Polis, 2022). No âmbito internacional, atua em parceria com a Leuphana Universität Lüneburg e com a Justus-Liebig-Universität Gießen (Alemanha), com a Universidad Complutense de Madrid (Espanha), com o Institute of Small Enterprises and Development – ISED (Índia) e com o Institut für Qualitätssicherung in Prävention und Rehabilitation GmbH – IQPR de Colônia (Alemanha).
O objetivo deste relato é realizar o resgate dos quinze anos da história do Rinepe, sistematizando as principais ações desenvolvidas no campo do ensino, da pesquisa e da extensão, visando analisar seu impacto no campo de estudo da Psicologia e da Administração, bem como mapear perspectivas futuras de ação do projeto. Para alcançá-lo, realizou-se pesquisa documental em relatórios anuais, fotos, atas de reuniões, relatórios de pesquisa e publicações do Blog e Instagram Rinepe (Rinepe, 2022; Rinepe UFC, 2022).
Há publicações que retomam a história e a relevância da Rinepe, tais como o relato de ações do período de 2007-2015 (Feitosa et al., 2015) e o livro “Liderança e empreendedorismo em perspectiva intercultural” (Tupinambá & Gíl Rodríguez, 2019) organizado pelos professores Tupinambá e Francisco Gíl, da Universidad Complutense de Madrid e publicado pela “Edições UFC”, que compreende quinze capítulos da auotria de professores e pesquisadores da Rinepe e de universidades brasileiras e estrangeiras. O livro traz em um dos seus capítulos “Um estudo intercultural sobre estratégias, sucesso empresarial e características pessoais de empreendedores”, que faz parte do projeto de pesquisa coordenado pelo prof. Frese na Universidade de Gießen. Vale destacar essa informação porque se refere à pedra fundamental de estudos desenvolvidos na Alemanha concernentes aos temas que futuramente implicariam na criação da Rinepe, nomeadamente os estudos comparativos entre características de personalidade, estratégias e sucesso empresarial de pequenos e médios empresários em perspectiva intercultural. O referido capítulo teve a participação de Andreas Utsch, Tupinambá, Michael Frese e Andreas Rauch.
O atual relato destaca as principais ações realizadas desde 2007 (ano de fundação do projeto Rinepe) até agosto de 2022, com a intenção de sublinhar o que se produziu de mais relevante para a comunidade acadêmico-científica e empresarial, apontando resultados qualitativos e quantitativos de estudos, pesquisas e ações extensionistas.
Atividades de extensão
Ações de capacitação.
Esta subseção aborda cursos, grupos de estudos, palestras, conferências, simpósios, e visitas direcionados à comunidade acadêmica e profissional. Em 2010, o projeto Rinepe organizou a vinda do prof. Omar Aktouf, professor titular da HEC Montréal – Canadá, que ministrou o ciclo de cursos e palestras intitulado “Novas Perspectivas em Gestão”, em parceria com a Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC/UFC) e a Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Abordaram-se temas de interface com a Psicologia, Administração e Economia, buscando vislumbrar novas perspectivas em gestão a partir de lições tiradas das crises econômicas e ambientais, assim como expor e debater as práticas mundiais em gestão focalizando a dimensão humana e a saúde mental do trabalhador (Aktouf, 2004). Os eventos contaram com cerca de 100 participantes em cada universidade, entre docentes, estudantes de pós-graduação e acadêmicos. Vale destacar a contribuição para a organização do evento dos bolsistas Jean Carlos Silva, Érico Zanon, Ricyane Dias e Isabella Barbosa. A vinda do prof. Aktouf teve como desdobramento a publicação do artigo “Leadership et Leader: une théorie collusoire autor de l'illégitimité du pouvoir du dirigeant en management de types us? Discussion et Deconstrucion” (Aktouf, 2010) na Revista de Psicologia da UFC.
Em 2016, a Rinepe organizou, em parceria com a Profa. Dra. Meirijane Anastácio, da Faculdade CDL um ciclo de palestras ministradas pelo prof. Francisco Gíl Rodríguez (Universidad Complutense de Madrid) sobre liderança e equipes de alta performance. Em 2011, a psicóloga Feitosa, a convite da empresa júnior INOVA/UFC, ministrou a palestra “Gestão de Pessoas no Contexto Contemporâneo” sobre as práticas de gestão de pessoas e suas relações com questões socioeconômicas e culturais do Brasil, do Canadá e da França para acadêmicos de Administração e de Psicologia.
Nas ações junto a instituições, destacam-se as visitas aos setores de Gestão de Pessoas do Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) e dos Hospitais Universitários da UFC , organizadas pela psicóloga Feitosa, em 2012. As visitas possibilitaram os acadêmicos de Psicologia e Administração o conhecimento de práticas de gestão de pessoas e o estabelecimento de contatos para estágios. Nomeada profissional também participou do Congresso do HIAS "Atenção Segura e Humanizada - 60 anos de experiência no cuidar da criança", ministrando a palestra "Gestão Humanizada e Participativa".
Em 2013, a Rinepe contribuiu com a XXV Semana de Psicologia, da UFC, realizando a oficina sobre Psicologia do Trabalho e das Organizações conduzida pelo prof. Tupinambá e pelo doutorando Montenegro. Em 2015 participou do “V Seminário Saberes e Vivências: Entrelaçando Conhecimentos” da UFC, onde o mesmo professor apresentou as atividades do projeto juntamente com a psicóloga Raquel Feitosa e a bolsista Gabriela Mesquita.
A Rinepe promove grupos de estudos e cursos com temáticas diversas relacionadas ao campo do trabalho e das organizações. Em 2016, ofereceu o curso "Conhecendo o RH na Prática", ministrado pela psicóloga Izabela Rocha – com o apoio dos bolsistas Lucas Alves e Kelvianne Freitas . Em 2017, ofereceu o curso “Estudos em Liderança Organizacional”, ministrado pela psicóloga Mariana Fortaleza, para trinta acadêmicos de Psicologia, Administração e Biblioteconomia, com apoio dos bolsistas Ítalo de Sousa e Kelvianne Freitas.
Em 2018, o projeto promoveu o curso “Comprometimento Organizacional: conceitos e pesquisas”, ministrado pelo psicólogo Montenegro, com apoio do bolsista Matheus Holanda. Em 2020 e 2021 foram realizadas, de forma virtual, duas turmas do curso “Gestão de Pessoas no contexto da pandemia COVID-19”, com foco na saúde do trabalhador e no trabalho remoto. Contribuíram psicólogas (Adriana Gurgel, Ana Cardoso, Ana Oliveira, Anastácia Albuquerque, Cléo Falcão, Juliana Nóbrega, Mariana Fortaleza e Nadja Estrela) e administradoras (Kaicy Cavalcante e Léa Pereira) de empresas cearenses de diversos segmentos, expondo sua experiência nos diferentes sub-sistemas de Gestão de Pessoas e sua vivência no contexto pandêmico. O curso totalizou carga horária de 20h para trinta e quatro estudantes, sob organização dos(as) psicólogos(as) Feitosa e Montenegro e dos(as) bolsistas Nataly Alves, Tayssa Nobre, Vitória do Carmo e Airton Filho.
Em 2020 e 2021, a Rinepe realizou duas edições do grupo de estudos sobre “COVID-19 e Trabalho” coordenado pela psicóloga Feitosa com apoio dos bolsistas Nataly Alves, Tayssa Nobre e Vitória do Carmo - e dos psicólogos Montenegro e Rachel Alboíno. Os encontros virtuais semanais buscaram analisar os impactos da pandemia na saúde dos trabalhadores e no mercado de trabalho, a partir de artigos científicos sobre o tema.
Serviços informativos/educativos.
A seguir, serviços informativos/educativos, destinados aos trabalhadores e à comunidade acadêmica: (i) divulgação de vagas de emprego, utilizando o blog e o Instagram Rinepe (Rinepe, 2022; Rinepe UFC, 2022) visa auxiliar aqueles que estão em busca de emprego em diferentes áreas e níveis, levando em conta o cenário de desemprego e de precarização do trabalho; (ii) as ações voltadas a microempreendedores disponibilizaram em redes sociais (Rinepe, 2022; Rinepe UFC, 2022) informações sobre desafios do empreendedorismo e atividades empreendedoras (SEBRAE, 2022) divulgando auxílios, financiamentos e prorrogações de impostos. Essas ações tiveram o apoio do bolsista Airton Filho e ocorreram durante a pandemia; (iii) “Na Biblioteca com”, com divulgação no Instagram do Rinepe (Rinepe UFC, 2022) de livros e produções de docentes da Rinepe e de universidades nacionais e internacionais na área da Psicologia do Trabalho e das Organizações, incluindo artigos da Revista de Psicologia da UFC.
Tais atividades tiveram impacto na formação dos acadêmicos envolvidos nas ações, ao permitirem um contato com campos de trabalho externos à universidade (empresas privadas e públicas), além de ter viabilizado o contato com profissionais e pesquisadores de referência em diferentes áreas do conhecimento. Ademais, as ações descritas consolidaram parcerias do projeto no nível nacional e internacional. A comunidade universitária, bem como recém-formados e demais pessoas em busca de emprego, foram beneficiadas ao participar dos cursos, eventos e ações direcionadas a esse público.
Pesquisas desenvolvidas
Neste item se apresentam pesquisas nos campos da Psicologia do Trabalho e das Organizações e Gestão de Pessoas em interface com a graduação e a pós-graduação.
Em 2006, a pesquisa sobre “Pequenas e Médias Empresas: Características empreendedoras em micro e pequenas empresas do Comércio de Fortaleza/CE” objetivou analisar características empreendedoras de donos ou sócios de PMEs do comércio de Fortaleza/CE (Tupinambá, 2006; Utsch, Rauch, Tupinambá, & Frese, 2019). A pesquisa originou livro publicado com o apoio da Câmara dos Dirigentes Lojistas - Fortaleza (CDL).
Em 2008, foi realizada a pesquisa de mestrado da mestranda Feitosa “Estilos de liderança e sua relação com comprometimento e clima organizacional - estudo de caso em um hospital público e de ensino”, que buscou compreender as relações entre estilos de liderança, o clima organizacional e o comprometimento dos trabalhadores de diversos vínculos (servidores, funcionários e terceirizados), no contexto de uma instituição hospitalar (Feitosa, 2008; Tupinambá & Feitosa, 2008).
A pesquisa “Integração de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho (IMBA)” abordou estudos relacionados ao Programa IMBA (Instituto para a Garantia de Qualidade em Prevenção e Reabilitação na Escola Superior de Esportes Alemã em Colônia) que tem por objetivo a inserção de pessoas com deficiência no mundo do trabalho a partir de ações de prevenção, reabilitação e reintegração. (Glatz, Mozdzanowski, & Tupinambá, 2011). A temática IMBA foi inserida no contexto acadêmico nacional por meio de artigo publicado na Revista de Psicologia da UFC (Glatz, Mozdzanowski & Tupinambá, 2011): “IMBA — Um instrumento para a prática do profissional de trabalho na empresa”. O IMBA enquanto ação de extensão e pesquisa no Rinepe foi destacado no artigo “Programa Rinepe e Imba: Promoção da qualidade de vida do trabalhador PcD em Empresas cearenses”, cujo objetivo seria apresentar o Programa Rinepe e o protagonismo do Projeto Imba entre suas ações. O artigo apresentado no XII Encontro de Extensão de 2012 foi publicado na Revista Extensão em Ação da UFC, tendo como autores: Montenegro, Tupinambá, Feitosa, Renata Ávila, Rodrigo Luna e Joemy Palhano (Montenegro et al., 2012). As dissertações de mestrado “Um estudo sobre competências, contexto de trabalho e desempenho em uma organização social” (Saboya, 2013) e “Um estudo sobre qualidade de vida no trabalho de pessoas com deficiência” (Oliveira, 2012) basearam-se, em grande parte, nos estudos do Programa IMBA.
Em 2016, foi elaborada a dissertação “Estudo sobre comprometimento organizacional, estilos de liderança e cultura organizacional em uma organização cearense”, visando investigar a relação entre esses laços psicológicos e estilos de liderança, considerando também a função da cultura organizacional nessa relação (Montenegro, 2016), com o apoio da bolsista Letícia Silva.
“Práticas de Gestão de Pessoas, Comprometimento Organizacional e seus Consequentes: Satisfação no Trabalho e Intenção de Rotatividade no contexto do Comércio Varejista”, pesquisa doutoral da psicóloga Feitosa. O objetivo da pesquisa foi investigar como determinadas práticas de gestão de pessoas podem influenciar o comprometimento organizacional e de que forma a relação entre tais práticas e o comprometimento organizacional influenciam os consequentes satisfação no trabalho e a intenção de rotatividade, no âmbito de empresas cearenses do varejo (Feitosa, 2019). A coleta de dados teve o apoio dos bolsitas Rinepe (Italo de Sousa, Flamel de Araújo, Matheus Holanda, Rachel Alboino e Gabriel de Alencar) e também da profa. dra. Meirjane Anastacio - Faculdade CDL.
A pesquisa doutoral “Inovação Gerencial e Práticas de Gestão de Pessoas como Antecedentes de Perfis de Comprometimento Organizacional” (Montenegro,2020) contou com a colaboração dos bolsistas do Rinepe (Flamel de Araújo, Yan Oliveira e Louyszyana Nascimento) em diferentes etapas. O objetivo da pesquisa foi analisar como a inovação gerencial e as práticas de gestão de pessoas voltadas à inovação favorecem determinados perfis de comprometimento de servidores técnicos, gestores e terceirizados (Montenegro, 2020; Montenegro, Pinho, Tupinambá, & Feitosa, 2021). O grupo de pesquisa sobre “Comprometimento organizacional: pesquisas em organizações públicas e privadas” foi realizado em articulação com as teses apresentadas nos itens 3.5 e 3.6, orientadas pelo prof. Tupinambá e pela Profa. Ana Paula Pinho. O grupo também contou com a colaboração da Profa. Dra. Suzete Pitombeira. As referidas professoras são vinculadas ao programa de pós-graduação em Administração da UFC e pesquisadoras-colaboradoras do Rinepe desde 2016.
Vale ressaltar as publicações de revisões de literatura, resenhas e relatos de experiência desenvolvidas de 2011 a 2020: três resenhas de livros, a saber: Pós-globalização, administração e racionalidade econômica. A síndrome do avestruz (Tupinambá & Feitosa, 2011); Gestão Empresarial: uma perspectiva antropológica (Montenegro & Feitosa, 2013) e Gestão com pessoas e subjetividade (Tupinambá & Feitosa, 2013). Também foram publicados dois relatos de experiência, sobre os anos de história do Rinepe (Feitosa et al., 2015) e sobre a gestão de desempenho por competências (Montenegro & Feitosa, 2020). No âmbito do projeto foi ainda publicada uma revisão de literatura sobre terceirização
e precarização do trabalho no contexto brasileiro (Feitosa & Montenegro, 2016).
O desenvolvimento de pesquisas, com parceiros do Brasil e do exterior, trouxeram a consolidação da Rinepe em termos de produção científica nacional e internacional, além de firmá-lo como projeto que contribuiu para a formação em pesquisa de estudantes em diferentes níveis (graduação, mestrado e doutorado).
Participação em eventos acadêmicos e científicos
Desde 2012 a equipe do Rinepe participou de todas as edições do Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CBPOT), no qual e apresentou cerca de 18 trabalhos de 2012 a 2022. No CBPOT 2012, Tupinambá ministrou a confêrencia “Empreendedorismo e liderança: perspectivas e desafios atuais”,
que culminou na publicação de artigo homônimo na Revista Psicologia, Organizações e Trabalho – rPOT (Tupinambá, 2012). O projeto Rinepe também teve a participação
de seus membros no Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD) somando quatro estudos de 2018 a 2021 e dos Seminários em Administração
da USP (SemeAD) 2020, apresentando dois trabalhos, bem como do Congresso Norte-Nordeste de Psicologia (CONPSI) em 2011 e 2015 totalizando nove trabalhos. A equipe do Rinepe participa, regularmente, dos Encontros Universitários
da UFC, somando 21 trabalhos apresentados entre 2012 e 2021.
No contexto internacional o Rinepe esteve presente em 2010 no 47º Congresso da Sociedade Alemã de Psicologia (47. Kongress der Deutschen Gesellschaft für Psychologie 2010), por meio do Prof. Tupinambá quando atuava, com apoio da CAPES, como professor visitante na Universidade de Lüneburg (Alemanha); em 2012, participou do evento Management Studies Internacional Conference, realizado pela Universidade do Algarve, em Portugal, ministrando a palestra “Um estudo intercultural sobre estratégias, pessoas e sucesso em PMEs brasileiras e alemãs”, estudo fruto da parceria entre o Rinepe e a Universidade de Gießen – Alemanha, tendo como autores, Tupinambá, Andreas Utsch, Michael Frese e Andreas Rauch. Em 2015, a Rinepe participou do XIV Congresso Europeu de Psicologia (Milão), com dois trabalhos de Tupinambá e de Feitosa. Em 2019, apresentou trabalho sobre comprometimento organizacional, no II Incubator Commitment Meeting (São Paulo), representado pelo doutorando Montenegro e pela profa. Ana Paula Pinho.
A participação da Rinepe em eventos contribuiu para que fosse conhecida pela comunidade acadêmica, científica e organizacional, por dar visibilidade à sua produção científica e demais ações (ensino, pesquisa e extensão) em lugares do Brasil e do mundo. Possibilitou, também, troca de experiências e favoreceu aos estudantes adquirir habilidades necessárias a esse universo.
Articulação com o ensino
Ao longo desses anos, a Rinepe manteve articulação com o ensino de graduação e de pós-graduação em Psicologia e Administração da UFC. Em diversos semestres, foram realizadas a apresentação e a divulgação do Projeto Rinepe para a comunidade acadêmica, bem como foram ministradas aulas temáticas nas disciplinas de Introdução à Psicologia, Psicologia Social do Trabalho e das Organizações III (PSTO III), Estudo Orientado, Estágio de Docência, Cenários do Trabalho e Pesquisa em Psicologia.
Um exemplo marcante de contribuição no eixo do ensino foi no âmbito da disciplina de Cenários do Trabalho, ministrada pelo Prof. Tupinambá, em parceria com a psicóloga Feitosa, com o apoio da bolsista Letícia Silva. A disciplina recebeu, em 2017 e 2018, psicólogas(os) organizacionais de empresas cearenses para ministrar as seguintes palestras: Gestão da Cultura nas Organizações (Sabrina Montenegro), Terceirização e a Precarização das relações de trabalho (Felipe Pinho), Comprometimento Organizacional e Gestão Estratégica (Daniel Araújo), Muito além do Recrutamento e Seleção (Adriana Gurgel), Novos modelos de gestão (Cléo Falcão), Inclusão das pessoas com deficiência nas organizações (Anastácia Albuquerque), Teamwork: liderança e equipes (Meirijane Anastacio) e Gestão do Desempenho (Talitta Muniz). No âmbito da pós-graduação em Psicologia e em Administração, os integrantes da Rinepe participaram em 2015 do V Seminário de Teses e Pesquisas e do I Seminário de Experiências de Extensão da UFC – 40 anos de Psicologia da UFC com apresentaçào trabalhos e colaboração na organização do evento, realizado pela Revista de Psicologia e pelo projeto L’ABRI - Laboratório de Relações Interpessoais, coordenado pela profa Susana Kramer (Tupinambá, Feitosa & Oliveira, 2015). No nomeado evento colaboraram os bolsistas da Rinepe, Lucas Alves e Gabriela Mesquita. Ainda em 2015, Tupinambá ministrou a palestra “Pesquisas e Projetos em Psicologia do Trabalho na UFC” para a Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a convite do Prof. Dr. Sidney Oliveira. Em 2016, a convite do Rinepe, a Profa. Dra. Janice Janissek (Universidade Federal da Bahia/UFBA) ministrou a palestra “Novas Formas de Gestão” para pós-graduandos da UFC.
Enquanto projeto de extensão, a Rinepe deve, em seu escopo, buscar interface com o ensino e a pesquisa. A interface em disciplinas da graduação e pós-graduação se deu em duas vias, a saber: nas disciplinas através de palestras diversas, ou com a participação de acadêmicos integrando a equipe do projeto e desenvolvendo atividades nos três eixos.
Conclusão
Ao sistematizar as diversas ações, evidencia-se que no contexto do Projeto Rinepe é possível se articular atividades de ensino, pesquisa e extensão. Via pesquisa documental
demonstraram-se oportunidades de contato de acadêmicos com organizações, com pesquisas e com a elaboração de artigos, assim como o diálogo com profissionais e pesquisadores do Brasil
e do exterior. As contribuições na formação acadêmico-profissional dos estudantes se dão por meio de estudos em linhas mestras, tais como o empreendedorismo, especialmente relacionado a PMEs, a Liderança intercultural, o estudo de estratégias para a implementação
e desenvolvimento de PMEs, levando em conta a perspectiva cultural. Pesquisas e cursos que possibilitam uma formação articulada à realidade mundial, globalizada e multicultural também estão
no bojo do projeto nas duas outras linhas mestras, a saber: gestão de pessoas e comprometimento organizacional.
Considerando-se o período para esse apanhado, observou-se quepor meio do Projeto Rinepe foram alcançados objetivos previstos desde sua criação e traçados outros, ampliando os temas de pesquisa e de atuação necessários para sua atualização. Em todas as suas ações se levou em conta perspectivas culturais
e econômicas a elas relacionados. Trata-se, portanto, de ações, conforme foram descritas no texto atual, que destacam o caráter interdisciplinar do projeto. Tal pode ser percebido nos resultados de integração de acadêmicos de diferentes cursos de graduação, além da capacidade de promover pesquisas em diversas áreas,
como a Psicologia, a Administração etc. O Projeto Rinepe se consolida, desse modo, como campo de estudo pesquisa e de extensão na UFC com reflexos em outros ambientes acadêmicos e sociais. Conclui-se
também que as ações no âmbito do Projeto Rinepe reforçam seu caráter intercultural evidenciado nas parcerias com instituições nacionais e internacionais nas suas mais
diversas atribuições, reafirmando sua vocação interdisciplinar e intercultural.
No contexto pandêmico, as formas de atuação do Rinepe migraram significativamente para o modo virtual, desenvolvendo novas ações e ampliando o su público alvo. O apanhado que foi realizado neste artigo representa uma etapa no processo de avaliação, reflexão e visão de futuro para a contínua renovação e consolidação do Projeto Rinepe, o que poderá colaborar para o seu planejamento estratégico participativo de 2023, com a eventual inclusão de novas atividades, permanecendo fiel a sua vocação interdisciplinar e intercultural.
Referências
Aktouf, O. (2004). Pós-Globalização, Administração e Racionalidade Econômica: a síndrome do avestruz. São Paulo: Atlas.
Aktouf, O. (2010). Leadership et leader: Une theorie collusoire autour de l’illegitimite du pouvoir du dirigeant en management de type us? Discussion et desconstuction. Revista de Psicologia, Fortaleza, 1(2), 132-139.
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