Nietzsche e a perspectiva construcionista

Autores

  • Carlos Roger Sales da Ponte

Palavras-chave:

Nietzsche, construcionismo, linguagem, conhecimento

Resumo

Este ensaio tem por base um confronto entre as considerações de Nietzsche em relação à construção do conhecimento e o movimento construcionista na Psicologia Social. Para Nietzsche, inspirado por Schopenhauer, o conhecimento é somente um meio de sobrevivência para a vida social e a linguagem, o instrumento estruturador que cria conceitos e metáforas que designam o que seja “verdadeiro” e “falso”. O construcionismo, por sua vez, se detém nas chamadas práticas discursivas. Estas práticas são veiculadas por discursos que promovem ações próprias que constituem sentidos jamais estanques. Tenta-se mostrar as semelhanças entre estes saberes acerca da linguagem compreendida como algo vivo e em eterno devir de sentidos vividos concretamente. Apesar destas aproximações, Nietzsche, contudo, ainda não poderia ser elencado como uma das influências do construcionismo, embora as afinidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Roger Sales da Ponte

Psicólogo, Mestre em Filosofia e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Professor Assistente do Curso de Psicologia da UFC (Campus de Sobral) e coordenador do VEREDAS (Círculo de Estudos em Fenomenologia Existencialismo e Psicologia Humanista)

Downloads

Publicado

2015-12-11

Como Citar

Sales da Ponte, C. R. (2015). Nietzsche e a perspectiva construcionista. Revista De Psicologia, 2(1), 145–151. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/83

Edição

Seção

Artigos