O BAILAR DA FALTA: O DESVELAMENTO DO REAL NA DANÇA DE PINA BAUSCH // THE DANCE OF LACK: THE UNVEILING OF THE REAL IN PINA BAUSCH'S DANCE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/revpsiufc.14.2023.e023015

Palavras-chave:

Dança; psicanálise; angústia; unheimlich; Pina Bausch.

Resumo

O presente artigo visa investigar quais seriam os efeitos do desvelamento do real em cena para o público espectador da dança moderna e contemporânea ao analisar, em consonância com a teoria psicanalítica, a obra Kontakthof(1978) da bailarina e coreógrafa alemã Pina Bausch, fundadora do Tanztheather Wuppertal, que revolucionou a dança contemporânea, ao trazer ao palco a subjetividade de cada bailarino, despertada através de um processo de criação que lhe é peculiar, e que lhe permite estabelecer uma conexão direta com o sujeito espectador, ao suscitar-lhe sentimentos tais como choque e estranhamento (unheimlich), que também podem ser entendidos como mostração da angústia, fenômeno de borda, que nos sinaliza esse último limite anterior ao real e ao campo do gozo.

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Biografia do Autor

Greta Fernandes, Universidade Veiga de Almeida

Psicóloga, Psicanalista e Advogada. Doutora pelo programa de Pós-graduação em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida no Rio de Janeiro.

Betty Fuks, Universidade Veiga de Almeida

Professora do Programa de Pós-graduação em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida no Rio de Janeiro. Editora da Revista online Trivium: estudos interdisciplinares.

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Publicado

2023-05-01

Como Citar

Fernandes Moreira, G., & Bernardo Fuks, B. (2023). O BAILAR DA FALTA: O DESVELAMENTO DO REAL NA DANÇA DE PINA BAUSCH // THE DANCE OF LACK: THE UNVEILING OF THE REAL IN PINA BAUSCH’S DANCE. Revista De Psicologia, 14, e023015. https://doi.org/10.36517/revpsiufc.14.2023.e023015