TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: PREVALÊNCIA, FATORES DE RISCO E DE PROTEÇÃO // COMMON MENTAL DISORDERS IN COLLEGE STUDENTS: PREVALENCE, RISK AND PROTECTIVE FACTORS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/revpsiufc.14.2023.e023029

Palavras-chave:

Transtornos Mentais Comuns, estudantes universitários, saúde mental, estratégias de coping, fatores de risco, fatores de proteção

Resumo

Estudantes universitários são uma população de risco para transtornos mentais devido aos estressores presentes no contexto acadêmico. A forma de lidar com situações estressantes apresenta relação com problemas de saúde mental. O objetivo do estudo foi identificar a prevalência dos Transtornos Mentais Comuns (TMC) e sua associação com variáveis sociodemográficas, acadêmicas, laborais e estratégias de coping em uma amostra de 390 estudantes universitários brasileiros. A coleta de dados foi realizada por meio do Self-Reporting Questionnaire - 20 (SRQ-20), Coping Orientation to Problems Experienced Inventory (COPE) - Versão Reduzida e um questionário sociodemográfico, acadêmico e laboral. Os resultados obtidos por meio da análise de Regressão Logística Binária Multivariada identificaram prevalência de 68,2% de TMC e como variáveis de risco o sexo feminino e utilização do coping evitativo e como fator de proteção o uso do coping focado no problema. A alta prevalência de TMC encontrada sugere a necessidade da implementação de programas de suporte psicossocial aos estudantes e ações para o desenvolvimento de estratégias de coping focadas no problema.

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Biografia do Autor

Lidiane Brock, Universidade do Vale do Taquari

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Taquari - Univates (2021). Foi bolsista de iniciação científica do Grupo de Pesquisa em Experimentação e Tecnologias - GPET, desenvolvendo estudos na área do ensino de ciências e metacocognição. Foi estagiária na Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde - CURES e no Saúde Univates Psicologia. Foi voluntária no projeto de extensão Cuidados em Saúde do Trabalhador e Capacitações de Agentes Comunitários de Saúde. Foi membro do Diretório Acadêmico do curso de Psicologia, gestão 2018 - 2019, no cargo de Diretora do Departamento Cultural. É fundadora da Liga Acadêmica de Terapias Cognitivas e Comportamentais - LATCC da Univates. Residente do programa de Residência Multiprofissional em Saúde - Atendimento ao Paciente Oncológico, no Hospital Bruno Born (HBB).

Liciane Diehl, Universidade do Vale do Taquari

Doutora em Psicologia Clínica pela UNISINOS (2019), Mestre em Psicologia Social pela PUCRS (2013), Pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas pela UNIVATES (2007) e Psicóloga pela UNISINOS (2002). Atualmente é professora na UNIVATES, onde também atua nas coordenações do curso de Psicologia e da Pós-graduação lato sensu em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Estuda e tem interesse pela área da Psicologia, Organizações e Trabalho.

Michelle Engers Taube, Universidade do Vale do Taquari

Doutora em Psicologia Clínica (2022) na UNISINOS, Mestra em Psicologia Clínica (2017) pela UNISINOS, Especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (2020) pelo Cognitivo e Faculdade Monteiro Lobato, Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho (2018) e do Trânsito (2015) pelo Conselho Federal de Psicologia, Formação em Coaching pelo IBC e Faculdade Monteiro Lobato (2015) e em Dinâmica dos Grupos pela SBDG (2008), Especialização em Psicologia Organizacional pelo Instituto de Desenvolvimento Global (2003) e graduada em Psicologia pela URI (2001).Integrante do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Saúde Ocupacional GPPSO - UNISINOS. Estuda a prática psicológica que focaliza a sua atenção na organização e contexto do trabalho como fontes de estresse e de riscos para a saúde. Busca a melhoria da qualidade de vida no/do trabalho com foco na saúde e bem-estar dos trabalhadores e organizações. Facilitadora de processos de desenvolvimento humano, individual e coletivo e mediadora do relacionamento humano em contextos de mudança de cultura organizacional e modelos de gestão. Profissional da área da psicologia desde 2001 orientada para o desenvolvimento das pessoas, organizações, equipes e lideranças, clima organizacional, programas de qualidade de vida, acompanhamento de profissionais e atendimento clínico baseado na teoria Cognitivo-Comportamental. Professora do curso de Psicologia e pós graduação na UNIVATES e facilitadora de grupos.

Mary Sandra Carlotto, Universidade de Brasília

Graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1983), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil (2002) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade de Santiago de Compostela/Espanha (2005). Pós-doutorado pela Universidade de Valencia/Espanha (2010). Membro da equipe de investigação da Unidad de Investigación Psicosocial de la Conducta Organizacional (UNIPSICO) - Universidade de Valencia - Espanha. Membership of Society for Occupational Health Psychology (EUA).International Affiliate Member of European Academy of Occupational Health Psychology (EAOHP). Membro da Diretoria da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia / ANPEPP (2021-2022). Editora Associada da Revista Quaderns de Psicologia/Barcelona/Espanha. Principais temas de pesquisa: Síndrome de Burnout; Adição ao Trabalho; Tecnoestresse; Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho; Riscos Psicossociais no Trabalho; Interação Trabalho-família; Adaptação de instrumentos de pesquisa/PSO.

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Publicado

2023-12-08

Como Citar

Brock, L., Diehl, L., Engers Taube, M., & Carlotto, M. S. (2023). TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: PREVALÊNCIA, FATORES DE RISCO E DE PROTEÇÃO // COMMON MENTAL DISORDERS IN COLLEGE STUDENTS: PREVALENCE, RISK AND PROTECTIVE FACTORS. Revista De Psicologia, 14, e023029. https://doi.org/10.36517/revpsiufc.14.2023.e023029