Heterogeneidade na avaliação de pais e professores para sintomas de TDAH no SNAP-IV // Heterogeneity in Parents and Teachers’ Assessment for ADHD Symptoms on SNAP-IV

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/revpsiufc.14.2023.e023030

Palavras-chave:

Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, SNAP-IV, Concordância entre avaliadores, Curva ROC

Resumo

Este estudo objetivou comparar as avaliações de pais e professores de crianças com e sem diagnóstico de TDAH e investigar os indicadores de sensibilidade e especificidade do SNAP-IV (Swanson, Nolan, & Pelham Questionnaire, 2001). Participaram crianças entre 4 e 12 anos, 20 com diagnóstico de TDAH e 40 crianças sem diagnóstico (controle). Pais e professores avaliaram os sintomas de TDAH pelo SNAP-IV. Para analisar a concordância da avaliação foram utilizados coeficientes de correlação de Pearson, teste de qui-quadrado e coeficiente kappa de Cohen. A sensibilidade e especificidade foram analisadas por meio de curva ROC. Houve correlação alta entre as subescalas do SNAP-IV respondidas por um mesmo avaliador e correlação moderada entre avaliadores. Divergências na quantidade de sintomas avaliados por pais e professores foram observadas. O SNAP-IV apresentou sensibilidade suficiente para captar os casos verdadeiros positivos sem captar muitos falsos negativos, sendo que esses resultados foram corroborados pela análise das curvas ROC (0,78-0,96). A análise de concordância da avaliação de pais e professores dos sintomas de TDAH indicou diferenças quantitativas e não qualitativas entre os avaliadores. Esses resultados estão em consonância com os estudos que apontam evidências de validade do SNAP-IV para o rastreio de sintomas de TDAH.

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Biografia do Autor

Eduardo de Souza Hashimoto, Faculdade de Apucarana

Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina. Professor no Curso de Psicologia da Faculdade de Apucarana.

Sofia Lira Chiodi, Universidade Estadual de Londrina

Psicóloga, Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil.

Patrícia Silva Lúcio, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual de São Paulo/Bauru.

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Publicado

2023-12-15

Como Citar

de Souza Hashimoto, E., Lira Chiodi, S., & Silva Lúcio, P. (2023). Heterogeneidade na avaliação de pais e professores para sintomas de TDAH no SNAP-IV // Heterogeneity in Parents and Teachers’ Assessment for ADHD Symptoms on SNAP-IV. Revista De Psicologia, 14, e023030. https://doi.org/10.36517/revpsiufc.14.2023.e023030