Psicologia social e pobreza: análise das disciplinas dos cursos de psicologia de IEES do Paraná // Social psychology and poverty: analysis of the disciplines of the Psychology courses in IESS of Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/revpsiufc.15.2024.e024003

Palavras-chave:

Psicologia, pobreza, currículo, formação do psicólogo

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar a questão da pobreza no campo da Psicologia Social, a partir da análise de programas de disciplinas dos três cursos de Psicologia de Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) do Paraná. A mudança do perfil da profissão, com o aumento do número de profissionais no campo crítico da Psicologia Social, acompanhou a inserção da Psicologia nos espaços de trabalho com as manifestações da “questão social”. Nesse sentido, a pobreza torna-se um tema relevante para a atuação profissional dos psicólogos(as), principalmente, no campo das políticas públicas. A análise demonstrou que a Psicologia Social que é apresentada aos alunos tem o foco na perspectiva crítica, resgatando suas bases teóricas. Por outro lado, não observamos elementos que garantem a aproximação de fato com a questão da pobreza, que aparece de forma transversal a partir de temas como desigualdade e exclusão social. Conclui-se que a questão da pobreza não está sendo tratada nas propostas curriculares com a mesma relevância que as discussões referentes aos espaços tradicionais de atuação.

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Biografia do Autor

Rafael Bianchi Silva, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação (Unesp/Marília). Docente do curso do Departamento de Psicologia Social e Institucional e do Programa do Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Email: tibx211@yahoo.com.br

Livia Salvioni Capalbo, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Psicóloga da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Londrina/PR.

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Publicado

2024-02-13

Como Citar

Silva, R. B., & Salvioni Capalbo, L. (2024). Psicologia social e pobreza: análise das disciplinas dos cursos de psicologia de IEES do Paraná // Social psychology and poverty: analysis of the disciplines of the Psychology courses in IESS of Paraná. Revista De Psicologia, 15, e024003. https://doi.org/10.36517/revpsiufc.15.2024.e024003