Psicologia social e pobreza: análise das disciplinas dos cursos de psicologia de IEES do Paraná // Social psychology and poverty: analysis of the disciplines of the Psychology courses in IESS of Paraná
DOI:
https://doi.org/10.36517/revpsiufc.15.2024.e024003Palavras-chave:
Psicologia, pobreza, currículo, formação do psicólogoResumo
O objetivo deste artigo é investigar a questão da pobreza no campo da Psicologia Social, a partir da análise de programas de disciplinas dos três cursos de Psicologia de Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) do Paraná. A mudança do perfil da profissão, com o aumento do número de profissionais no campo crítico da Psicologia Social, acompanhou a inserção da Psicologia nos espaços de trabalho com as manifestações da “questão social”. Nesse sentido, a pobreza torna-se um tema relevante para a atuação profissional dos psicólogos(as), principalmente, no campo das políticas públicas. A análise demonstrou que a Psicologia Social que é apresentada aos alunos tem o foco na perspectiva crítica, resgatando suas bases teóricas. Por outro lado, não observamos elementos que garantem a aproximação de fato com a questão da pobreza, que aparece de forma transversal a partir de temas como desigualdade e exclusão social. Conclui-se que a questão da pobreza não está sendo tratada nas propostas curriculares com a mesma relevância que as discussões referentes aos espaços tradicionais de atuação.
Downloads
Referências
Bernardes, J. S. (2013). História. In Strey, M. N., Jacques, M. G. C., Bernardes, M. G., Guareschi, P., Carlos, S. A. & Fonseca, T. M. Psicologia Social Contemporânea. (21ª ed., pp. 19-35) Petropolis, RJ: Vozes.
Cordeiro, M. P., & Spink, M. J. P. (2018). Apontamentos sobre a História da Psicologia Social no Brasil. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 18(4), 1068-1086.
Dantas, C. M. B., & Oliveira, I. F. (2015) A Psicologia no campo da assistência social: concepções de pobreza dos psicólogos atuantes no CRAS. In: Accorssi, A., Bousfield, A. B. S., Gonçalves, H. S., Aguiar, K., & Guzzo, R. S. Distintas faces da questão social: desafios para a Psicologia. (pp. 177-196) ABRAPSO: Edições do Bosque.
Dibbern, T. A., Cristofoletti, E. C., & Serafim, M. P. (2018). Educação em direitos humanos: um panorama do compromisso social da universidade pública. Educação em Revista, 34. https://doi.org/10.1590/0102-4698176658
Farr, R. (1996). As raízes da Psicologia Social moderna. Petrópolis, RJ: Vozes.
Ferreira, M. C. (2010). A Psicologia Social contemporânea: principais tendências e perspectivas nacionais e internacionais. Psicologia: teoria e pesquisa, 26, 51-64.
Ferreira, C. R. C. & Facci, M. G. D (2020). A atuação da psicologia em contextos de pobreza: algumas contribuições de Martin-Baró. Revista Psicologia para América Latina, n. 33, p. 67-77.
Fonseca, T. M. G. (2013). Epistemologia. In Strey, M. N., Jacques, M. G. C., Bernardes, M. G., Guareschi, P., Carlos, S. A. & Fonseca, T. M. Psicologia Social Contemporânea. (21ª ed., pp.36-48) Petropolis, RJ: Vozes.
Freitas, M. F. Q. (2016). Psicologia na comunidade, psicologia da comunidade e psicologia (social) comunitária – práticas da psicologia em comunidades nas décadas de 1960 a 1990, no Brasil. In Campos, R. H. F. (Org.). Psicologia social comunitária: da solidariedade à autonomia. (pp. 50-74) Petrópolis, RJ: Vozes.
Gil, A. C. (2020) Metodologia do Ensino Superior. 5. Ed. São Paulo: Atlas.
Goes, N. A., Ximenes, V. M., Moura Jr., J. F. (2015). Relações da Psicologia Comunitária com a Libertação a partir da dialética dominação-opressão. Revista Teoría y Critica de la Psicología, 6, 140-161.
Gonzales Rey, L. F. (2016) O social na psicologia e a psicologia social: a emergência do sujeito. Petropolis, RJ: Vozes.
Lacerda Jr, F. (2013). Capitalismo dependente e a psicologia no Brasil: das alternativas à psicologia crítica. Teoría y Crítica de la Psicología, (3), 216-263.
Lane, S. T. M. (1981). O que é Psicologia Social. 1ªed. São Paulo: Brasiliense.
Lima, A. F., Ciampa, A. C., & de Almeida, J. A. M. (2009). Psicologia social como psicologia política?: A proposta de psicologia social crítica de Sílvia Lane. Revista Psicologia Política, 9(18), 223-236.
Mendes, K. T., & da Costa, P. H. A. (2018). Psicologia e pobreza no Brasil: Histórico, produção de conhecimento e problematizações possíveis. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 18(4), 1118-1136.
Minayo, M. C. (2009). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis, RJ: Vozes.
Moura, J., Ximenes, V. & Sarriera, J. (2014). A construção opressora da pobreza no Brasil e suas consequências no psiquismo. Quaderns de Psicologia, 16(2), 85- 93.
Romagnoli, R. C. (2007). A invenção como resistência: por uma clínica menor. Vivência, UFRN/CCHLA, (32), 97-107.
Romagnoli, R. C. (2012). O SUAS e a formação em psicologia: territórios em análise. ECOS-Estudos Contemporâneos da Subjetividade, 2(1), 120-132.
Rudá, C., Coutinho, D., & de Almeida Filho, N. (2015). Formação em psicologia no Brasil: o período do currículo mínimo (1962-2004). Memorandum: Memória e História em Psicologia, 29, 59-85.
Sawaia, B. (2014) As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. 14 ed. Petropolis, RJ: Vozes.
Sanches, N., Martins, T. C., & Silva, R. B. (2020). O trabalho da psicologia na assistência social: análises a partir de um grupo focal. Aletheia, 53(2), 165-178.
Sant'ana, F. M. Enricone, D., André, L. C. Tyrra, C. M. G. (1996). Planejamento de ensino e avaliação. 11. ed. Porto Alegre: Sagra: DC Luzzatto.
Santomé, J. T. (2013) Curriculo escolar e justiça social: o cavalo de troia da educação. Porto Alegre: Penso.
Seixas, P. S.; Coelho-LIMA, F.; Silva, S. G.; Yamamoto, O. H. (2013). Projeto Pedagógico de Curso e formação do psicólogo: uma proposta de análise. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 17, n. 1, 113-122.
Strey, M. N., Jacques, M. G. C., Bernardes, M. G., Guareschi, P., Carlos, S. A. & Fonseca, T. M. (2013). Introdução. In Strey, M. N., Jacques, M. G. C., Bernardes, M. G., Guareschi, P., Carlos, S. A. & Fonseca, T. M. Psicologia Social Contemporânea. (21ªed., pp. 13-16). Petropolis, RJ: Vozes.
Veras, M. (2014). Exclusão social: um problema brasileiro de 500 anos (notas preliminares). In: Sawaia, B. (2014) As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. (14 ed., pp.29-51) Petropolis, RJ: Vozes
Vilela, M. (2012). História da Psicologia no Brasil: uma narrativa por meio de seu ensino. Psicologia: ciência e profissão, 32, 28-43. https://doi.org/10.1590/S1414-98932012000500004
Ximenes, V. M., Paula, L. R. C. D., & Barros, J. P. P. (2009). Psicologia comunitária e política de assistência social: diálogos sobre atuações em comunidades. Psicologia: ciência e profissão, 29, 686-699.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rafael Bianchi Silva, Livia Salvioni Capalbo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.