Revista de Psicologia, Fortaleza, v.15, e024019. jan./dez. 2024
DOI: 10.36517/revpsiufc.15.2024.e024019
RECEBIDO EM: 18/03/2024
PRIMEIRA DECISÃO EDITORIAL: 24/08/2024
VERSÃO FINAL: 09/09/2024
APROVADO EM:11/09/2024
Produção Científica sobre Psicologia em Moçambique: Análise Bibliométrica nas Bases Web of Science e Scopus (2003-2023).
Scientific Production on Psychology in Mozambique: Bibliometric Analysis in the Web of Science and Scopus Databases (2003-2023).
Givaldo Carlos Candrinho
Universidade Save – Moçambique; Doutor em Psicologia das Organizações e do Trabalho pela Universidade Federal da Bahia; ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3356-2723; E-mail: gccandrinho@gmail.com; Avenida FPLM, bairro Cimento, Caixa postal 111, Moçambique
Laércio André Gassen Balsan
Universidade Federal de Santa Maria – Brasil; Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria; E-mail: laerciobalsan@yahoo.com.br; ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4837-4741.
Antônio Virgílio Bittencourt Bastos
Universidade Federal da Bahia – Brasil; Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Brasilia; E-mail: antoniovirgiliobastos@gmail.com; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1322-5749.
Resumo
Atualmente em Moçambique, é notório um aumento expressivo de publicações e eventos científicos de Psicologia, quando se comparado com anos anteriores, algo positivo visto sua importância para o desenvolvimento do campo. Este estudo teve como objetivo, analisar as características da produção científica nacional moçambicana sobre Psicologia entre 2003 e 2023. O estudo é bibliográfico, de natureza exploratória e abordagem quantitativa através da análise bibliométrica. Foram encontradas 61 publicações indexadas nas bases de dados Web of Science (WOS) e Scopus, abrangendo todas as áreas da Psicologia no país. Os critérios foram: processo de levantamento bibliográfico, número de publicações por ano, tipologia de publicações, os periódicos que mais publicaram, principais áreas pesquisadas, autores que mais publicaram, autores mais citados, e suas filiações institucionais. A produção científica nacional sobre Psicologia está crescendo ao longo do tempo, sendo 2020 o ano que mais registrou publicações. As publicações se concentraram na área de psicologia multidisciplinar, evidenciando-se Germano VC, e a Universidade Eduardo Mondlane como a instituição nacional que mais produz sobre a temática.
Palavras-chave: Psicologia; Produção científica; Moçambique; Análise Bibliométrica.
Abstract
Currently in Mozambique there is a significant volume of publications and scientific events in Psychology, something positive given its importance for the development of the field. This study aimed to analyze the characteristics of the Mozambican national scientific production on Psychology between 2003 and 2023.The study is bibliographic, exploratory in nature and quantitative approach through bibliometric analysis. Focusing on 61 publications indexed in the Web of Science (WOS) and Scopus databases, covering all areas of Psychology in the country. The criteria were: bibliographic survey process, number of publications per year, typology of publications, the journals that published the most and their impact factor, main areas researched, authors who published the most and most cited, and their institutional affiliations. Revealed that the national scientific production on Psychology is growing over time, and that 2020 was the year that registered the most publications. They also revealed a higher concentration of publications in the area of multidisciplinary psychology, and that most of the publications are scientific articles, highlighting those of Germano VC, and the Eduardo Mondlane University as the national institution that produces the most on the subject.
Keywords: Psychology; Scientific production; Mozambique; Bibliometric Analysis.
Conforme apontam algumas evidências nacionais e internacionais, Moçambique cresceu em número de produções científicas, e a Psicologia vem ganhando mais espaço nas áreas centrais no cenário da pesquisa nacional. A exemplo nos últimos cinco anos realizou-se 3 grandes eventos científicos neste campo, onde foram apresentados resultados de diversas pesquisas e projetos a serem implementados. O I e II Seminários Nacional de Investigação em Psicologia, anos de 2019 e 2022 respectivamente, organizados pela Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane, e o I Congresso Internacional de Psicologia realizado, em 2023 pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Pedagógica de Maputo.
A esses eventos se acrescentam resultados de diversas pesquisas e projetos de Psicologia apresentados no IV Seminário Internacional de Investigação Científica e XIV Seminário de Divulgação de Resultados de Projetos Financiados pelo Fundo Nacional de Investigação (FNI), ocorrido em outubro de 2023.
Soma-se a isso políticas públicas, as quais destacam-se as voltadas para o desenvolvimento das universidades públicas, para um ensino de qualidade, fomento à pós-graduação e a publicação científica como um dos indicadores de ranking entre as universidades, considerados os centros da atividade científica (Samussone, Fátima, Lauriano, 2022).
Com isso, dada a pertinência da investigação sobre a produção científica da Psicologia no país, pretende-se conhecer melhor e trazer um conhecimento mais sólido sobre os avanços obtidos pela academia na área. Do mesmo modo, pretende-se trazer para o meio acadêmico informações até o momento esquecidas, uma vez que não foram encontrados estudos científicos de caráter bibliométrico que investigassem o interesse sobre Moçambique por parte da área da Psicologia, bem como sobre os estudos moçambicanos de Psicologia, o que confere particular relevância à sua realização. Isso, norteará trabalhos futuros, uma vez que são apresentadas informações sobre a área pesquisada, autores que mais publicaram, tipologia de publicações e tópicos de interesse acadêmico.
Este estudo foca-se na análise bibliométrica de produção científica moçambicana sobre Psicologia entre 2003 e 2023. De forma a concretizar este objetivo mais abrangente, foram definidos objetivos específicos com base nas aplicações da análise bibliométrica. Esses objetivos específicos são (1) caracterizar o crescimento da produção científica sobre a Psicologia em Moçambique; (2) identificar as principais áreas de pesquisas em Psicologia no país; (3) identificar os autores com maior frequência na publicação sobre a Psicologia no país, tipo de publicaçõesde entre o conjunto de artigos recolhidos (Balsan, Kneipp, Tonin Costa, 2017; Pais, dos Santos, Monico, Seco, 2019).
Estudos de Agámez-Llanos (2021) e Pais et al, (2019) sinalizam a análise bibliométrica como uma técnica cada vez mais utilizada na literatura científica, pela necessidade de avaliar a produção e de tornar os resultados disponíveis para consulta. Pois com a evolução dos sistemas de informações, tem se evidenciado o uso de base de dados, que são sistemas de indexação de periódicos, livros, teses, relatórios, anais de eventos dentre outros, a fim de facilitar as buscas de referências bibliográficas através da análise bibliométrica e assim, servirem de plataforma teórica para pesquisas futuras.
Além de ser um método que facilita a recuperação e utilização do conhecimento científico em pesquisas, a análise bibliométrica segundo Araújo (2006) contribui com o estabelecimento de indicadores para visualizar potencial de impacto de um determinado periódico em uma área de conhecimento. Ainda faz análise de frequências (de aspetos como autores, periódicos, temas, variáveis, relações entre variáveis) que permite a construção de uma classificação alicerçada em diferentes categorias.
Uma vez determinada a área de conhecimento que será foco da pesquisa, evidencia-se a escolha das palavras-chave que serão utilizadas na busca de referências. Para mensurar, interpretar e avaliar os resultados obtidos das buscas, pesquisadores recorrem a técnicas bibliométricas, que são análises quantitativas com fins a mensurar a produção e disseminação científica (Balsan et al, 2017).
Método
Este é um estudo bibliográfico, de escopo exploratório e quantitativo. Foi realizado a partir de registros disponíveis, decorrente de pesquisas anteriores, mais especificamente com base nas informações sobre a produção científica moçambicana na área de Psicologia. Delimitou-se assim um campo de trabalho cujas condições de manifestação desse objeto foram mapeadas (Severino, 2017). Para Balsan et al. (2017) este método ajuda na compreensão do estágio em que as pesquisas científicas de uma determinada área se encontram.
Este método permite fazer uma análise quantitativa, através de dados estatísticos, das publicações escritas e publicadas sobre uma determinada área ou sobre um determinado constructo específico (Ellegaard&Wallin, 2015), possibilitando identificar as publicações mais importantes e, ainda, mapear o domínio da investigação de um modo objetivo. A proliferação destes métodos bibliométricos na literatura deve-se, essencialmente, ao fácil acesso a bases de dados online com “citation data” como a Web of Science (WOS) e a Scopus e, ainda, pelo tratamento informatizado dos dados (Ellegaard &Wallin, 2015; Zupic &Čater, 2015).
Os dados foram coletados nas bases WOS e Scopus, do Institute for Scientific Information (ISI) e Elsevier, respectivamente, com auxílio do software Statistical Package for Social Sciences 20.0 (SPSS versão 20) nas análises bibliométricas. A escolha dessas bases justifica-se pelo fato de conseguirmos acesso total e por cobrirem no seu conjunto, grande parte da produção científica internacional escrita e com acesso aos softwares bibliométricos mais utilizados, além do seu uso ter sido muito recorrente na literatura científica (Zupic & Čater, 2015).
Essas são bases multidisciplinares que indexam somente os periódicos mais citados em suas respectivas áreas, possibilitando a verificação da produção científica através de índices bibliométricos e percentual de autocitações, além de serem umas das bases mais recomendadas para a realização de análises bibliométricas, por terem maior cobertura do que o Social Science Citation Index (Capes, 2014).
No total a pesquisa nas bases WOS e Scopus resultou 155 documentos. Ao longo da pesquisa alguns artigos apareceram nas duas bases de dados. Na Scopus a pesquisa preencheu todos os parâmetros supra referidos e foram obtidos 101 documentos. Na WOS a pesquisa preencheu os mesmos critérios e foram obtidos 54 resultados. Dos 155 resultados obtidos, 91 deles são classificados como artigos. Desses 91, 30 eram resultados repetidos, ficando 61 resultados para a análise.
Este estudo foi concebido e realizado em quatro etapas, tendo sido a primeira a definição de critérios, conforme segue: (1) define 2003 a 2023 como período a ser analisado. A data inicial justifica-se pelo registro das primeiras evidências de publicação sobre Psicologia no país por Sideris, T., E (2003), intitulada “Guerra, gênero e cultura: Mulheres moçambicanas refugiadas”. Na sequência, 2023 foi definido pelo fato de o levantamento bibliográfico ter sido realizado no segundo semestre desse ano (28 de setembro); (2) define que único tipo de documento alvo de análise é revisto por pares;(3) diz respeito à identificação dos autores que mais têm contribuído para a produção científica sobre o assunto;(4) consiste na identificação dos periódicos que mais publicam sobre Psicologia no país e o respectivo fator de impacto. Esses critérios permitiram obter informações relevantes não só sobre o que tem sido produzido, mas também em que periódicos há mais possibilidade de publicação futura sobreo assunto.
A segunda etapa foi a do levantamento bibliográfico. Esta iniciou-se com a definição de questões como a palavra-chave a usar e quais as bases de dados seriam usadas. Para a busca, utilizaram-se as palavras-chave “Psychology” e “Mozambique”, visto que permitiu obter mais resultados do que a expressão na língua portuguesa, tendo como critério a sua presença no título e abstract dos artigos publicados entre os anos de 2003 e 2023.A amostra foi restringida somente aos artigos que respondiam a esse critério com o objetivo de garantir a direta associação entre as publicações e a temática em análise.
A terceira etapa foi a da pré-análise dos documentos coletados que permitiu excluir artigos científicos que não se relacionavam com o tema, artigos cuja publicação não foi no período temporal definido, e documentos que não eram artigos científicos (Pais et al, 2015).
Nesta etapa, também foram analisados os índices h-b e m dos tópicos relacionados à temática para, na sequência, ser executada a análise dos hot topics segundo considerações de Banks (2006), conforme exposto no Quadro 1. O índice h-b é uma extensão do h-index, o qual é obtido por meio do número de citações de um tópico dentro de um lapso temporal. O cálculo do índice m, segundo o autor, é obtido pela divisão do índice “h-b” pelo período de anos que se deseja obter informações (n).
A quarta e última etapa foi da análise e discussão de resultados.
Análise e discussão dos resultados
Foram encontradas 61 publicações entre 2003 e 2023. Nesse período, o número de publicações manteve uma alternância, ora mais baixa ora mais elevada, até o ano de 2020, que representa a maior produção nacional no período analisado. Este cenário pode dever-se a uma avalanche de publicações advindas de dissertacões de mestrado e teses de doutorado de pesquisadores moçambicanos que vêm frenquetando diversos programas de pós-graduacão dentro e fora do país, a descacar o Brasil através do Programa Estudante Convênio Pós-graduação (PEC-PG), cooperação internacional que concede bolsas de pós-graduação em instituições de ensino superior brasileiras à professores universitários, pesquisadores, profissionais e graduados do ensino superior dos países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém Acordo de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia visando aumentar a qualificação necessária para que o estudante possa contribuir para o desenvolvimento do seu país.
A Figura 1 apresenta a evolução da produção científica relacionada à busca realizada.
Fonte: WOS/set/.2023.
Os dados da Figura 1, indicam que o número de publicações no período analisado apresentou um relevante crescimento em 2018, cerca de 15%. Todavia, o maior número de publicações registrou-se em 2020 com 25 artigos publicados, representando cerca de 41% do total das 61 publicações analisadas. Os últimos cinco anos analisados detêm no total de 30 artigos, cerca de 49% dos publicados entre 2003 e 2023. Por outro lado, ao analisar a evolução de citação das publicações, nota-se que o número vem crescendo ao longo dos anos, sendo 2021 o ano de maiores citações.
A Tabela1 apresenta as seis principais áreas temáticas relacionadas ao tema de acordo com o número de publicações.
Na Tabela 1, observa-se que a maioria dos estudos está relacionada à Psicologia Multidisciplinar, o que de certa forma demonstra o interesse de pesquisa sobrea Ciência Psicológica. Depois segue a Psicologia Clínica, Psicologia Social e do Trabalho, e por último a Psicologia Educacional.
A Tabela 2 apresenta os tipos de documentos referentes às publicações encontradas. A maioria são artigos científicos, correspondendo a 84% das publicações, seguido de resumos de reuniões, representando 8%. Nota-se ainda que o menor número de publicações são as do tipo resenha e documentos de processo, com apenas 2%.
Os autores que mais publicaram sobre atemática estão apresentados na Figura2. Nela encontram-se os dez primeiros autores com maior número de publicações.
Nota-se, na Figura 2,uma diversidade quanto à autoria dos trabalhos e uma similaridade nos números de artigos publicados pelos autores. O autor Germano, VC possui o maior número de publicações relacionadas ao tema, com 9 no período analisado. Germano é moçambicano, professor da Université de Picardie Jules Verne (UPJV) na França e membro da Academia de Ciências de Moçambique. A Tabela 3 apresenta as principais fontes de publicações.
Como pode ser observado na Tabela 3, as publicações encontradas estão vinculadas, em sua maioria, aos seguintes periódicos: Journal of Psychology in Africa, International Journal of Psychology, Frontiers in Psychology e Journal of Health Psychology. Grande parte delas está relacionada a periódicos do campo da Psicologia que tratam especificamente sobre aspectos psicológicos, comportamentais e organizacionais da área.
Das instituições que mais publicaram trabalhos relacionados à Psicologia no país, duas se destacam: a Universidade Eduardo Mondlanee a Universite Toulouse, instituição moçambicana e francesa, respectivamente.
A Tabela 4 apresenta as dez (10) publicações que obtiveram o maior número de citações no período analisado.
Com os dados ilustrados, percebe-se que grande parte dos autores das publicações mais citadas não está entre os autores que mais publicaram no período analisado. Além disso, é possível constatar que os autores Bandeira, M; Graham, MA.; Ebersohn, L., que representam os autores com o maior número de citações no período analisado, não constam entre os autores que mais publicaram sobre a temática.
Como pode ser observado, os periódicos dos artigos mais citados estão ligados a áreas multidisciplinares da psicologia. Na sequência, com base em uma análise prévia das publicações encontradas na WOS e Scopus, foram selecionados 6 tópicos relacionados à temática (Tabela 5). Os tópicos selecionados foram: preconceito (Prejudice), HIV prevalência e profilaxia (Hiv Prevalence & Prophylaxis), Coronavirus (Coronavirus), Suicidio (Suicide), estresse pós-traumático (post-traumatic stress disorder), bem estar (Subjective Well-being).
Posteriormente, foi realizada a combinação de cada tópico com os termos Psychology e Mozambique e calculados o total de publicações para cada combinação, o h-index e o coeficiente m.
A partir do exposto na Tabela 5 é possível depreender que nos estudos sobre Psicologia em Moçambique os temas preconceito, HIV, Coronavirus, suicídio, estress póstraumático e bem estar são de interesse dos pesquisadores, contudo por se tratar de uma comunidade pequena de pesquisadores, não se constituem em tópicos como área de pesquisa.
O crescimento registrado na produção científica nacional sobre Psicologia em Moçambique tem potencial de crescimento e carece de maior interesse dos pesquisadores internacionais. O aumento do número de eventos científicos nacionais e internacionais, aumento do número de periódicos, de programas de pós-graduação com o mestrado e doutorado, das facilidades para publicação de artigos, intercâmbios dentre outros fatores, poderão alavancar a produção moçambicana.
Esse fenômeno suscita diversas questões, que envolvem desde a qualidade do que se publica até a destinação dessa produção. Tomando essa última inquietação, questiona-se: tal produção tem subsidiado o desenvolvimento da área? Tal subsídio pode ocorrer, de duas formas: pela inserção das publicações científicas no âmbito dos programas de graduação e pós-graduação ou por sua utilização na prática profissional (Pais et al., 2015).
De salientar que a predominância de certos padrões de citação e autoria e de maior atenção às áreas multidisciplinares deve-se primeiramente pelo fato de maior parte das publicações pertencerem a periódicos internacionais, e os autores apesar de moçambicanos residirem fora do país. Por conseguinte no concernente a predominância das áreas multidisciplinares, pode dever-se pelo fato do país ainda não ter campos de pesquisa em Psicologia devidamente definidos.
Considerações Finais
A realização deste estudo permitiu constatar que a produção científica relacionada a Psicologia em Moçambique, no período compreendido entre 2003 e 2023, mesmo que incipiente, aumentou consideravelmente ao longo desses 20 anos analisados.
A escolha das expressões Psychological e Mozambique permitiu obter mais resultados do que Psicologia e Moçambique na fase de levantamento bibliográfico. Por seu turno, a escolha das bases de dados WOS e Scopus oportunizou acesso total aos seus conteúdos. A pesquisa de artigos publicados entre 2003 e 2023, classificados como peer reviewed, resultou em 122 publicações para análise, dos quais 61 foram alvo das análises apresentadas. A frequência de publicações mostra que o maior crescimento se verificou em 2018. Todavia, o maior número de artigos foi publicado em 2020. Dos 61 artigos analisados, 30 foram publicados entre 2019 e 2023. O periódico que mais publicou detém 9, o Journal of Psychology in Africa. Dos 33 periódicos, 4 publicaram mais que 2 artigos. Por seu turno, 29 periódicos publicaram apenas entre 1 e 2 artigos.
A Psicologia Multidisciplinar foi a área encontrada com maior frequência, resultando em 34 artigos dos 61 alvos de análise. O nome de Germano Vera Cruz, surge com frequência ao falarmos em Psicologia em Moçambique e surge também como o autor com o maior número de publicações no conjunto de artigos analisados. O segundo autor com maior frequência na publicação foi Etienne Tainha. Apesar de maior publicação, estes, não foram os mais citados. Nesse quesito aparece o artigo de Mônica Bandeira, Mariem A. Grahan e Liesel Eber Sohn.
Fato curioso foi de não encontrarmos coautoria tanto entre os autores que mais publicaram, quanto entre os mais citados, e ainda entre esses grupos de autores. Neste sentido, uma mais-valia seria a fortificação de redes de pesquisa em Psicologia no país de modo a dar maior visibilidade a investigação sobre a temática no país.
Verificou-se que o crescimento registrado na produção científica nacional sobre Psicologia em Moçambique tem potencial de crescimento, contudo por se tratar de uma comunidade pequena de pesquisadores, não se formou tópicos como áreas de pesquisa. Esse fenômeno suscita maiores investimentos e fomento à pesquisa.
Constitui limitação do estudo, a questão de existirem várias publicações sobre a temática no país, mas que não estão indexadas nas principais bases de dados internacionais. Por essa razão, sugere-se estudos futuros que abarquem eventos acadêmicos nacionais e internacionais, outras bases de dados, teses e dissertações. Sugere-se ainda que a criação de periódicos nacionais que abordem temáticas da Psicologia e que estes estejam indexados em bases internacionais de modo a dar mais visibilidade aos pesquisadores nacionais. Interessante também, esforços bibliométricos para verificar os principais constructos investigados em Psicologia no país.
Referências
Agámez-Llanos, V. Á., León-Cano, J. F., Ordóñez, E. J., Rodríguez-Timaná, L. C., & Castillo-García, J. F. (2023). Bibliometric Analysis of Scientific Production on Visual and Performing Arts Indexed in Scopus: Achievements and Challenges. Revista CS, 40, 12-39.
Araújo, C. A. A. (2006). Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, 12(1), 11–32.
Balsan, L.A.G., Kneipp, J., Tonin, S., & Costa, V. F. (2017). Comprometimento Organizacional: Uma Análise da Produção Científica Através da Base Web of Science. Revista Perspectivas Contemporâneas, 12 (3), 01-16.
Banks, M. G. (2006). An extension of the Hirsch index: indexing scientific topics and compounds. Scientometrics, 69(1), 161-168.
Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Web of Science Portal Periódico Capes. 2014. http://www.periodicos.capes.gov.br
Ellegaard, O., & Wallin, J. A. (2015). A análise bibliométrica da produção científica: qual o impacto? Cienciometria, 105, 1809-1831.
Pais, L. dos Santos, N. R., Monico, L., & Seco, H. (2019).Análise bibliométrica do capital psicológico. In L. Mónico, C. Carvalho, D. Dias, & P. Parreira (Orgs.). Capital psicológico, estratégia e gestão na diversidade das organizações. (pp. 49-70). Évora. FPCE-UC, ESEnfC e ISCSP.
Samussone, L.B, Fátima R.S.S, & Lauriano, N.G. (2022). Fatores de Implementação da Política de Qualidade do Ensino Superior em Moçambique: O Caso do SINAQES. Inter-Ação, 47 (1).
Severino, A. J. (2017). Metodologia do trabalho científico. São Paulo. Cortez editora.
Zupic, I. & Čater, T. (2015). Bibliometric methods in management and organization. Organizational research methods, 18(3), 429-472.