Inclusão de jovens de escola pública na universidade pública

  • Jesus Garcia Pascual Universidade Federal do Ceará
  • Áurea Júlia de Abreu Costa Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: Inclusão, jovens, universidade pública, escola pública.

Resumo

O texto mostra que inclusão minora desafios para jovens na escola pública. O trabalho decorre de pesquisa que investigou desenvolvimento de estruturas cognitivas como instrumentos psicológicos na aprendizagem de conhecimentos específicos. A análise das respostas centrou aspectos qualitativos identificando estruturas cognitivas utilizadas para solucionar os problemas nas provas piagetianas. Os candidatos usaram estruturas cognitivas formais. O texto mostra aspectos que os cursinhos devem incorporar as práticas pedagógicas que equilibrem conhecimentos específicos das disciplinas e reflexão sobre os destinos sociais da ciência; partilhar com a psicologia avaliação e desenvolvimento de estruturas da inteligência dos estudantes e promover seu desenvolvimento pessoal, isto é: inclusão cognitivo-afetivo-social!

Biografia do Autor

Jesus Garcia Pascual, Universidade Federal do Ceará
Professor Adjunto na Universidade Federal do Ceará – UFC. Professor do Curso de Mestrado em Psicologia.
Publicado
2011-07-01
Como Citar
Pascual, J. G., & Costa, Áurea J. de A. (2011). Inclusão de jovens de escola pública na universidade pública. Revista De Psicologia, 2(2), 139-147. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/95
Seção
Artigos