O “x” do problema. Uma reflexāo acerca das representações sociais do autor-estrangeiro como suporte ao preconceito e à desigualdade na Europa "quase-multiétnica"

  • Pierfranco Malizia
Palavras-chave: preconceito, sociedade multietnica, representações sociais

Resumo

O artigo é o primeiro resultado duma pesquisa que tende a repercorrer algumas das principais problemáticas de fundo da relação com o Outro (o “Outro-estrangeiro” em particular), relação que hoje, num território de sociedades europeias de facto cada vez mais multiétnico-multiculturais, pode promover ou minar completamente a própria possibilidade de multiculturalismo. Trata-se de um assunto certamente não esgotável num ensaio de tamanho limitado como este; portanto, sem a pretensão de sermos exaustivos, tenta-se apenas desenvolver de maneira côngrua (espera-se) algumas questões de fundo; finalmente, lembremos que o discurso que aqui se defende se baseia essencialmente no pressuposto de que cada acção social (e portanto também o preconceito e a desigualdade) funda-se, entre outras, na forma em que nós conhecemos o outro reproduzindo-o numa imagem.

Biografia do Autor

Pierfranco Malizia
Mestre em Filosofia e em Letras,Phd em Sociologia da cultura na Universidade “La Sapienza” de Roma, é professor de Sociologia na Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade LUMSA de Roma e visiting professor no ISCEM de Lisboa. É tamben Diretor do Curso de pos-graduaçao em Comunicaçao e Diretor do Centro de pesquisa em comunicaçao e eventos na mesma Universidade.
Publicado
2011-07-01
Como Citar
Malizia, P. (2011). O “x” do problema. Uma reflexāo acerca das representações sociais do autor-estrangeiro como suporte ao preconceito e à desigualdade na Europa "quase-multiétnica". Revista De Psicologia, 2(2), 148-160. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/96
Seção
Artigos