Alcances e limites da transmissão da psicanálise na universidade: reflexões a partir das ações desenvolvidas pelo Laboratório de Psicanálise da UFC

Laéria Fontenele, Clarissa Maia E. Barreto, Miguel Fernandes Vieira Filho

Resumo


Objetivamos, aqui, realizar uma reflexão acerca dos alcances e dos limites do trabalho visando o ensino e a transmissão da psicanálise na universidade. Para tanto, partiremos da análise dos resultados das ações de ensino, pesquisa e extensão empreendidas pelo Laboratório de Psicanálise da UFC nos seus treze anos de existência. Descreveremos essas ações e demonstraremos que, mesmo não se dedicando à formação de analistas - uma vez que essa se faz em instituições científicas não universitárias, dado ter por condição básica a análise pessoal do analista, além de outros dispositivos incabíveis numa estrutura universitária, o modo como Laboratório de Psicanálise tem proporcionado a oportunidade de que os Graduandos e Pós-graduandos em Psicologia aprendam algo a partir da psicanálise, agregando, com isso, valor aos seus percursos acadêmicos e profissionais. Através de um trabalho sistemático e incansável, o projeto tem demonstrado que a presença da psicanálise na Universidade pode, mesmo diante das dificuldades que lhe são estruturais, ser profícua e gerar ressonâncias que possam proporcionar efeitos de transmissão.

Palavras-chave


Psicanálise, Universidade, Ensino, Transmissão

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