Uma ética a serviço do sujeito

Autores

  • Mirella Hipólito Moreira Anchieta Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – Seção Fortaleza
  • Leonardo José Barreira Danziato Programa de Pós-Graduação de Psicologia da Universidade de Fortaleza

Palavras-chave:

Clínica Psicanalítica, Ética do Desejo, Ética do bem-dizer, Sujeito.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir os fundamentos da psicanálise, com o intuito de traçar um panorama de como opera o psicanalista em sua prática, delineando, assim, o que se conhece como clínica do desejo – o dispositivo tradicional da psicanálise, buscando compreender o modo pelo qual o mesmo  opera com o sujeito em análise. Busca, ainda, vislumbrar possíveis alcances e limitações deste fazer. Para tanto,  discutiremos, de maneira breve, a formação do sujeito com o qual a psicanálise exerce seu trabalho clínico, entendendo que o mesmo sujeito é, para a psicanálise, construído. Desse modo, é pertinente realizar uma reflexão, sob a forma de uma análise crítica, tanto numa perspectiva cultural, quanto tomando o referencial psicanalítico do ponto de vista teórico, técnico e prático, para aqui compreender o que alguns autores têm discutido acerca da posição assumida pelo sujeito na contemporaneidade, assim como pelo psicanalista diante dos conflitos que esse sujeito traz para a sua clínica. Nesse sentido, foram utilizados textos de Freud e de Lacan, que contribuíram para a construção desse mesmo arcabouço teórico. Assim como foram utilizados textos de referências secundárias, de comentadores que exploram e esclarecem temas e conceitos desenvolvidos por Freud e Lacan ao longo de suas construções teóricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirella Hipólito Moreira Anchieta, Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – Seção Fortaleza

Mirella Hipólito Moreira de Anchieta. Brasil. Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Membro Associado em Formação Permanente ao Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – Seção Fortaleza.

Leonardo José Barreira Danziato, Programa de Pós-Graduação de Psicologia da Universidade de Fortaleza

Leonardo José Barreira Danziato. Brasil. Doutor em Psicologia. Professor do Programa de Pós-Graduação de Psicologia da Universidade de Fortaleza. Psicanalista.

Downloads

Como Citar

Anchieta, M. H. M., & Danziato, L. J. B. (2014). Uma ética a serviço do sujeito. Revista De Psicologia, 5(1), 99–108. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/991

Edição

Seção

Artigos