Escala de Senso de Competência Parental (PSOC): Evidências de validade e precisão em contexto brasileiro / Parenting sense of competence scale (PSOC): validity and accuracy evidence in Brazilian context
DOI:
https://doi.org/10.36517/10.36517/revpsiufc.11.2.2020.7Resumen
O senso de competência parental é definido como expectativas e crenças que o indivíduo tem acerca da sua capacidade para desempenhar o papel parental de forma competente e eficaz, englobando, portanto, características como percepção de autoeficácia e satisfação parental. Este estudo objetivou reunir evidências de validade e precisão da Escala de Senso de Competência Parental (PSOC). Para tanto, participaram da pesquisa 214 mães, com idades entre 18 e 49 anos (M=33,48, DP=5,81), a maioria heterossexual (96,2%) e casada (70,4%). Inicialmente, observou-se a adequação da matriz de dados, cujos resultados demostraram KMO = 0,80 e Teste de Esfericidade de Bartlett significativo [c2 (120) = 664,238; p < 0,001]. Observando os critérios de Kaiser, Cattell e Horn, indicou-se a possibilidade de se extrair dois fatores. Efetuou-se, portanto, uma Análise de Componentes Principais (rotação oblimin) com dois fatores fixos. A solução final (16 itens) explicou 33,77% da variância total e apresentou alfa de Cronbach de 0,79. O primeiro fator (Satisfação, 9 itens), explicou 24,18% da variância e apresentou alfa de 0,75; o segundo (Eficácia, 7 itens) explicou 9,54% e obteve alfa de 0,70. O instrumento apresentou bons parâmetros psicométricos, entretanto, recomenda-se que novos estudos sejam realizados a fim de confirmar a estrutura encontrada.
Palavras-Chaves: Senso de competência parental; adaptação; validade; precisão.
Descargas
Citas
Arellano, A., Denne, L. D., Hastings, R. P., & Hughes, J. C. (2017). Parenting sense of competence in mothers of children with autism: Associations with parental expectations and levels of family support needs. Journal of Intellectual & Developmental Disability, 1-7.
Augustinavicius, J. L., Murray, S. M., Familiar-Lopez, I., Boivin, M. J., Mutebe, A., Arima, E., & Bass, J. K. (2020). Measurement of Parenting Self-efficacy Among Female HIV-Affected Caregivers in Uganda. Maternal and Child Health Journal, 1-9.
Bandura, A. (1982). The assessment and predictive generality of self-percepts of efficacy. Journal of behavior therapy and experimental psychiatry, 13(3), 195-199.
Belean, R. D., & Năstasă, L. E. (2017). The Relationship between Parental Style, Parental Competence and Emotional Intelligence. Bulletin of the Transilvania University of Brasov. Series VII, Social Sciences and Law., 10(2), 181-190.
Berryhill, M. B. (2016). Mothers’ parenting stress and engagement: Mediating role of parental competence. Marriage & Family Review, 52(5), 461-480.
Bornstein, M. H., Putnick, D. L., & Suwalsky, J. T. (2018). Parenting cognitions→ parenting practices→ child adjustment? The standard model. Development and psychopathology, 30(2), 399-416.
Borsa, J. C., Damásio, B. F., & Bandeira, D. R. (2012). Adaptação e validação de instrumentos psicológicos entre culturas: algumas considerações. Paidéia (Ribeirão Preto), 22(53), 423-432.
Bui, E., Zakarian, R. J., Laifer, L. M., Sager, J. C., Chen, Y., Cohen, S., ... & Ohye, B. (2017). Psychometric properties of the Parenting Sense of Competence Scale in treatment-seeking post-9/11 veterans. Journal of Child and Family Studies, 26(2), 464-470.
Camilo, C., & Garrido, M. V. (2013). Desenho e avaliação de programas de desenvolvimento de competências parentais para pais negligentes: Uma revisão e reflexão. Análise Psicológica, 31(3), 245-268.
CFP. Resolução N° 009, de 25 de abril de 2018. Estabelece diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - SATEPSI e revoga as Resoluções n° 002/2003, n° 006/2004 e n° 005/2012 e Notas Técnicas n° 01/2017 e 02/2017. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia.
Cruz, I. C. & Pocinho, M. (2011). Avaliação de Competências Parentais para a idade Pré-Escolar Mosaico, 47, 5-11.
Duan, X., Lei, P., & Chen, H. (2018). A follow-up study about parenting sense of competence and rumination in mothers of premature infants. Chinese Journal of Practical Nursing, 34(12), 921-925.
Farkas-Klein, C. (2008). Escala de Evaluación Parental (EEP): Desarrollo, propriedades psicométricas y aplicaciones. Universidade Psychologica, 7 (2), 457-467.
Ferreira, B., Monteiro, L., Fernandes, C., Cardoso, J., Veríssimo, M., & Santos, A. J. (2014). Percepção de Competência Parental: Exploração de domínio geral de competência e domínios específicos de auto-eficácia, numa amostra de pais e mães portuguesas. Análise Psicológica, 32(2), 145-156.
Fleitlich, B., Cortázar, P. G., & Goodman, R. (2000). Questionário de capacidades e dificuldades (SDQ). Infanto rev. neuropsiquiatr. infanc. adolesc, 8(1), 44-50.
Gibaud-Wallston, J., & Wandersman, L. P. (1978). Parenting sense of competence scale. Lawrence Erlbaum Associates.
Gilmore, L., & Cuskelly, M. (2009). Factor structure of the Parenting Sense of Competence scale using a normative sample. Child: care, health and development, 35(1), 48-55.
Gomide, P. (2011). Inventário de Estilos Parentais (IEP): modelo teórico, manual de aplicação, apuração e interpretação. Petropólis, RJ: Vozes.
Grady, J. S., & Karraker, K. (2017). Mother and child temperament as interacting correlates of parenting sense of competence in toddlerhood. Infant and Child Development, 26(4), 1997.
Hair Jr., J. et al, (2009). Análise Multivariada de Dados. 6a Ed. Porto Alegre: Bookman.
Jackson, C. B., & Moreland, A. D. (2018). Parental Competency as a Mediator in the PACE Parenting Program’s Short and Long-term Effects on Parenting Stress. Journal of Child and Family Studies, 27(1), 211-217.
Jiménez-Morago, J. M., León, E., & Algeciras, C. (2018). Parental sense of competence among non-kin foster carers from Spain. Children and Youth Services Review, 94, 437-445.
Johnston, C., & Mash, E. J. (1989). A measure of parenting satisfaction and efficacy. Journal of clinical child psychology, 18(2), 167-175.
Johnston, C., Park, J. L., & Miller, N. V. (2018). Parental cognitions: Relations to parenting and child behavior. In Handbook of parenting and child development across the lifespan (pp. 395-414). Springer, Cham.
Jones, T. L., & Prinz, R. J. (2005). Potential roles of parental self-efficacy in parent and child adjustment: A review. Clinical psychology review, 25(3), 341-363.
Katkić, L., Morović, M., & Kovačić, E. (2017). Parenting stress and a sense of competence in mothers of children with and without developmental disabilities. Hrvatska revija za rehabilitacijska istraživanja, 53 (Supplement), 63-76.
Latham, R. M., Mark, K. M., & Oliver, B. R. (2018). Coparenting and children’s disruptive behavior: Interacting processes for parenting sense of competence. Journal of Family Psychology, 32(1), 151-156.
Löfgren, H. O., Petersen, S., Nilsson, K., Ghazinour, M., & Hägglöf, B. (2017). Effects of Parent Training Programmes on Parents' Sense of Competence in a General Population Sample. Global Journal of Health Science, 9(7), 24-34.
Martinez-Torteya, C., Katsonga-Phiri, T., Rosenblum, K. L., Hamilton, L., & Muzik, M. (2018). Postpartum depression and resilience predict parenting sense of competence in women with childhood maltreatment history. Archives of women's mental health, 21(6), 777-784.
Nelson, S. K., Kushlev, K., & Lyubomirsky, S. (2014). The pains and pleasures of parenting: When, why, and how is parenthood associated with more or less well-being?. Psychological Bulletin, 140(3), 846.
Nunes, C., Jiménez, L., Menéndez, S., Ayala‐Nunes, L., & Hidalgo, V. (2016). Psychometric properties of an adapted version of the parental sense of competence (PSOC) scale for Portuguese at‐risk parents. Child & Family Social Work, 21(4), 433-441.
Nunnally, J. C, 1991. Teoría psicométrica. México, DF: Trillas.
Ohan, J. L., Leung, D. W., & Johnston, C. (2000). The Parenting Sense of Competence scale: Evidence of a stable factor structure and validity. Canadian Journal of Behavioural Science/Revue canadienne des sciences du comportement, 32(4), 251-261.
Oltra‐Benavent, P., Cano‐Climent, A., Oliver‐Roig, A., Cabrero‐García, J., & Richart‐Martínez, M. (2019). Spanish version of the Parenting Sense of Competence scale: Evidence of reliability and validity. Child & Family Social Work.
Pardo, M. B. L., de Carvalho, M. S. B., Fontaine, A. M., & Freitas, D. (2018). Competência Educativa Parental: estudo de propriedades psicométricas da escala com amostra brasileira. Avaliação Psicológica, 17(2), 243-25. Pasquali, L et al (2010). Instrumentação Psicológica: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Artmed.
Pereira, A. I., & Barros, L. (2019). Parental cognitions and motivation to engage in psychological interventions: A systematic review. Child Psychiatry & Human Development, 50(3), 347-361.
Raposo, H. S., de Carvalho Figueiredo, B. F., do Vale Lamela, D. J. P., Nunes-Costa, R. A., Castro, M. C., & Prego, J. (2011). Ajustamento da criança à separação ou divórcio dos pais. Archives of Clinical Psychiatry, 38(1), 29-33.
Santini, P. M., & De Albuquerque Williams, L. C. (2016). Efeitos de procedimentos para maximizar o bem-estar
e a competência parental em mulheres vitimizadas. Estudos de Psicologia, 33(04), 711-721.
Seabra-Santos, M. J., Major, S., Pimentel, M., Gaspar, M. F., Antunes, N., & Roque, V. (2015). Escala de Sentido de Competência Parental (PSOC): estudos psicométricos. Avaliaçao Psicologica: Interamerican Journal of Psychological Assessment, 14(1), 97-106.
Tabachnick, B. Fidell, L (2001). Using multivariate statistics. Nova York: Allyn & Bacon.