A Dimensão Subjetiva do Período Pré-eleitoral de 2022: um Estudo a Partir da Psicologia Sócio-Histórica // The Subjective Dimension of the 2022 Pre-Election Period: a Study Based on Socio-Historical Psychology
DOI:
https://doi.org/10.36517/revpsiufc.14.2023.e023004Palabras clave:
Dimensão subjetiva, eleições presidenciais, Psicologia Sócio-Histórica, Instagram, democraciaResumen
Este artigo teve por objetivo analisar a dimensão subjetiva das eleições presidenciais do ano de 2022, voltando-se para o período pré-eleitoral. Para tanto realizou-se, primeiramente, uma revisão de literatura interdisciplinar na qual se buscou compreender as raízes de nosso contexto político atual. Tendo estes referenciais, objetivou-se entender como a Psicologia Sócio-Histórica pode, por meio da metodologia da análise de discurso dos núcleos de significação e do conceito de dimensão subjetiva da realidade, ajudar na interpretação deste evento sócio-político. Com isso em mãos, procurou-se analisar comentários de uma publicação de maio de 2022 sobre a intenção de voto dos brasileiros nas eleições presidenciais deste ano divulgada pelo veículo de imprensa UOL na rede social Instagram. Após essa exposição, discorreu-se a respeito do caráter polarizado deste período pré-eleitoral, fruto de um processo gradual de radicalização iniciado em 2013. Também se atentou para a natureza autoritária que parte dos apoiadores de Bolsonaro possuem, o que remonta ao histórico político nacional e cerceia a democracia. Por fim, apontou-se para a importância de se pensar a política para além de seu caráter institucional, entendendo-a igualmente como espaço da mobilização de afetos.
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