Histórico do periódico

A Rev Rene é editada pela Universidade Federal do Ceará, sob a responsabilidade do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Tem sua origem na Rede de Enfermagem do Nordeste (RENE), estabelecida em novembro de 1994, quando as universidades da região que contavam com curso de graduação a constituíram e, aqueles que ofereciam pós-graduação stricto sensu assinaram compromisso com a Rede de Pós-Graduação em Enfermagem do Nordeste (PROPRENE). Em 1995, foi realizado o I Seminário de Pesquisa da RENE, em Fortaleza, evento acordado para ocorrer a cada dois anos nos diferentes estados membros. A produção científica destes eventos deu origem a este periódico. Hoje, a Rede articula-se de formal virtual, e parte de seus objetivos foram atingidos.

A Rev Rene manteve-se na Universidade Federal do Ceará devido ao apoio que permitiu sua sustentabilidade. O primeiro volume foi editado em 2000 e manteve a periodicidade semestral até 2004. Nesta fase, predominaram artigos produzidos por autores da região Nordeste, mas já havia a participação de autores de outras regiões. Em 2005, foi estabelecida a quadrimestralidade, conquistando-se as primeiras indexações. Logo em seguida, em 2007, o conteúdo tronou-se disponível no formato aberto na página www.periodcios.ufc.br/rene.

A evolução continuou e, em 2012, a Revista adotou o sistema online, com a edição de três números no segundo semestre, confirmando a bimestralidade para 2013. Em 2016 foi vinculada ao Fórum de Nacional de Editores de Revistas Científicas de Enfermagem da ABEn e à Rede Iberoamericana de Editoração Científica em Enfermagem.

Em 2018, adotou-se a Publicação Continuada (rolling pass) e passou a integrar o Portal de Periódicos da Universidade Federal do Ceará.

 A abreviatura de seu título é Rev Rene., devendo ser usada em referências bibliográficas e/ou notas de rodapé.