Efeitos da aplicação de uma tecnologia educativa na detecção precoce do câncer de mama

Anna Paula Sousa da Silva, Helanno Gomes Alexandre, Paulo César de Almeida, Lorena Barbosa Ximenes, Ana Fátima Carvalho Fernandes

Abstract


Objetivo: avaliar os efeitos da aplicação de uma tecnologia educativa acerca da detecção precoce do câncer de mama. Métodos: estudo quase-experimental do tipo inquérito Conhecimento, Atitude e Prática. A amostra foi composta de 294 mulheres distribuídas em dois grupos: Grupo Experimental e Grupo Controle. Resultados: 9,5% das participantes do grupo experimental antes da intervenção educativa apresentaram conhecimento adequado e após a aplicação da tecnologia houve um aumento para 89,2%. Em relação à atitude, na detecção precoce do câncer de mama o grupo experimental antes da intervenção apresentava 69,9% e após a aplicação passou para 89,2%. Apenas 61,2% das participantes apresentaram prática adequada e após a aplicação da tecnologia este número passou para 93,7%. Conclusão: O conhecimento, a atitude e a prática sobre os exames de detecção precoce do câncer de mama das mulheres que participaram da aplicabilidade do manual educativo mostraram-se diferentes daqueles das mulheres que não participaram.

 

Keywords


Neoplasias da Mama; Saúde da Mulher; Tecnologia Educacional.

Full Text:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15253/rev%20rene.v18i3.20074

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


SciELO - Scientific Electronic Library OnlineResultado de imagem para Rede Iberoamericana de Editoração Científica em Enfermagem