Cuidados de enfermagem direcionados aos transplantados com células-tronco hematopoéticas e suas famílias

Authors

  • Isabelle Campos de Azevedo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Alexandra do Nascimento Cassiano Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Jovanka Bittencourt Leite de Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Marcos Antonio Ferreira Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Keywords:

Cuidados de Enfermagem, Enfermagem, Família, Transplante de Celúlas-Tronco Hematopoéticas.

Abstract

Objetivo: identificar os cuidados de enfermagem direcionados aos transplantados com células-tronco hematopoéticas e suas famílias. Métodos: revisão integrativa com buscas nas bases de dados SCOPUS; National Library of Medicine; Web of Science, Cumulative Index to Nursisng and Allied Heath Literature e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde. Os estudos selecionados foram publicados entre 2008 e 2014. Resultados: foram identificados inicialmente 460 artigos, que culminaram na amostra final de sete estudos analisados na íntegra. Os cuidados variaram em todos os estudos desde ações direcionadas à prática de educação em saúde, a realização de terapias complementares e a implementação da Prática Avançada em Enfermagem com vistas à qualificação do cuidado. Conclusão: os cuidados compreendem as ações de educação em saúde, a realização de terapias complementares para promoção do bem-estar e qualidade de vida, bem como, a implementação da Prática Avançada de Enfermagem com vistas à qualificação do cuidado.

Author Biographies

Isabelle Campos de Azevedo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Membro do Grupo de Pesquisa "Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Clínica (NEPEC)", Natal/RN, Brasil.

Jovanka Bittencourt Leite de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde, Professora do Curso Técnico em Enfermagem e da Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil.

Marcos Antonio Ferreira Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Doutor em Saúde e Desenvolvimento, Professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem (Mestrado acadêmico e Doutorado) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Líder Grupo de Pesquisa "Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Clínica (NEPEC)". Natal/RN, Brasil.

Published

2017-09-18

How to Cite

Azevedo, I. C. de, Cassiano, A. do N., Carvalho, J. B. L. de, & Ferreira Júnior, M. A. (2017). Cuidados de enfermagem direcionados aos transplantados com células-tronco hematopoéticas e suas famílias. Rev Rene, 18(4), 551–558. Retrieved from http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/20292

Issue

Section

Review Article

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>