Profissionalismo no ensino do cuidado à saúde do idoso na graduação em enfermagem

João Paulo Xavier Silva, Nayara Santana Brito, Thiáskara Ramile Caldas Leite, Evanira Rodrigues Maia, Maria de Fátima Antero Sousa Machado, Maria do Socorro Vieira Lopes

Abstract


Objetivo: compreender a formulação de atributos para a formação de profissionalismo no ensino do cuidado à saúde do idoso na graduação em enfermagem. Métodos: estudo qualitativo realizado em quatro instituições de ensino para avaliar documentos de planejamento educacional da disciplina saúde do idoso. Foi utilizada a análise de conteúdo, do tipo lexical, por meio do software Análise Lexical Contextual de um Conjunto de Segmentos de Texto. Resultados: emergiram duas classes discursivas: Perspectiva para aprendizagem teórico-prática e Ensino baseado em conteúdo. As categorias evidenciam um modelo educacional ancorado na transmissão de conteúdos com pouca ênfase no ensino por competências e formação de habilidades fundamentais para o desenvolvimento da identidade profissional do/a enfermeiro/a na saúde do idoso. Conclusão: nos documentos de planejamento educacional não é possível observar de maneira clara e estruturada os atributos para o desenvolvimento de profissionalismo na formação de um perfil identitário voltado à saúde do idoso.

Keywords


Enfermagem; Saúde do Idoso; Profissionalismo.

Full Text:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15253/rev%20rene.v18i5.30825

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


SciELO - Scientific Electronic Library OnlineResultado de imagem para Rede Iberoamericana de Editoração Científica em Enfermagem