Profissionalismo no ensino do cuidado à saúde do idoso na graduação em enfermagem

Authors

  • João Paulo Xavier Silva Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Nayara Santana Brito Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Thiáskara Ramile Caldas Leite Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Evanira Rodrigues Maia Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Maria de Fátima Antero Sousa Machado Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Maria do Socorro Vieira Lopes Universidade Regional do Cariri - URCA

Keywords:

Enfermagem, Saúde do Idoso, Profissionalismo.

Abstract

Objetivo: compreender a formulação de atributos para a formação de profissionalismo no ensino do cuidado à saúde do idoso na graduação em enfermagem. Métodos: estudo qualitativo realizado em quatro instituições de ensino para avaliar documentos de planejamento educacional da disciplina saúde do idoso. Foi utilizada a análise de conteúdo, do tipo lexical, por meio do software Análise Lexical Contextual de um Conjunto de Segmentos de Texto. Resultados: emergiram duas classes discursivas: Perspectiva para aprendizagem teórico-prática e Ensino baseado em conteúdo. As categorias evidenciam um modelo educacional ancorado na transmissão de conteúdos com pouca ênfase no ensino por competências e formação de habilidades fundamentais para o desenvolvimento da identidade profissional do/a enfermeiro/a na saúde do idoso. Conclusão: nos documentos de planejamento educacional não é possível observar de maneira clara e estruturada os atributos para o desenvolvimento de profissionalismo na formação de um perfil identitário voltado à saúde do idoso.

Published

2017-11-21

How to Cite

Silva, J. P. X., Brito, N. S., Leite, T. R. C., Maia, E. R., Machado, M. de F. A. S., & Lopes, M. do S. V. (2017). Profissionalismo no ensino do cuidado à saúde do idoso na graduação em enfermagem. Rev Rene, 18(5), 623–630. Retrieved from http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/30825

Issue

Section

Letters to the editor

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >>