Fatores associados à síndrome da fragilidade em mulheres idosas

Authors

  • Clóris Regina Blanski Grden Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Vanessa Regina de Andrade Bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Luciane Patrícia Andreani Cabral Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais e Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Péricles Martim Reche Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Pollyanna Kássia de Oliveira Borges Universidade Estadual de Ponta Grossa

Keywords:

Idoso, Idoso Fragilizado, Enfermagem, Enfermagem Geriátrica.

Abstract

Objetivo: avaliar os fatores associados à síndrome da fragilidade em mulheres idosas de um ambulatório. Métodos: estudo transversal com 252 idosas. Aplicou-se o Mini Exame do Estado Mental e a Escala de Fragilidade de Edmonton. A associação de variáveis foi realizada por meio da regressão linear simples (testes F de Fisher e t de Student), p≤0,05.Resultados: predominaram as casadas (44,4%), com baixa escolaridade (50,0%) e que moravam com familiares (50,8%). Entre elas, 28,6% possuíam fragilidade leve, 13,0% moderada e 3,6% severa. Os fatores associados à síndrome foram idade (p=0,021), nível de escolaridade (p=0,001), residir com familiares (p=0,013), doenças (p=0,023), quedas meses (p=0,001) e hospitalização nos últimos 12 meses (p=0,001).Conclusão: evidenciou-se que quase metade da amostra apresentou algum tipo de fragilidade. Assim, é importante avaliar frequentemente essa população, considerando fatores associados que podem contribuir para a fragilidade.

Author Biographies

Clóris Regina Blanski Grden, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Enfermeira. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem e Saúde Pública da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).Coordenadora da Residência Multirprofissional em saúde do Idoso.

Luciane Patrícia Andreani Cabral, Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais e Universidade Estadual de Ponta Grossa

Coordenadora da Residência Multiprofissional do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais. Professora Colaboradora da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Péricles Martim Reche, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Farmacêutico. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem e Saúde Pública da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Pollyanna Kássia de Oliveira Borges, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Odontóloga. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem e Saúde Pública da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Published

2017-11-21

How to Cite

Grden, C. R. B., Andrade, V. R. de, Cabral, L. P. A., Reche, P. M., & Borges, P. K. de O. (2017). Fatores associados à síndrome da fragilidade em mulheres idosas. Rev Rene, 18(5), 695–701. Retrieved from http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/30849

Issue

Section

Letters to the editor

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>