Jogos sérios em ambiente virtual para ensino-aprendizagem na saúde

Cristiano Alves Santos, Valtuir Duarte Souza-Junior, Flávio Ferreira Lanza, Allan Jonny Lacerda, Beatriz Maria Jorge, Isabel Amélia Costa Mendes

Resumo


Objetivo: identificar na literatura como tem evoluído o uso de jogos sérios em ambiente virtual para o ensino-aprendizagem na saúde. Métodos:revisão integrativa, com buscas nas bases de dados: Web of Science, National Library of Medicine, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature. Resultados: identificaram-se 82.779 artigos, dos quais 13 foram analisados na íntegra. Jogos sérios apresentam menor custo comparados às simulações de procedimentos cirúrgicos, fácil acessibilidade e adequação ao desenvolvimento de habilidades cirúrgicas, treino de pacientes, aptidões, raciocínio clínico e tomada de decisão. Conclusão: os jogos sérios têm sido desenvolvidos por meio da elaboração de softwares e ferramenta de interatividade específica, principalmente os direcionados ao desenvolvimento de habilidades; com uso de componentes via internet, especialmente, na Medicina e Enfermagem; e utilizam periféricos dos próprios computadores nas estratégias de ensino-aprendizagem para incentivar o raciocínio clínico e a tomada de decisão.

Palavras-chave


Jogos de Vídeo; Treinamento por Simulação; Educação em Saúde; Validação de Programas de Computador.

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