Jogos sérios em ambiente virtual para ensino-aprendizagem na saúde

Authors

  • Cristiano Alves Santos Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem
  • Valtuir Duarte Souza-Junior Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem
  • Flávio Ferreira Lanza Centro Universitário de Belo Horizonte
  • Allan Jonny Lacerda Centro Universitário de Belo Horizonte
  • Beatriz Maria Jorge Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem
  • Isabel Amélia Costa Mendes Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem

Keywords:

Jogos de Vídeo, Treinamento por Simulação, Educação em Saúde, Validação de Programas de Computador.

Abstract

Objetivo: identificar na literatura como tem evoluído o uso de jogos sérios em ambiente virtual para o ensino-aprendizagem na saúde. Métodos:revisão integrativa, com buscas nas bases de dados: Web of Science, National Library of Medicine, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature. Resultados: identificaram-se 82.779 artigos, dos quais 13 foram analisados na íntegra. Jogos sérios apresentam menor custo comparados às simulações de procedimentos cirúrgicos, fácil acessibilidade e adequação ao desenvolvimento de habilidades cirúrgicas, treino de pacientes, aptidões, raciocínio clínico e tomada de decisão. Conclusão: os jogos sérios têm sido desenvolvidos por meio da elaboração de softwares e ferramenta de interatividade específica, principalmente os direcionados ao desenvolvimento de habilidades; com uso de componentes via internet, especialmente, na Medicina e Enfermagem; e utilizam periféricos dos próprios computadores nas estratégias de ensino-aprendizagem para incentivar o raciocínio clínico e a tomada de decisão.

Published

2017-11-21

How to Cite

Santos, C. A., Souza-Junior, V. D., Lanza, F. F., Lacerda, A. J., Jorge, B. M., & Mendes, I. A. C. (2017). Jogos sérios em ambiente virtual para ensino-aprendizagem na saúde. Rev Rene, 18(5), 702–709. Retrieved from http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/30851

Issue

Section

Review Article

Most read articles by the same author(s)