Perfil sociodemográfico e clínico de pacientes em tratamento com anticoagulantes orais

Authors

  • Thaisa Remigio Figueirêdo Universidade de Pernambuco
  • Hirla Vanessa Soares de Araújo Universidade de Pernambuco
  • Tâmara Silva Universidade de Pernambuco
  • Maria Mariana Barros Melo da Silveira Universidade de Pernambuco
  • Christefany Régia Braz Costa Universidade de São Paulo
  • Simone Maria Muniz da Silva Bezerra Universidade de Pernambuco

Keywords:

Doenças Cardiovasculares, Anticoagulantes, Perfil de Saúde.

Abstract

Objetivo: descrever o perfil sociodemográfico e clínico de pacientes em tratamento com anticoagulantes orais. Métodos: estudo transversal, desenvolvido em ambulatório de anticoagulação de um hospital de ensino e referência na área de Cardiologia. Foram avaliados 222 pacientes, por meio de entrevistas individuais, com questionário estruturado. Os dados foram analisados usando estatística descritiva. Resultados: os participantes caracterizaram-se predominantemente por: sexo feminino (64,4%); cor parda (57,2%); baixa escolaridade (68,0%); baixa renda (67,1%); maioria apresentando valores do International Normalized Ratio fora da faixa terapêutica (57,2%); comorbidades associadas; e tempo de tratamento prolongado (65,8%). Conclusão: evidenciou-se grupo predominantemente do sexo feminino, com baixo nível socioeconômico, comorbidades associadas e tempo de tratamento prolongado com anticoagulantes orais. Constitui-se, em maior parte, de um grupo vulnerável, cuja característica pode interferir na qualidade do tratamento, e com especificidades relacionadas à cultura particular da região Nordeste do Brasil, não encontradas em ambulatórios de anticoagulação de outras regiões do país.

Author Biographies

Thaisa Remigio Figueirêdo, Universidade de Pernambuco

Enfermeira, graduada pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças, Universidade de Pernambuco (2011); Especialista em Nefrologia, pós-graduada em IBPEX - GRUPO UNINTER (2012); Especialista em Cardiologia, pós-graduada no Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco - Universidade de Pernambuco (PROCAPE-UPE), na modalidade Residência (2014); Especialista em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família, pós-graduada em GRUPO UNINTER (2016); Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação Associado da Universidade de Pernambuco e Universidade Estadual da Paraíba (2015); Membro do grupo de pesquisa Fundamentos e Práticas do cuidar em Enfermagem Cardiovascular - FPCEnC. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Emergência e Cardiologia.

Hirla Vanessa Soares de Araújo, Universidade de Pernambuco

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande (2012). Enfermeira especialista em Cardiologia na modalidade de Residência no Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco Professor Luiz Tavares (PROCAPE/UPE) (2016). Mestranda do Programa de Pós-graduação Associado da Universidade de Pernambuco e Universidade Estadual da Paraíba. Membro do grupo de pesquisa Fundamentos e Práticas do cuidar em Enfermagem Cardiovascular - FPCEnC. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Emergência e Cardiologia.

Tâmara Silva, Universidade de Pernambuco

Possui mestrado em Enfermagem e Promoção à Saúde pela Universidade de Pernambuco- UPE, especialização em Nefrologia em Enfermagem pelo Centro de formação e aperfeiçoamento profissional e pesquisa- CEFAPP. Residência em de Saúde da Criança pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira- IMIP. Enfermeira pela Secretaria do Estado de Pernambuco do Alojamento Conjunto. Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Estadual da Paraíba (2010). Doutoranda do Programa Associado da UPE/UEPB. Docente da Faculdade dos Guararapes nas áreas: Saúde Publica, Epidemiologia, Saúde da Criança, semiologia e semiotécnica.

Maria Mariana Barros Melo da Silveira, Universidade de Pernambuco

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Especialista em Cardiologia na modalidade residência pelo PROCAPE/UPE. Atualmente é mestranda do programa de Ciências da Saúde pela FCM/UPE e assistente de pesquisa voluntária do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Assistência em Infectologia (NEPAI-UFPE).

Christefany Régia Braz Costa, Universidade de São Paulo

Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem e Farmácia da Universidade Federal de Alagoas (2014). Especialista em Cardiologia, modalidade residência, pelo Pronto-Socorro Cardiológico de Pernambuco Prof. Luiz Tavares vinculado a Universidade de Pernambuco (2014-2016). Atualmente realiza mestrado no Programa de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (EERP/USP). Têm experiência na área de enfermagem, com ênfase em enfermagem cardiovascular (cardiologia clínica, cirúrgica, transplante, cardiopediatria, cardiointensivismo e cardiologia invasiva). Desenvolve atividades com os seguintes temas: doenças cardiovasculares, anticoagulação oral crônica e HIV/Aids. É membro do grupo de pesquisa Fundamentos e Práticas do cuidar em Enfermagem Cardiovascular - FPCEnC.

Simone Maria Muniz da Silva Bezerra, Universidade de Pernambuco

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco (1987), Mestrado (2000) e Doutorado em ciências pela Universidade de São Paulo (2004). Pós doutorado (2012) na aréa de enfermagem fundamental, na Escola de enfermagem de Ribeirão Preto - EERP-USP. È professora orientadora permanente do Programa de Pós graduação em Enfermagem UPE/UUPB nível de mestrado. È professor adjunto da Universidade de Pernambuco e da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Cardiovascular, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, fatores de risco cardiovasculares, hipertensão arterial, epidemiologia e obesidade, educação em saúde, e qualidade de vida. Líder do grupo de pesquisa Fundamentos e Práticas do cuidar em Enfermagem cardiovascular - FPCEnC. coordenadora do curso de especialização na modalidade de residência em cardiologia do Pronto socorro cardiológico de Pernambuco - PROCAPE/UPE.Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco (1987), Mestrado (2000) e Doutorado em ciências pela Universidade de São Paulo (2004). Pós-doutorado (2012) na área de enfermagem fundamental, na Escola de enfermagem de Ribeirão Preto - EERP-USP. É Professora orientadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem UPE/UEPB nível de mestrado/Doutorado. Editora-Chefe da Revista Enfermagem Digital Cuidado e Promoção da Saúde ISSN (On-line): 2446-5682 REDCPS, do Programa de Pós-Graduação Associado Mestrado/ Doutorado da UPE/UEPB. Coordenadora Setorial da Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças ? FENS/UPE; Linha de Pesquisa: Políticas e práticas do cuidar e Enfermagem. Tem experiência na área de Fisiologia humana, com ênfase em Fisiologia Cardiovascular, atuando principalmente nos seguintes temas: Enfermagem, fatores de risco cardiovasculares, cirurgia cardiovascular, adesão terapêutica, pré e pós-operatório, epidemiologia e obesidade, educação em saúde, e qualidade de vida. Líder do grupo de pesquisa Fundamentos e Práticas do cuidar em Enfermagem cardiovascular - FPCEnC. Coordenadora do Programa de Residência Uniprofissional de Enfermagem e do Programa de Residencia Multiprofssional em Atenção Especializada Cardiovascular. Coordenadora do Núcleo de Telemedicina do PROCAPE/UPE

Published

2018-01-09

How to Cite

Figueirêdo, T. R., Araújo, H. V. S. de, Silva, T., Silveira, M. M. B. M. da, Costa, C. R. B., & Bezerra, S. M. M. da S. (2018). Perfil sociodemográfico e clínico de pacientes em tratamento com anticoagulantes orais. Rev Rene, 18(6), 742–748. Retrieved from http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/31080

Issue

Section

Research Article

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>