Enfermeiro em saúde mental: concepções sobre qualificação profissional em um Centro de Atenção Psicossocial

Authors

  • Fabíola Lisboa da Silveira Fortes Universidade Salgado de Oliveira.
  • Maria Angélica de Almeida Peres Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Enfermagem Anna Nery.
  • Tânia Cristina Franco Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Enfermagem Anna Nery.
  • Gizele da Conceição Soares Martins Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Hercília Regina do Amaral Montenegro Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Enfermagem Anna Nery.
  • Antonio José de Almeida Filho Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ

Keywords:

Enfermagem Psiquiátrica, Saúde Mental, História da Enfermagem.

Abstract

Objetivo: analisar as estratégias adotadas pelos enfermeiros em saúde mental para qualificação profissional no Centro de Atenção Psicossocial. Métodos: estudo histórico-social com documentos escritos e entrevistas com dez profissionais de saúde vinculados ao Centro de Atenção Psicossocial. A análise dos dados seguiu uma ordem cronológica dos fatos, e os temas emergidos foram triangulados e fundamentados em conceitos que sustentam a reforma psiquiátrica brasileira. Resultados: para qualificação profissional, investiu-se na participação em congressos, seminários e simpósios; na realização de grupos de estudos de modo a desenvolver novas habilidades práticas voltadas à saúde mental alguns enfermeiros participaram com mais frequência das oficinas e acompanharam outros profissionais para melhor inserção naquele novo contexto. Conclusão: os enfermeiros se aproximaram do cuidado interdisciplinar para reconfigurarem suas práticas, investiram na capacitação intelectual e enfrentaram o desafio de transformar a atenção em saúde mental em prática desinstitucionalizada.

Author Biography

Antonio José de Almeida Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ

Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto IV do departamento de Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery/ UFRJ. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa de História da Enfermagem Brasileira (NUPHEBRAS). Editor-Chefe da Escola Anna Nery Revista de Enfermagem. Coordenador do departamento Científico de história da Enfermagem da Aben Nacional (DHE - ABEn).

Published

2018-01-09

How to Cite

Fortes, F. L. da S., Peres, M. A. de A., Santos, T. C. F., Martins, G. da C. S., Montenegro, H. R. do A., & Almeida Filho, A. J. de. (2018). Enfermeiro em saúde mental: concepções sobre qualificação profissional em um Centro de Atenção Psicossocial. Rev Rene, 18(6), 763–770. Retrieved from http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/31086

Issue

Section

Research Article

Most read articles by the same author(s)