Desafios atuais na formação do enfermeiro: o olhar dos docentes

Cássia Regina Fernandes Biffe Peres, Maria José Sanches Marin, Silvia Franco da Rocha Tonhom, Maria de Lourdes da Silva Ferreira Marques

Resumo


Objetivo: compreender a visão de docentes de cursos de enfermagem sobre os desafios enfrentados no processo de reconstrução curricular. Métodos: pesquisa qualitativa com 21 docentes enfermeiros de seis Instituições de Ensino Superior. A análise dos dados fez-se pela técnica da hermêutica e dialética. Resultados: ocorrem dificuldades na reorganização curricular em relação à capacitação docente conforme as novas exigências sociais e à falta de integração das diferentes áreas do conhecimento. Há ainda, agravantes, como as lacunas de conhecimento do ensino médio, o distanciamento entre formação e mundo do trabalho e o desinteresse em ser enfermeiro. Conclusão: na visão dos docentes há movimento positivo para organização curricular, embora destacados desafios para a formação do enfermeiro, como falta de capacitação dos docentes para o enfrentamento de propostas inovadoras, distanciamento entre o mundo do trabalho e o processo de formação, pouca valorização social da profissão e baixa qualidade do ensino fundamental e médio brasileiro.

Palavras-chave


Currículo; Docentes; Educação em Enfermagem.

Texto completo:

PDF (English) PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15253/2175-6783.2018193160

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Este trabalho está licenciado sob Creative Commons – Licença CC BY  https://creativecommons.org/licenses/

 Marca ABEC Completa