Experiência do cuidador no tratamento preventivo da criança exposta ao Vírus da Imunodeficiência Humana

Authors

  • Mariana Ramos da Silva
  • Willyane de Andrade Alvarenga
  • Giselle Dupas

Keywords:

Soropositividade para HIV, Transmissão Vertical de Doença Infecciosa, Criança, Cuidados de Enfermagem, Enfermagem Pediátrica, Família.

Abstract

Objetivou-se conhecer a experiência de cuidadores de crianças expostas verticalmente ao Vírus da Imunodeficiência Humana. Utilizou Interacionismo Simbólico como referencial teórico. Pesquisa qualitativa com coleta de dados realizada em um ambulatório de referência, em um município no interior do estado de São Paulo, Brasil, entre novembro/2012 e agosto/2013, por meio de entrevista semiestruturada com 12 mães e uma avó. Os dados foram analisados utilizando-se o método Análise de Conteúdo. As cuidadoras administraram antirretroviral à criança para evitar infecção pelo vírus e perceberam boa aceitação da medicação. A criança foi considerada saudável e esperar pelos resultados de exames gerou sofrimento. Apoio da família e do serviço público de saúde foram ressaltados como auxílio para percorrer esse caminho permeado por preconceito, falta de orientação, medo e impossibilidade de amamentar. Observou-se que o serviço público de saúde do município estudado tentou seguir as exigências protocolares estabelecidas, porém, é necessário melhorias na qualidade do aconselhamento.

Published

2014-10-21

How to Cite

Silva, M. R. da, Alvarenga, W. de A., & Dupas, G. (2014). Experiência do cuidador no tratamento preventivo da criança exposta ao Vírus da Imunodeficiência Humana. Rev Rene, 15(5). Retrieved from http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3232

Issue

Section

Research Article

Most read articles by the same author(s)