Conhecimento, atitude e prática sobre alimentos regionais entre famílias de pré-escolares

  • Marcela Lima Silveira
  • Mariana Cavalcante Martins
  • Emilly Karoline Freire Oliveira
  • Emanuella Silva Joventino
  • Lorena Barbosa Ximenes

Abstract

Objetivou-se verificar conhecimento, atitude e prática de famílias de crianças na fase pré-escolar acerca do uso de alimentos regionais em zona rural brasileira. Estudo descritivo-exploratório, com abordagem quantitativa, realizado com 200 famílias de pré-escolares, residentes em duas localidades da zona rural de Maranguape-CE, Brasil, em setembro de 2009. Aplicou-se um inquérito do tipo Conhecimento, Atitude e Prática enfocando o uso dos alimentos regionais. As localidades apresentaram similaridades relacionadas ao sexo (p=1,000), estado civil (p=0,603), escolaridade (p=0,349), número de filhos pré-escolares (p=0,104) e local de trabalho (p=0,632). Contudo diferiram na variável renda familiar (p=0,033). Quanto aos alimentos regionais, não se observou relação estatisticamente significante em conhecimento (p=0,731), atitude (p=0,362) e prática (p=0,600) nas referidas localidades, prevalecendo o nível inadequado nos três eixos do inquérito. Verificou-se que os responsáveis pelas crianças pré-escolares das duas localidades desconheciam a terminologia alimentos regionais e apresentaram conhecimento, atitude e prática inadequados com relação ao uso destes.
Published
2014-02-16
Section
Research Article