Autoscopia no processo de formação de docentes reflexivos

Daniela Maysa de Souza, Vânia Marli Schubert Backes, Marta Lenise do Prado, José Luis Medina Moya

Resumo


Objetivo: compreender como a autoscopia, apoiada no Modelo de Ação e Raciocínio Pedagógico, contribui para formação de docentes reflexivos. Métodos: estudo qualitativo e descritivo, realizado com uma docente de Enfermagem, do Curso Técnico em Enfermagem. Para os dados coletados, por meio de entrevistas, observação não participante e autoscopia, foi utilizada análise de conteúdo, com os resultados interpretados à luz do referencial teórico de Shulman. Resultados: as percepções relatadas pela docente antes da autoscopia diferem das conclusões pós-autoscopia, demonstrando avanços na nova compreensão. A estrutura da autoscopia, seguindo o Modelo de Ação e Raciocínio Pedagógico de Shulman, possibilitou o exercício reflexivo docente. Conclusão: a inclusão da autoscopia nos processos de formação docente pode estimular postura reflexiva, permitindo avanços nas práticas de ensino.


Palavras-chave


Docentes de Enfermagem; Prática do Docente de Enfermagem; Educação Técnica em Enfermagem; Pesquisa em Educação de Enfermagem; Autoavaliação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15253/2175-6783.20192040881

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