Tecnologia, ambiente e interações na promoção da saúde ao recém-nascido e sua família

Authors

  • Márcia Maria Coelho Oliveira
  • Andréa Lopes Barbosa
  • Marli Teresinha Gimeniz Galvão
  • Maria Vera Lúcia Moreira Leitão Cardoso

Keywords:

Recém-Nascido, Relações profissional-família, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Equipe de Enfermagem, Promoção da Saúde.

Abstract

Estudo de caso, de natureza qualitativa, objetivou analisar os cuidados ambientais e as interações entre a equipe de enfermagem, o recém-nascido (RN) prematuro internado e sua família como estratégias para a promoção da saúde em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), em Fortaleza-Ce. Em junho de 2008, utilizou-se para coleta de dados, a observação do cuidado de Enfermagem ao RN, e os registros do prontuário. Para a análise, foram criadas três categorias que emergiram das articulações estabelecidas entre os fundamentos das interações: profissional/bebê, profissional/familiares e profissional/binômio mãe/bebê. Pode-se concluir que neste ambiente, exige-se que o profissional esteja em consonância com o bebê, com a mãe e a equipe hospitalar. Por sua vez, a evolução tecnológica influencia o ambiente e o saber fazer do profissional, sendo possível realizar práticas de promoção da saúde nas unidades críticas, ao propiciar uma atenção de qualidade, humana e individualizada aos recém-nascidos e seus familiares.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2009000300005

Published

2009-06-26

How to Cite

Oliveira, M. M. C., Barbosa, A. L., Galvão, M. T. G., & Cardoso, M. V. L. M. L. (2009). Tecnologia, ambiente e interações na promoção da saúde ao recém-nascido e sua família. Rev Rene, 10(3). Retrieved from http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4809

Issue

Section

Research Article

Most read articles by the same author(s)

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >>