Adequação do pré-natal de alto risco em um hospital de referência

Authors

  • Lediana Dalla Costa Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho, Professora adjunta do Curso de Enfermagem da Unipar e Coordenadora do curso de Graduação em Enfermagem da UNIPAR, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil.
  • Alessandro Rodrigues Perondi Unipar - Universidade Paranaense, Unidade de Francisco Beltrão, Paraná, Brasil.
  • Jolana Cristina Cavelheiri
  • Andressa de Souza Ferreira Unipar - Universidade Paranaense, Unidade de Francisco Beltrão, Paraná, Brasil.
  • Gessica Tuani Teixeira
  • Durcelina Schiavoni Bortoloti

Keywords:

Cuidado Pré-natal, Gravidez de Alto Risco, Qualidade da Assistência à Saúde, Avaliação em Saúde.

Abstract

Objetivo: descrever a adequação da assistência pré-natal de gestação de alto risco em um hospital de referência. Métodos: pesquisa descritiva, retrospectiva e documental. Amostra constituída por 73 gestantes que tiveram como desfecho o parto, no período da coleta. Foi utilizado para avaliação da qualidade da assistência o índice de Kessner, instrumento validado no Brasil. Para análise das informações, foi utilizada estatística descritiva e distribuição das frequências relativas. Resultados: dentre as 73 gestantes, 47,9% eram adultas jovens, 50,7% eram casadas e 52,0% tinham apenas o nível fundamental. De acordo com o Índice de Kessner prevaleceu à adequação intermediária. Conclusão: o principal achado deste estudo foi à adequação intermediária do pré-natal de alto risco. Verificou-se ainda que as gestantes iniciaram o pré-natal tardiamente no alto risco, o que ocasionou número reduzido de consultas, procedimentos clínicos obstétricos e exames laboratoriais.

Published

2016-08-04

How to Cite

Costa, L. D., Perondi, A. R., Cavelheiri, J. C., Ferreira, A. de S., Teixeira, G. T., & Bortoloti, D. S. (2016). Adequação do pré-natal de alto risco em um hospital de referência. Rev Rene, 17(4), 459–465. Retrieved from http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4931

Issue

Section

Research Article

Most read articles by the same author(s)