Validação de categorias da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde para pessoas idosas

Authors

  • Silvana Sidney Costa Santos Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande-RS
  • Silomar Ilha Universidade Federal do Rio Grande
  • Edison Luiz Devos Barlem Universidade Federal do Rio Grande
  • Daiane Porto Gautério-Abreu Universidade Federal do Rio Grande
  • Bárbara Tarouco da Silva Universidade Federal do Rio Grande
  • Inaiá Santos Alves

Keywords:

Idoso, Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, Avaliação Geriátrica, Enfermagem.

Abstract

Objetivo: validar categorias da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde direcionadas às pessoas idosas. Métodos: estudo metodológico realizado com 13 enfermeiras brasileiras gerontólogas. Utilizou-se um formulário eletrônico, subsidiado na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, composto por 107 itens (45 relacionados às Funções do corpo; 38 à Participação e Atividade; 24 ao Ambiente), encaminhado por e-mail. Os itens foram avaliados em uma escala likert de cinco pontos variando de 0 a 1,0. Consideraram-se questões validadas aquelas com 80,0% e mais de aparição. Resultados: foram validadas 21 categorias relacionadas às Funções do Corpo; 18 categorias relacionadas à Participação e Atividade; três categorias relacionadas aos Fatores Ambientais. Conclusão: a formação biomédica na enfermagem pode ter direcionado maior validação das categorias relacionadas ao corpo e menor ao contexto/ambiente.

Author Biographies

Silvana Sidney Costa Santos, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande-RS

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Silomar Ilha, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Doutorando em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Edison Luiz Devos Barlem, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Daiane Porto Gautério-Abreu, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Bárbara Tarouco da Silva, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Published

2016-08-04

How to Cite

Santos, S. S. C., Ilha, S., Barlem, E. L. D., Gautério-Abreu, D. P., Silva, B. T. da, & Alves, I. S. (2016). Validação de categorias da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde para pessoas idosas. Rev Rene, 17(4), 475–482. Retrieved from http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4935

Issue

Section

Research Article

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 5 > >>