Estudo crítico acerca do conteúdo de teses de enfermagem

Authors

  • Zuila Maria de Figueiredo Carvalho
  • Francisca Nellie de Paula Melo
  • Lucia de Fatima da Silva
  • Marta Maria Coelho Damasceno
  • Maria de Nazaré de Oliveira Fraga

Keywords:

Enfermagem, Pesquisa em Enfermagem, Estudos de avaliação.

Abstract

Estudo que analisa o conteúdo de teses de enfermeiras nas dimensões conceitual, metodológica e interpretativa, conforme preconiza Parse & Coyne & Smith. Trata-se de crítica documental procedida pela leitura de 6 teses produzidas em Programas de Pós-Graduação no Brasil, viabilizada pelo preenchimento de um formulário, dizendo respeito aos parâmetros estabelecidos pela autora do modelo crítico. Os dados foram interpretados à luz do referencial de análise e literatura pertinente. A avaliação revelou que o padrão conteúdo nas teses contempla a dimensão conceitual, pois seus objetos de estudo guardam relação com a saúde (5), fundamentam-se no saber da enfermagem (6) e as revisões da literatura alcançam os problemas investigados (6). Quanto à dimensão metodológica, os estudos evidenciam adequação da amostra ao método de pesquisa (6), as coletas de dados apropriam-se aos modelos de investigação e objetivos propostos (6) e os questionamentos iniciais direcionam-se para os resultados obtidos (5). As interpretações das teses são fundamentadas nas teorias/referenciais escolhidos (5), correspondem aos achados (6) e refletem conhecimento heurístico (6). Da realização desta reflexão crítica acerca de teses de enfermeiras, é possível considerar que este é um exercício necessário e indispensável na pesquisa em Enfermagem. Tal prática, certamente, contribui para a excelência destas investigações.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2001000200002

Published

2001-08-07

How to Cite

Carvalho, Z. M. de F., Melo, F. N. de P., Silva, L. de F. da, Damasceno, M. M. C., & Fraga, M. de N. de O. (2001). Estudo crítico acerca do conteúdo de teses de enfermagem. Rev Rene, 2(2). Retrieved from http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5815

Issue

Section

Research Article

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 5 6 7 8 > >>