Dificuldades de crianças e adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1 acerca da doença

Authors

  • Tatiana Rebouças Moreira Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Samila Torquato Araújo Bandeira Universidade Federal do Ceará
  • Synara Cavalcante Lopes Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Silvana Linhares de Carvalho Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Francisca Diana da Silva Negreiros Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Clarice da Silva Neves Universidade Federal do Ceará

Keywords:

Diabetes Mellitus Tipo 1, Adesão à Medicação, Educação em Saúde.

Abstract

Objetivo: avaliar o conhecimento sobre o diabetes em crianças e adolescentes e as dificuldades acerca da doença. Métodos: estudo quantitativo, com quarenta pacientes de 6 a 17 anos que foram submetidos a um questionário, baseado nos comportamentos de autocuidado propostos pela American Association of Diabetes Educators. Resultados: a faixa etária média foi de 11,6 anos, com predominância do sexo feminino (57,5%), maioria cursando ensino fundamental (80,0%), nomeando os pais como principais cuidadores (72,5%). No que diz respeito ao conhecimento acerca da doença, o item com maior percentual de erros foi acerca da fisiopatologia do diabetes mellitus tipo 1. Sobre as dificuldades relacionadas ao tratamento, obtiveram maior frequência: controle da alimentação e aplicação da insulina. Conclusão: o estudo revelou elevado percentual de acertos entre os participantes, sugerindo conhecimento sobre a doença. Apesar disso, estes referiram ser o controle da alimentação e a insulinoterapia as principais dificuldades relacionadas ao tratamento.

Author Biographies

Tatiana Rebouças Moreira, Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Enfermeira diabetologista, atualmente sevidora do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da Universidade Federal do Ceará (UFC), lotada no setor de ensino, junto à Residência Integrada Multiprofissinal (RESMULTI), na àrea de concentração Assistência em Diabetes. Integrante do Núcleo EM-DIA (Núcleo Multiprofissional para Estudos, Atenção e Educação Permanente em Diabetes, Obesidade, Hipertensão Arterial e Aterosclerose). Colaboradora do Serviço de Endocrinologia, Dislipidemia e Síndrome Metabólica do Hospital Universitário Walter Cantídio/Universidade Federal do Ceará (HUWC/UFC) e do Centro de Saúde Anastácio Magalhães (CSAM) SMS/UFC. Integrante da Linha de Cuidado em Diabetes do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC).

Samila Torquato Araújo Bandeira, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza (2007). Especialista em Enfermagem do Trabalho pela UECE (2009). Mestre em Saúde Pública FAMED/UFC (2011). Docente do curso de Enfermagem da Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará (FAECE) e Centro Universitário Estácio do Ceará (FIC - Via Corpvs). Atualmente com participação no Núcleo EM-DIA (Núcleo Multiprofissional para Estudos, Atenção e Educação Permanente em Diabetes, Obesidade, Hipertensão Arterial e Aterosclerose), Colaboradora do Serviço de Endocrinologia, Dislipidemia e Síndrome Metabólica do Hospital Universitário Walter Cantídio/Universidade Federal do Ceará (HUWC/UFC) e do Centro de Saúde Anastácio Magalhães  SMS/UFC. Tutora da Residência Multiprofissional em Diabetes (RESMULTI) do HUWC/UFC. Enfermeira educadora em diabetes na Medtronic Comercial Ltda.

Synara Cavalcante Lopes, Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduada em Nutrição pela Universidade Estadual do Ceará (2005). Mestre em Farmacologia pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (2012), com atuação no Laboratório de Produtos Naturais. Especializanda em Políticas de Saúde Informada por Evidências pelo Hospital Sírio Libanês (HSL-SP). Nutricionista no Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (HUWC-UFC). Coordenadora da Área de Concentração Diabetes da Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar à Saúde do HUWC-UFC. Coordenadora da Linha de Cuidado em Diabetes do HUWC-UFC. Coordenadora do Ambulatório de Nutrição do Núcleo EM-DIA (Núcleo Multiprofissional para Estudos, Atenção e Educação Permanente em Diabetes, Obesidade, Hipertensão Arterial e Aterosclerose). Colaboradora da Pesquisa Hipercol Brasil do Instituto do Coração da Universidade de São Paulo (INCOR-USP), com participação na coordenação da pesquisa no Ceará.

Silvana Linhares de Carvalho, Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduada em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza (1982). Mestre em Administração em Serviços de Saúde. Atualmente é chefe do ambulatório de endocrinologia e diabetes do Hospital Universitário Walter Cantídio/ Universidade Federal do Ceará . Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em endocrinologia e Diabetes.

Francisca Diana da Silva Negreiros, Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (1993). Mestrado Profissional Ensino na Saúde, pela Universidade Estadual do Ceará (2015). Enfermeira do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase no Transplante Renal e Hepático. Atualmente exerço função de enfermeira assistencial no Ambulatório de Endocrinologia/HUWC e Coordenaçâo das Agências Transfusionais/HEMOCE.

Clarice da Silva Neves, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2013), especialização em Assistência em Diabetes pela Residência Integrada Multiprofissional (RESMULTI/HUWC) pela Universidade Federal do Ceará (2016). Educadora em Diabetes (IDF/ADJ Diabetes Brasil/SBD). Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFC. Bolsista Capes. Membro do Projeto de Pesquisa e Extensão Puericultura: cuidado à saúde da criança nos diversos cenários da atenção primária. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em cuidados a pacientes diabéticos, além de Saúde da Criança e Educação em Saúde.

Published

2016-10-30

How to Cite

Moreira, T. R., Bandeira, S. T. A., Lopes, S. C., Carvalho, S. L. de, Negreiros, F. D. da S., & Neves, C. da S. (2016). Dificuldades de crianças e adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1 acerca da doença. Rev Rene, 17(5), 651–658. Retrieved from http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/6195

Issue

Section

Research Article

Most read articles by the same author(s)