Perfil epidemiológico de mães de recém-nascidos admitidos em uma unidade neonatal pública

Authors

  • Mariana Fanstone Ferraresi Escola Superior em Ciências da Saúde/Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (ESCS/FEPECS)
  • Alessandra da Rocha Arrais Escola Superior em Ciências da Saúde/Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (ESCS/FEPECS)

Keywords:

Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, Saúde Materno-Infantil, Perfil de Saúde.

Abstract

Objetivo: identificar o perfil epidemiológico de mães de recém-nascidos internados em uma unidade neonatal pública. Métodos: estudo descritivo e transversal, realizado com 57 mães e 58 bebês que ficaram internados na unidade neonatal. Resultados: observou-se que a maioria das mulheres tinha condições sociodemográficas desfavoráveis, apresentou intercorrências na gestação e apesar da maior parte ter realizado o número preconizado de consultas de pré-natal, o internamento do recém-nascido em Unidade especializada leva ao questionamento da qualidade dessa assistência. Conclusão: identificou-se perfil de risco para admissão de recém-nascidos em Unidade especializada, pois a maioria das mulheres tinha condições sociodemográficas desfavoráveis e apresentou intercorrências na gestação.

Author Biographies

Mariana Fanstone Ferraresi, Escola Superior em Ciências da Saúde/Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (ESCS/FEPECS)

Enfermeira pela Universidade Federal de Goiás. Residência Multiprofissional em Saúde Materno-Infantil pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG).  Mestre em Ciências para a Saúde da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde – FEPECS

Alessandra da Rocha Arrais, Escola Superior em Ciências da Saúde/Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (ESCS/FEPECS)

Psicóloga pela Universidade de Brasília. Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Pós-doutoranda pela Universidade de Brasília (UNB). Professora da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde - FEPECS

Published

2016-12-21

How to Cite

Ferraresi, M. F., & Arrais, A. da R. (2016). Perfil epidemiológico de mães de recém-nascidos admitidos em uma unidade neonatal pública. Rev Rene, 17(6), 733–740. Retrieved from http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/6453

Issue

Section

Research Article

Most read articles by the same author(s)