Conhecimento, atitudes e controle metabólico de diabéticos cardiopatas

Authors

  • Bruna Emy Ono Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - EESUP Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (InCor- HCFMUSP)
  • Carolina Rodrigues Mendes Nogueira Cobra
  • Claudia Castelo Branco de Castro
  • Elisabete Sabetta Margarido
  • Rita de Cassia Gengo e Silva

Keywords:

Conhecimento, Diabetes Mellitus, Cardiopatias, Educação.

Abstract

Objetivo: verificar a relação do conhecimento, atitudes e controle metabólico de diabéticos cardiopatas. Métodos: estudo descritivo, exploratório e transversal que verificou conhecimento, atitudes e controle metabólico do diabetes em 46 participantes com cardiopatia. Resultados: os participantes eram predominantemente do sexo masculino, com ensino médio incompleto, que demonstraram conhecimento insatisfatório e atitudes desfavoráveis em relação à doença. Não houve diferença entre os participantes com e sem conhecimento em relação às variáveis de controle metabólico e clínico do diabetes, tampouco com atitudes frente à doença. Conclusão: o conhecimento sobre diabetes mostrou-se insatisfatório em pacientes com cardiopatia e não se relacionou a atitudes favoráveis e melhor controle da doença.

Published

2016-12-21

How to Cite

Ono, B. E., Cobra, C. R. M. N., Castro, C. C. B. de, Margarido, E. S., & Silva, R. de C. G. e. (2016). Conhecimento, atitudes e controle metabólico de diabéticos cardiopatas. Rev Rene, 17(6), 750–757. Retrieved from http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/6457

Issue

Section

Research Article

Most read articles by the same author(s)