Elementos constituintes da consulta de enfermagem no pré-natal na ótica de gestantes

Authors

  • Ivana Rios Rodrigues Universidade Estadual do Ceará
  • Dafne Paiva Rodrigues Universidade Estadual do Ceará
  • Márcia de Assunção Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maria Lúcia Duarte Pereira Universidade Estadual do Ceará
  • Eryjosy Marculino Guerreiro Barbosa Universidade Estadual do Ceará

Keywords:

Gestantes, Cuidado Pré-Natal, Enfermagem.

Abstract

Objetivo: compreender os elementos constituintes da consulta de enfermagem no pré-natal na ótica de gestantes. Métodos: estudo qualitativo, desenvolvido a partir de entrevistas semiestruturadas com 95 gestantes. Amostra escolhida por critério intencional, até ocorrência da saturação teórica dos dados, o que ocorreu com 25 entrevistas, processadas no software ALCESTE. As participantes realizavam atendimentos prénatal intercalados entre enfermeiro e médico. Resultados: a conduta realizada na primeira consulta pré-natal remete-se à solicitação de exames e prescrição das medicações ácido fólico e sulfato ferroso, evidenciando-se importância do comparecimento nas consultas. Além disso, os discursos estão baseados em orientações para cuidados gerais e acerca do preenchimento do cartão da gestante. Conclusão: a partir da ótica das gestantes participantes foi possível identificar que a consulta de enfermagem no pré-natal baseou-se em procedimentos técnicos. Houve ênfase no fornecimento de informações, porém não foi possível identificar feedback acerca destas.

Author Biographies

Ivana Rios Rodrigues, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Mestre em Cuidados Clínicos pelo Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde - Universidade Estadual do Ceará

Dafne Paiva Rodrigues, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Dotoura em Enfermagem. Professora do Curso de Graduação e Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará.

Márcia de Assunção Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Dotoura em Enfermagem. Professora do Curso de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Published

2016-12-21

How to Cite

Rodrigues, I. R., Rodrigues, D. P., Ferreira, M. de A., Pereira, M. L. D., & Barbosa, E. M. G. (2016). Elementos constituintes da consulta de enfermagem no pré-natal na ótica de gestantes. Rev Rene, 17(6), 774–781. Retrieved from http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/6492

Issue

Section

Research Article

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 5 > >>