Estratégias de ensino para o autocuidado de estomizados intestinais

Authors

  • Janaína da Silva
  • Helena Megumi Sonobe
  • Luciana Scatralhe Buetto
  • Marco Gimenes dos Santos
  • Mariza Silva de Lima
  • Vanessa Damiana Menis Sasaki

Keywords:

Autocuidado, Ensino, Estomia, Enfermagem Familiar.

Abstract

O ensino do autocuidado deve assegurar ao estomizado intestinal maior independência em relação à família e aos profissionais de saúde. O planejamento pressupõe a avaliação dos dados clínicos, sociodemográficos e das condições para a realização do autocuidado. Objetivou-se identificar, na produção científica, estratégias de ensino do autocuidado para estomizados intestinais. Utilizou-se a revisão integrativa nas bases MEDLINE, PUBMED, LILACS, CINAHL E COCHRANE de 2005 a 2011, foram selecionados sete artigos científicos. No ensino perioperatório foi utilizado multimídia, acompanhamento telefônico, encontros presenciais, materiais interativos via internet; além da educação permanente dos profissionais de saúde. Estas diferentes estratégias preconizam o atendimento das necessidades de cada indivíduo que favorecem o aprendizado do autocuidado sobre a cirurgia e suas consequências, desenvolvimento de habilidades e adaptações necessárias com a condição de estomizado. O enfermeiro necessita ter conhecimento técnico-científico sobre técnica cirúrgica, demarcação, tratamentos, complicações e habilidades para o ensino do autocuidado.

Published

2014-02-16

How to Cite

Silva, J. da, Sonobe, H. M., Buetto, L. S., Santos, M. G. dos, Lima, M. S. de, & Sasaki, V. D. M. (2014). Estratégias de ensino para o autocuidado de estomizados intestinais. Rev Rene, 15(1). Retrieved from http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3110

Issue

Section

Review Article

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>