Prazer e sofrimento de docentes na Pós-Graduação stricto sensu em enfermagem

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15253/2175-6783.20181933328

Palabras clave:

Enfermagem; Docentes; Trabalho; Educação de Pós-Graduação em Enfermagem; Prazer.

Resumen

Objetivo: compreender a relação prazer-sofrimento no trabalho de docentes, na Pós-Graduação stricto sensu em enfermagem. Métodos: pesquisa qualitativa, realizada em dois programas de Pós-Graduação stricto sensu em enfermagem. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, guiadas por roteiro semiestruturado e análise documental. Participaram do estudo 21 docentes. Os dados foram analisados por meio de Análise de Conteúdo Temática. Resultados: a análise revelou a interface da organização do trabalho e das relações interpessoais nas vivências de prazer-sofrimento docente. Emergiram duas categorias: Sofrimento docente na Pós-Graduação: a realidade não é tudo aquilo com que a gente sonha e Vivências de prazer no trabalho docente: eu quero morrer fazendo isso. Conclusão: a relação prazer-sofrimento de docentes é influenciada por condições externas e internas aos programas. Ademais, as vivências de prazer e sofrimento derivam de experiências interdependentes e coexistem no trabalho docente. 

Citas

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Publicado

2018-11-06

Cómo citar

Moreira, D. de A., Tibães, H. B. B., & Brito, M. J. M. (2018). Prazer e sofrimento de docentes na Pós-Graduação stricto sensu em enfermagem. Rev Rene, 19, e33328. https://doi.org/10.15253/2175-6783.20181933328

Número

Sección

Research Article

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