Condições de saúde de escolares e intervenção de enfermagem: relato de experiência

Autores/as

  • Loraine Machado de Araújo
  • Lorena Machado de Araújo
  • Éricka Cecília Resende de Souza
  • Clélia Albino Simpson

Palabras clave:

Promoção da Saúde, Saúde Escolar, Saúde da Criança, Enfermagem.

Resumen

Trata-se de um estudo descritivo/exploratório, com o objetivo de descrever as condições de saúde de escolares e relatar a experiência de um trabalho educativo referente à higiene pessoal e bucal. Foram realizadas consultas de enfermagem com 127 alunos do ensino fundamental de uma escola de Parnamirim/Rio Grande do Norte, entre outubro/dezembro de 2009. Os principais problemas de saúde identificados nas consultas foram: higiene precária, pediculose, problemas bucais, índice de massa corpórea baixo e situação vacinal irregular. A ação educativa envolveu dinâmicas de grupo, apresentação de vídeos educativos, exposição dialogada, distribuição de folhetos e kits de higiene pessoal, e a prática de escovação dental. Assim, uma intervenção na saúde escolar se faz necessária para a promoção de conhecimentos e competências em saúde, contribuindo para a atenção integral da criança.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20110004000026

Publicado

2011-08-31

Cómo citar

Araújo, L. M. de, Araújo, L. M. de, Souza, Éricka C. R. de, & Simpson, C. A. (2011). Condições de saúde de escolares e intervenção de enfermagem: relato de experiência. Rev Rene, 12(4). Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4354

Número

Sección

Experience Report

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