Instruções gerais e Aspectos éticos

Autoria: o conceito de autoria está baseado na contribuição substancial de cada uma das pessoas listadas como autores. Os critérios de autoria devem basear-se nas deliberações do International Committee of Medical Journal Editors (http://www.icmje.org), que determina o seguinte: o reconhecimento da autoria deve estar baseado em contribuição substancial relacionada aos seguintes aspectos: 1. Concepção e projeto ou análise e interpretação dos dados; 2. Redação do manuscrito ou revisão crítica relevante do conteúdo intelectual; 3. Aprovação final da versão a ser publicada; 4. Concordância em ser responsável por todos os aspectos do manuscrito relacionados à precisão ou integridade de qualquer parte do manuscrito sejam investigadas e resolvidas adequadamente. Essas quatro condições devem ser integralmente atendidas. Todos aqueles designados como autores devem atender aos critérios de autoria. 

O número máximo de autores são sete. Não se justifica a inclusão de nome cuja contribuição não se enquadre nos critérios acima. Pessoas que tiveram participação técnica ou de apoio geral podem ser citadas na seção de Agradecimentos. Todos os autores devem informar o seu número de registro ORCID (http://orcid.org).

Conflito de Interesse: todos os autores e avaliadores devem revelar qualquer tipo de conflito de interesse existente durante o desenvolvimento do estudo.

Fontes de financiamento: declare as fontes de financiamento, institucional ou privado para a realização do estudo. Para aquelas pesquisas sem recursos financeiros, informe que a pesquisa não recebeu financiamento. No caso de apoio financeiro de instituição, informe número de processo.

Direitos autorais: em caso de aprovação do manuscrito, os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Rev Rene. Deve-se encaminhar a Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais, assinada por todos os autores (download).

Aspectos éticos

Este periódico segue as recomendações do Commitee on Publication Ethics (COPE)  e as condutas de Boas Práticas de Editoração – Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors. A revista adota a normalização dos “Requisitos Uniformes para manuscritos apresentados a periódicos biomédicos” (Estilo Vancouver).

Os preceitos éticos da pesquisa que envolvem seres humanos ou de experimentação animal deverão ser respeitados. A publicação de manuscritos que trazem resultados de pesquisas envolvendo seres humanos está condicionada ao cumprimento dos princípios éticos contidos na Declaração de Helsinki (2008), da Associação Médica Mundial. Deverá ser observado o atendimento à legislação específica do país em que a pesquisa foi realizada.

Ética em pesquisa, consentimento informado e detalhes do paciente

Estudos em pacientes ou voluntários necessitam de termos de consentimento informado e de aprovação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). O número do protocolo de aprovação da pesquisa pelo CEP deve ser informado no corpo do texto do artigo a ser submetido, especificamente no último parágrafo da seção métodos. Uma cópia da aprovação concedida pelo Comitê de Ética em Pesquisa deve ser anexada e enviada através do sistema eletrônico OJS. Os autores devem obter os consentimentos, permissões e liberações apropriadas que estejam relacionadas aos detalhes e informações do caso de um paciente ou imagens de pacientes e quaisquer outros indivíduos apresentados no arquivo de submissão. Os consentimentos por escrito devem ser retidos pelo autor, mas não devem ser enviados à revista. Quando houver uma imagem que exponha o rosto de um paciente e talvez permita o seu reconhecimento, os autores devem enviar um documento de consentimento ao paciente, quando da submissão do artigo, informando que a imagem será usada exclusivamente para fins científicos. Os autores deverão fornecer cópias dos consentimentos ou evidências de que tais consentimentos foram obtidos somente se solicitado, em circunstâncias excepcionais (por exemplo, se surgir qualquer questão legal). Mesmo que os autores tenham a permissão concedida por escrito do paciente, ou de parentes próximos, quando aplicável, as informações pessoais de qualquer paciente não podem ser incluídas em qualquer parte do artigo e em qualquer material suplementar (incluindo todas as ilustrações e vídeos). Todas essas informações e dados devem ser anonimizadas e removidas antes do envio para a revista.

É responsabilidade dos autores garantir que:

A forma de consentimento por escrito cumpre cada exigência de todas as leis aplicáveis de proteção de dados e privacidade. Deve-se tomar cuidado especial com a obtenção de consentimento no que diz respeito às crianças (em particular quando uma criança tem necessidades especiais ou deficiências de aprendizagem), quando a cabeça ou rosto de um indivíduo aparece, ou quando a referência é feita ao nome de um indivíduo ou outros detalhes pessoais.

No caso de uma criança, se os pais ou responsáveis discordam sobre o uso das imagens dessa criança, então essas imagens não devem ser utilizadas. Também é importante garantir que apenas imagens de crianças em trajes adequados sejam usadas a fim de reduzir o risco de serem usadas de forma inadequada.

Mesmo que o consentimento tenha sido obtido, deve-se tomar cuidado para garantir que o retrato e a legenda do indivíduo sejam apresentados de maneira respeitosa e que não afetem negativamente esse indivíduo.

Estudos em seres humanos e animais

As pesquisas que envolvem experimentos em seres humanos devem seguir o Código de Ética da Associação Médica Mundial (Declaração de Helsinque). O manuscrito também deve estar de acordo com as Recomendações para a Elaboração, Redação, Edição e Publicação de Trabalhos Acadêmicos em Periódicos Médicos e incluir populações humanas representativas (sexo, idade e etnia) de acordo com essas recomendações. Os termos sexo e gênero devem ser usados corretamente.

O manuscrito deve conter a informação de que o consentimento informado foi obtido em experimentos envolvendo seres humanos. Os direitos de privacidade dos sujeitos de pesquisa devem sempre ser observados.

Todos os experimentos com animais devem estar em conformidade com as diretrizes ARRIVE e devem ser realizados de acordo com a Lei dos Animais (Procedimentos Científicos) do Reino Unido, 1986 e diretrizes associadas, com a Diretiva 2010/63/EU para experimentos em animais, com as orientações do National Institutes of Health para cuidado e uso de animais de laboratório (NIH Publications No. 8023, revisada em 1978) e demais orientações e legislação nacional. Os autores devem indicar claramente no manuscrito que tais diretrizes foram seguidas. O sexo dos animais deve ser indicado e, quando apropriado, a influência (ou associação) do sexo nos resultados do estudo.