Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A proposta editorial da Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais - RESDITE (ISSN 2525-9563)

é divulgar produções científicas que abordam o uso de Tecnologias Digitais da Informação e das Comunicações (TDIC) para a atuação profissional e educação na área da saúde. Tem como objetivo principal publicar contribuições importantes e novos conhecimentos relacionados ao emprego das novas tecnologias na área da saúde, enfatizando a confluência entre Educação a Distância (EaD) online e Saúde Digital.

O público-alvo é composto por profissionais multidisciplinares que trabalham e pesquisam a utilização de tecnologias, principalmente para a educação em saúde e Informática Biomédica, desde os que estão envolvidos com a produção até aqueles que as aplicam, independentemente da área de conhecimento da qual sejam oriundos. A Revista privilegia a convergência, o empreendedorismo e a inovação, vistos na perspectiva da construção coletiva do conhecimento.

A RESDITE aceita trabalhos em português, inglês e espanhol, seguindo as normas e recomendações do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (International Committee of Medical Journal Editor - ICMJE).

A RESDITE abrange as seguintes áreas temáticas:
● Aquisição, Processamento e Distribuição de Imagens na Área de Saúde;
● Avaliação em EaD em Saúde;
● Bioinformática;
● Competências Informacionais e Situações de Aprendizagem;
● Educação Não Presencial Intermediada por Tecnologia;
● Ensino a Distância (EAD) em Saúde;
● Ensino de Telemedicina e Teleinformática em Saúde;
● Formação Continuada de Trabalhadores na Saúde
● Formação Permanente de Trabalhadores na Saúde;
● Gestão e Análise Econômica em EaD online na Saúde;
● Informática Biomédica;
● Políticas de Informação em Saúde;
● Registro Eletrônico de Saúde;
● Teleprocessamento e Redes em Saúde;
● Telessaúde e Telemedicina;

Para abranger a produção científica dessas áreas temáticas, a Revista publicará Artigos Originais, Relatos de Experiência, Projetos para Aplicativos de Jogos Educacionais, Resenhas e Resumos de Teses e Dissertações. Todos os trabalhos serão avaliados conforme o modelo de avaliação por pares.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de Experiência

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Projetos para Aplicativos de Jogos Educacionais

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resumos de Teses e Dissertações

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos enviados à revista, que incluem os artigos originais, as resenhas, os relatos de experiências e os projetos de jogos e aplicativos, serão submetidos à avaliação e à aprovação de especialistas nas temáticas tratadas. Os avaliadores da Revista possuem notório saber na área do periódico e também em suas áreas específicas.

Todos os trabalhos serão encaminhados para dois avaliadores, sem a identificação dos autores e nem da instituição(ões) á(s) qual(is) pertence(m), para resguardar a imparcialidade e a impessoalidade no parecer. Após a avaliação, e se recomendados pelos avaliadores, serão encaminhados à Comissão Editorial para as providências finais quanto à publicação. Os trabalhos com divergências na avaliação pelos pares poderão ser encaminhados a outro avaliador, que arbitrará sobre a aprovação ou não do conteúdo ou sobre a necessidade de correções por parte dos autores.

O Editor da revista possui a incumbência de dirimir impasses sobre a decisão final da edição.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Normas para Publicação

NORMAS EDITORIAIS

1 – A Revista adota como normas os padrões internacionais, seguidos e recomendados pelo International Committee of Medical Journal Editor - ICMJE.

2 - Os originais serão submetidos à aprovação de especialistas reconhecidos nos temas tratados. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria ou de instituição de origem. A submissão de trabalhos deve ser feita no site da RESDITE. Clique aqui.

3 – O processo de seleção de artigos envolve avaliação de especialistas ad hoc e do Comitê Editorial, que deverá selecionar os títulos a serem publicados. No sumário do periódico, a sequência de títulos de artigos obedecerá à ordem alfabética de sobrenomes de autores.

4 – Autor(es) são pessoa(s) física(s) responsável(eis) diretamente pela criação do conteúdo intelectual ou artístico de um documento. Não confundir com colaboradores. O ICMJE recomenda critérios que baseiam a autoria dos trabalhos conforme as contribuições substanciais no processo que vai da concepção, do planejamento, da execução e da interpretação dos dados, até a elaboração do trabalho e a aprovação final da versão a ser publicada.

4.1 – Para artigos com autoria múltipla, é necessário informar a ordem de apresentação dos autores e declaração de cada um autorizando a publicação. Nesses casos, solicitamos a designação de um autor responsável pelo contato com a Revista para tratar dos assuntos pertinentes à submissão do trabalho.  

5 – Os originais serão publicados em língua portuguesa, espanhola ou inglesa. Só serão aceitos para publicação trabalhos inéditos e estes não deverão ter sido enviados simultaneamente para publicação em outro periódico.

6 – A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo e o mérito dos autores, bem como o sentido do texto. As provas finais não serão enviadas aos autores.

7 – Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita à autorização expressa do Comitê Editorial da Revista.

8 – As opiniões emitidas pelos autores dos artigos bem como os conceitos ou os resultados emitidos em trabalhos enviados para publicação são de sua exclusiva responsabilidade. Os autores devem ainda se certificar de que os trabalhos estejam desprovidos de qualquer conflito de interesse ou interesse pessoal/comercial.

8.1 - No caso de trabalhos realizados com apoio ou financiamento de agências financiadoras ou empresas, estas devem ser devidamente mencionadas em cada trabalho.

9 – A revista classificará as colaborações de acordo com as seguintes seções:

9.1 - Artigos originais: A seção engloba textos originais e com contribuições significativas, que contenham relatos completos de estudos ou pesquisas concluídas, matérias de caráter opinativo, revisões da literatura e colaborações assemelhadas.

9.1.1 - Recomenda-se que pesquisas envolvendo seres humanos e animais identifiquem o número do protocolo de aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) ou equivalente da instituição à qual o estudo está vinculado. O número de identificação deve ser exposto ao final do resumo do trabalho.

9.2 - Relatos de experiências: Compreende comunicações e descrições de atividades realizadas por sistemas, serviços ou unidades de educação em saúde com uso de tecnologias.

9.3 - Projetos de jogos e aplicativos: Apresenta os projetos pedagógicos e tecnológicos de jogos e aplicativos usados para a educação em saúde.

9.4 - Resenhas: Compreende análises críticas de livros, periódicos recentemente publicados, dissertações e teses.

9.5 - Resumos de teses e dissertaçõesCompreende os resumos das teses e dissertações defendidas com o intuito de divulgar as pesquisas desenvolvidas por programas de pós-graduação no Brasil e em outros países.

9.5.1 - A estrutura dos trabalhos pode ser consultada nos subitens 24 e 25 ou no layout modelo da revista.

10 - Formatos: O texto deve estar gravado em formato Microsoft Word ou Libre Office Writer, desde que não ultrapasse 2MB. Os metadados deverão ser preenchidos com o título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), último grau acadêmico, instituição em que trabalha (m), endereço postal, telefone, fax ou correio eletrônico.

11 - Tamanho: A extensão máxima do material enviado será a seguinte: artigos, de 10 a 15 laudas; relatos de experiências, de 8 a 10 laudas; projetos de jogos e aplicativos, de 8 a 10 páginas; resenhas, de 3 a 5 laudas; resumos de teses e dissertações, de 250 a 500 palavras.

12 - Título do trabalho: O título deve ser breve e suficientemente específico e descritivo, acompanhado de sua tradução para o inglês.

12.1 - A página do título, primeira de cada trabalho, deve conter: (1) nome completo de todos os autores, com o mais elevado título acadêmico e afiliação institucional de cada um; (2) nome da(s) instituição(ões) onde o trabalho foi desenvolvido; e (3) identificação de financiamentos, patrocínios, assistência recebida e conflito de interesse, caso houver. (4) nome e instituição de origem do autor responsável, em caso de mais de um autor (ver modelo-layout do trabalho).

13 - Resumo: Deve ser elaborado um resumo informativo com até 200 palavras para os artigos originais e para os relatos de experiência, contendo objetivo, método, resultado e conclusão. Para os projetos dos jogos e aplicativos, os resumos devem ser igualmente de até 200 palavras, contendo as propostas pedagógica e tecnológica.

14 - AbstractDeve ser uma tradução do resumo em português/espanhol para o inglês;

14.1 - Resumo e Abstract devem seguir, preferencialmente, a seguinte estrutura: introdução; objetivo; método; resultados e conclusão.

15 - Recomenda-se a utilização de até 3 (três) descritores para as palavras-chave e keywords em inglês, após o resumo e ao abstract, respectivamente, conforme padronização nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) (http://www.bireme.br) e no Medical Subject Headings do Index Medicus (MeSH).

15.1 - Em casos de trabalhos que envolvam pesquisas com seres humanos e animais, solicita-se o número do protocolo de aprovação pelo CEP no final do resumo, conforme indicado no subitem 8.1.1.

16 - Agradecimentos: Agradecimentos a auxílios recebidos para a elaboração do trabalho deverão ser mencionados no final do artigo.

17 - Notas: Notas contidas no artigo devem ser indicadas com um asterisco imediatamente depois da frase a que dizem respeito. As notas deverão vir no rodapé da página correspondente. Também poderão ser adotados números para as notas junto com asteriscos em uma mesma página, e nesse caso as notas com asteriscos antecedem as notas com número, não importando a ordem dessas notas no texto.

18 - Apêndices: Apêndices podem ser empregados no caso de listagens extensivas, estatísticas e outros elementos de suporte.

19 - Figuras e tabelas: Figuras e tabelas devem ser numeradas (com algarismos arábicos) de modo consecutivo, ou seja, na ordem em que são citadas no texto. As figuras devem ter uma legenda na sua parte inferior e as tabelas precisam trazer um título breve e explicativo na sua parte superior. Quaisquer abreviações feitas em tabelas, devem ser colocadas em notas de rodapé.

19.1 - São consideradas figuras: fotografias, gráficos, quadros e desenhos. Todas devem ser referidas no texto. É imprescindível que cada imagem esteja com 400 DPIs (dots perinch = pontos por polegada) óticos para submissão, além de nos formatos Jpeg, jpg, png. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte.

20 - Referências: Comece a listagem das referências em uma página separada, logo após os Agradecimentos, caso houver.

20.1 - A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto são da responsabilidade do autor. Informação oriunda de comunicação pessoal, trabalhos em andamento ou não publicados não devem ser incluídos na lista de referências, mas indicados em nota de rodapé da página onde forem citados.

20.2 - As referências devem ser predominantemente de trabalhos publicados nos últimos cinco anos. Todas devem ser numeradas de forma consecutiva na ordem em que são citadas pela primeira vez no trabalho (não na ordem alfabética), conforme as normas de Vancouver, Normas para Manuscritos Submetidos às Revistas Biomédicas - ICMJE.

21 - Por recomendação das normas internacionais, os trabalhos podem conter citações indiretas e diretas (com aspas) no corpo do texto, sem recuos específicos no caso das citações diretas. Cada citação deve trazer um número sobrescrito que indique a referência utilizada, na ordem em que aparecem no texto. Esse mesmo número indicará a ordem da referência na lista de referências que vem ao final do trabalho.

Confira exemplos de como fazer as referências e as citações adequadamente: Karen Patrias; Dan Wendling, Technical Editor.National Library of Medicine, National Institutes of Health Bethesda (MD): National Library of Medicine (US); 2007-.Copyright and Permissions