O uso da internet e do lúdico como ferramentas para a educação em saúde nas orientações perioperatórias

Autores

  • Alexsandra Saul Rorato Universidade Federal de Santa Maria-UFSM,Hospital Universitário de Santa Maria(HUSM)
  • Suzinara Beatriz Soares de Lima Centro de Ciência da Saúde – Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Lidiana Dutra Silveira Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria
  • Arthur Saul Santiago Sistema para internet| Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Objetivo: apresentar um relato de experiência do processo de elaboração de uma matriz de competência em informática em Enfermagem para enfermeiros iniciantes nessa prática. Método: Foi adotado o referencial de competências de Staggers, Gassert e Curran (2002) e de Gonçalves (2013).  11 competências de enfermeiros iniciantes referentes à categoria “conhecimentos em informática” foram selecionadas e relacionadas a 17 objetivos educacionais específicos e respectivo conteúdo programático disposto em quatro módulos. Resultados: Para melhor visualização das relações entre competências, objetivos, conteúdos e módulos foi elaborado um mapa mental, o qual subsidiou a proposta de plano de curso baseado em competências em informática em Enfermagem. Esse plano de curso contempla um conteúdo programático focado no conhecimento em informática aplicado à prática profissional do enfermeiro. Conclusões: O processo de elaboração da matriz, o qual incluiu a análise com outros referenciais teóricos sobre competências em informática em Enfermagem, apresenta resultados que contribuem para implementação de disciplinas de Informática em Enfermagem baseados em competências, nos cursos de graduação em Enfermagem.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexsandra Saul Rorato, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM,Hospital Universitário de Santa Maria(HUSM)

Enfermeira graduada pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira (FACEM), bacharelado e licenciatura, em 1994. Possui pós-graduação em Saúde Coletiva pelo Centro Universitário Franciscano em 1998. Atualmente aluna de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado em Enfermagem. É docente no Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA). Integrante do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem, linha de pesquisa Gestão e Atenção em Saúde e Enfermagem, do Departamento de Enfermagem, da Universidade Federal de Santa Maria. 

Suzinara Beatriz Soares de Lima, Centro de Ciência da Saúde – Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), Especialização em Administração dos Serviços de Enfermagem (1996) pelo Centro Universitário Franciscano. Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e Doutorado na Escola de Enfermagem Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Pós-Doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina - Grupo GEPADES (Laboratório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação em Políticas e Gestão do Cuidado e da Educação em Enfermagem e Saúde). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria e Chefe da Divisão de Enfermagem do Hospital Universitário de Santa Maria/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Lidiana Dutra Silveira, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira Graduada pela Universidade Franciscana-UFN (2008), Mestra em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria-PPGENF/UFSM, é Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde pela Universidade Federal de Santa maria-UFSM, Especialista em Saúde Coletiva com Ênfase em Estratégia da Saúde da Família-ESF pela FACISA/SC, Especialista em Formação Formação Pedagógica para Docentes da Educação Profissional Técnica e Tecnológica em Ambiente, Saúde e Segurança-FACISA/SC e Especialista em Docência Universitária pela Universitária pela Universidade Regional de Buenos Aires-UTN/BA. Atua como Professora Substituta do curso de Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM. 

Arthur Saul Santiago, Sistema para internet| Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmico da Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

Perrando MS, Beuter M, Brondani CM, Roso CC, Santos TM, Predebon GR. O preparo pré-operatório na ótica do paciente cirúrgico. Rev Enferm UFSM. 2011; 1(1):61-70..

Giron MN, Berardinelli LMM, SantosS FHE. O acolhimento no centro cirúrgico na perspectiva do usuário e a política nacional de humanização. Rev enferm UERJ. 2013; 21:766-71.

Barbosa AC, Terra FS, Carvalho JBV. Humanização asistencial ao paciente no perioperatório. Rev enferm UERJ, Rio de Janeiro, 2014 set/out; 22(5):699-704.

Silva JP, GaranhaniI ML. O significado do cuidado perioperatório para a criança cirúrgica. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2011 abr/jun;13(2):259-68.

Garcia SD, Garanhani ML, Tramontini CC, Vannuchi MTO. O significado do cuidado perioperatório para o idoso. Rev Enferm UFSM. 2014; 4(1):55-66

Costa, V de S F Rev. SBPH vol.13 no.2, Rio de Janeiro - Julho/dez. – 2010.

Silvestre et al. Uso da internet pelos pacientes como fonte de informação em saúde e a sua influência na relação médico-paciente. Revista da AMRIGS, Porto Alegre, 56 (2): 149-155, abr.-jun. 2012.

Moretti, FA. Acesso a informações de saúde na internet: uma questão de saúde pública? Rev Assoc Med Bras 2012; 58(6):650-658.

ASCARI. RA. et al. Percepções do paciente cirúrgico no período pré-operatório acerca da assistência de enfermagem. Rev enferm UFPE [on line]. Recife, 7(4):1136-44, abr., 2013.

Birrer, J. A. et al. Avaliação das orientações pré-operatórias prestadas a clientes da unidade de clínica cirúrgica do Hospital Universitário de Santa Maria (UFSM). Biblioteca Lascasas, 2012. Disponível em: <http://www.indexf.com/lascasas/documentos/lc0676.php>. Acesso em 1 mar. 2017.

Dissen, C. M. et al. Educação em saúde no pré-operatório: uma vivência de acadêmicas de enfermagem. Revista Contexto e Saúde, Ijuí v. 10. n. 20. Jan./Jun. 2011.

Downloads

Publicado

2017-03-20