Inclusão digital como fator de acesso à informação: perspectivas para o letramento digital
Resumo
Introdução: O texto apresenta a importância da inclusão digital atrelada ao poder de acesso e uso da informação em tempos de cibercultura. Método: Em termos metodológicos, a pesquisa envolveu essencialmente levantamento bibliográfico em bases de dados da área de Ciências Sociais Aplicadas. Resultado: Evidencia-se a importância do letramento digital para a construção e desenvolvimento de um sujeito incluído digitalmente na Sociedade da Informação, demonstrando a necessidade de competências que mobilizem conhecimentos para uma interação informacional eficaz. Conclusão: A partir desse quadro contextual, este artigo pretende contribuir com a discussão em torno dos temas Inclusão Digital, Letramento, Letramento Digital para o acesso informacional.
Downloads
Referências
Lévy, P. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.
ChartierR, R. Do códex à tela: as trajetórias do escrito. In: CHARTIER, R.A ordem dos livros:leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília, DF: UnB, 1994. p. 95-111.
Soares, Magda. Novas Práticas de Leitura e escrita: Letramento na Cibercultura. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002.
Castells, Manuel. A sociedade em Rede. 10. ed. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2007.
Takahashi, Tadao. Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), 2000.
Le Coadic, Yves-François. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.
Kleiman, A. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995, p. 15-61.
Quevedo, H. F. Ler é nossa função essencial (ou não?). In: Leitura e animação cultural: repensando a escola e a biblioteca. Passo Fundo, RS. UPF editora, 2002.
Tfouni, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização. São Paulo: Cortez, 1997
Ramal, A.C. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Braga, D.B. Hipertexto: questões de produção e de leitura. Instituto de Estudos da Linguagem. Universidade de Campinas. Estudos Lingüísticos XXXIV,
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.