Produção de vídeo educacional: modelo interativo usando o PBL

Autores

  • Sergio Ricardo Fernandes Araujo Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte/UFRN
  • Lara Valeska de Medeiros Rocha Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte/UFRN
  • André Matheus de Souza Veleda Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte/UFRN
  • Michelline do Vale Maciel Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte/UFRN
  • João Firmino Rodrigues Neto Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte/UFRN

Resumo

Introdução: Atualmente, com as constantes mudanças macroeconômicas e tecnológicas, a educação está passando por alterações para além da sala de aula, como por exemplo, a criação de conteúdos de mídia na internet. Essa mudança é influenciada em grande parte pelas tendências tecnológicas e pedagógicas, destacando a facilidade de acesso da internet em todo o mundo e um aumento no número de usuários mobile. Neste cenário, pesquisas mostram que a ferramenta de vídeo melhora a qualidade e a experiência de aprendizagem do usuário. Muitos conteúdos educacionais em vídeo abordam os temas de forma tradicional. No entanto, pode-se dizer que é escasso o uso de vídeos educacionais que usam o método Problem Based Learning (PBL). Objetivo: Desenvolver videoaulas na área da infectologia, usando como base um problema e usufruindo do método PBL para apresentar os temas aos alunos de forma integrada e prática. Métodos: Foi construído um caso clínico sobre endocardite infecciosa, e que possuísse elementos para a discussão da microbiologia do agente infeccioso, imunologia e tratamento farmacológico. Um roteiro foi produzido e nele constava o diálogo dos alunos e o que seria exibido, além disso, foi planejado como seria o plano de fundo, as informações passadas, a forma de passa-las, o tempo do vídeo, assim como o ângulo da câmera e a posição do microfone. As falas também foram escritas objetivando introduzir naturalidade e descontração nas informações relevantes. Os esquemas, foram todos elaborados pelos estudantes, com base em seus estudos individuais. Optamos por gravar áudio e vídeo separadamente, transmitir apenas as mãos dos estudantes e passar os esquemas desenhados em papel usando um fundo branco. Resultados: Para construir o caso clínico e o roteiro, foi necessária uma extensa busca bibliográfica por meio de livros e tratados que dessem informações com alta credibilidade sobre o assunto, as informações tiveram de ser colocadas em uma ordem lógica semelhante à vista em livros de medicina interna para que fosse obtido um maior nível de compreensão por parte do espectador. As falas também foram escritas com o intuito de introduzir natural e descontraidamente informações relevantes, sejam elas técnicas ou não, bem como para melhorar a transição entre os assuntos. Os esquemas, foram todos elaborados antes pelos monitores tendo por meta trazer as informações técnicas para um plano imagético e mais amigável para que o espectador tivesse maior facilidade de entender o assunto transmitido. Conclusões: A produção de vídeos com fins educativos propicia a conversão do conteúdo estático dos livros em dinâmicos, pode ter uma abrangência muito grande, produz de certa forma um legado, deixando um conteúdo dialogado registrado para ser exibido quando e onde quiser além de ser um material de baixo custo que gera uma produtividade cognitiva comparado a poucos materiais didáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Ricardo Fernandes Araujo, Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte/UFRN

Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte, curso de medicina, área farmacologia

Lara Valeska de Medeiros Rocha, Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte/UFRN

Estudante de medicina da EMCM - 4o. Periodo

André Matheus de Souza Veleda, Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte/UFRN

Estudante de medicina da EMCM - 6o. Periodo

Michelline do Vale Maciel, Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte/UFRN

Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte/UFRN, área microbiologia a parasitologia

João Firmino Rodrigues Neto, Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte/UFRN

Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte/UFRN, área imunologia

Referências

Schmid RF, Bernard RM, Borokhovski E, Tamim RM, Abrami PC, Surkes MA, et al. The effects of technology use in postsecondary education: A meta-analysis of classroom applications. Comput Educ. 2014 Mar 1;72:271–91.

Kay RH. Exploring the use of video podcasts in education: A comprehensive review of the literature. Comput Hum Behav. 2012 May;28(3):820–31.

Moore WA, Smith AR. Effects of video podcasting on psychomotor and cognitive performance, attitudes and study behaviour of student physical therapists. Innov Educ Teach Int. 2012 Nov 1;49(4):401–14.

Lloyd SA, Robertson CL. Screencast Tutorials Enhance Student Learning of Statistics. Teach Psychol. 2012 Jan 1;39(1):67–71.

Rackaway C. Video Killed the Textbook Star? Use of Multimedia Supplements to Enhance Student Learning [Internet]. Rochester, NY: Social Science Research Network; 2010 Feb [cited 2017 Jun 19]. Report No.: ID 1547142. Available from: https://papers.ssrn.com/abstract=1547142

Hsin W-J, Cigas J. Short Videos Improve Student Learning in Online Education. J Comput Sci Coll. 2013 May;28(5):253–259.

Sweller J. Cognitive Load During Problem Solving: Effects on Learning. Cogn Sci. 1988 Apr 1;12(2):257–85.

Sweller J. Cognitive technology: Some procedures for facilitating learning and problem solving in mathematics and science. J Educ Psychol. 1989;81(4):457–66.

Sweller J. Cognitive load theory, learning difficulty, and instructional design. Learn Instr. 1994 Jan 1;4(4):295–312.

Jong T de. Cognitive load theory, educational research, and instructional design: some food for thought. Instr Sci. 2010 Mar 1;38(2):105–34.

Ibrahim M, Antonenko PD, Greenwood CM, Wheeler D. Effects of segmenting, signalling, and weeding on learning from educational video. Learn Media Technol. 2012 Sep 1;37(3):220–35.

Guo PJ, Kim J, Rubin R. How Video Production Affects Student Engagement: An Empirical Study of MOOC Videos. In: Proceedings of the First ACM Conference on Learning @ Scale Conference [Internet]. New York, NY, USA: ACM; 2014. p. 41–50. (L@S ’14). Available from: http://doi.acm.org/10.1145/2556325.2566239

Mayer RE. Applying the science of learning: evidence-based principles for the design of multimedia instruction. Am Psychol. 2008 Nov;63(8):760–9.

Revising the Redundancy Principle in Multimedia Learning [Internet]. [cited 2017 Jun 15]. Available from: https://www.researchgate.net/publication/232540768_Revising_the_Redundancy_Principle_in_Multimedia_Learning

Zhang D, Zhou L, Briggs RO, Nunamaker JF. Instructional video in e-learning: Assessing the impact of interactive video on learning effectiveness. Inf Manage. 2006 Jan 1;43(1):15–27.

Vural OF. The Impact of a Question-Embedded Video-Based Learning Tool on E-Learning. Educ Sci Theory Pract. 2013;13(2):1315–23.

Downloads

Publicado

2017-08-29