Avaliação de aplicativo sobre imunização: estudo piloto no ensino superior
Resumo
Introdução: O conteúdo referente a imunização é extenso, sendo necessário utilizar novas estratégias para motivar o aluno. Jogos educativos são utilizados como uma ferramenta para facilitar o processo ensino-aprendizagem. Objetivo: Avaliar um jogo educativo (aplicativo para Android) denominado Immunitates, na percepção de estudantes e egressos do curso de graduação em enfermagem. Método: Estudo descritivo transversal, realizado com 21 estudantes e egressos do curso de enfermagem de uma universidade pública de Brasília, em novembro de 2016. A coleta de dados foi mediante um instrumento para avaliação de jogos educacionais proposto por Savi, Wangenheim, Ulbricht e Vanzin, em uma escala tipo Likert. A análise de dados ocorreu por estatística descritiva simples e distribuição de frequência. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa e todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Resultados: O jogo obteve adequada avaliação conseguindo índice de concordância maior que 80% em 18 dos 20 itens avaliados. Conclusão: O uso de jogos educativos na enfermagem auxilia o estudante no processo ensino-aprendizagem e é uma maneira prazerosa e criativa de revisar conteúdos já estudados. Neste sentido, entendemos que o jogo “Immunitates” é uma tecnologia inovadora no ensino de Imunização no ensino superior em Enfermagem.
Downloads
Referências
Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de rede de frio do programa nacional de imunizações. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. [Citado em 31 out 2016]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoe s/manual_rede_frio4ed.pdf
Brasil. Lei Nº 6259 de 30 de outubro de 1975. Dispõe sobre a organização das ações de Vigilância Epidemiológica, sobre o Programa Nacional de Imunizações, estabelece normas relativas à notificação compulsória de doenças, e dá outras providências. Brasília, 2014. [Citado em 31 out 2016]. Disponível em: http://www.camara.gov.br/sileg/integras/ 227031.pdf
Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de normas e procedimentos para vacinação. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. [Citado em 31 out 2016]. Disponível em: http://www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/ - 01VACINA/manual_procedimentos_201 4.pdf
Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). Resolução Nº 0458 de 29 de julho de 2014. Normatiza as condições para Anotação de Responsabilidade Técnica pelo Serviço de Enfermagem e define as atribuições do Enfermeiro Responsável Técnico. Brasília, 2014. [Citado em 31 out 2016]. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofenno-04582014_25656.html
Silva CRC, Silva Júnior CAB, Sousa GC, Gomes YCP, Farias AMP, Gurgel JMM. O Lúdico na Química: a influência dos jogos químicos no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do ensino médio. 5º Encontro Regional de Química e 4° Encontro Nacional de Química. 2015. Blucher Chemistry Proceedings; 3(1): 1-9. [Citado em 12 nov 2016]. Disponível em: http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east1.amazonaws.com/chemistryproceedings/ 5erq4enq/eq14.pdf
Peddle, M. Simulation gaming in nurse education; entertainment or learning?. Nurse Educ Today. 2011; 7(31): 647-9. [Citado em 02 nov 2016]. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21 247670
Stanley D, Latimer K. ‘The Ward’: A simulation game for nursing students. Nurse Educ Pract. 2011; 11(1): 20-5. [Citado em 02 nov 2016]. Disponível em: http://www.nurseeducationinpractice.com /article/S1471-5953(10)00089-2/abstract
Geck, C. The generation Z connection: teaching information literacy to the newest net generation. Teacher Librarian. 2006; 3(33): 19-23. [Citado em 02 nov 2016]. Disponível em: http://connection.ebscohost.com/c/articles /19832337/generation-z-connectionteaching-information-literacy-newest-netgeneration
Vianna HM. Testes em Educação. São Paulo: IBRASA; 1976.
Savi R, Wangenheim CG, Ulbricht V, Vanzin T. Proposta de um Modelo de Avaliação de Jogos Educacionais. Renote. 2010; 3(8). [Citado em 02 nov 2016] Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote /article/view/18043/10630
Khatoon B, Hill KB, Walmsley AD. Can we learn, teach and practice dentistry anywhere, anytime? Br Dent J 2013; 215(7): 345-7. [Citado em 02 nov 2016]. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24 113956
Oliveira MS, Fernandes AFC, Sawada A. Manual educativo para o autocuidado da mulher mastectomizada: um estudo de validação. Texto & Contexto Enferm. 2008; 17(1): 115-23. [Citado em 11 nov 2016]. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sc i_arttext&pid=S0104- 07072008000100013
Moreira APA, Sabóia VM, Camacho ACLF, Daher DV, Teixeira E. Jogo educativo de administração de medicamentos: um estudo de validação. Rev Bras Enferm. 2014; 67(4): 528-34. [Citado em 13 nov 2016]. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sc i_arttext&pid=S0034- 71672014000400528
Joaquim FL, Camacho ACLF. O uso de jogos como estratégia de ensino: relato de experiência. Rev Enferm UFPE on line. 2014; 8(4): 1081-4. [Citado em 31 out 2016]. Disponível em: http://www.revista.ufpe.br/revistaenferma gem/index.php/revista/article/download/5 892/8949
Simpson DP. Cassell’s Latin Dictionary. Londres: Bloomsbury Publishing; 2000. Immunitas; 263
Brasil. Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde, RESOLUÇÃO Nº 466, de 12 de dezembro de 2012, que trata de pesquisas em seres humanos e atualiza a Resolução 196. Brasília, 2012 [Citado em 31 out 2016]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/ cns/2013/res0466_12_12_2012.html
Sowan AK, Idhail JA. Evaluation of an interactive web-based nursing course with streaming videos for medication administration skills. Int J Med Inform. 2014; 83(8): 592-600. [Citado em 12 nov 2016]. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24 930589
Wattanasoontorn V, Boada I, García R, Sbert M. Serious games for health. Entertain Comput. 2013; 4(4): 231-47. [Citado em 12 nov 2016]. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/arti cle/pii/S1875952113000153
Graafland M, Schraagen JM, Schijven MP. Systematic review of serious games for medical education and surgical skills training. Br J Surg. 2012; 99(10): 1322- 30. [Citado em 11 nov 2016]. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.100 2/bjs.8819/abstract?
Dutile C, Wright N, Beauchesne M. Virtual clinical education: going the full distance in nursing education. Newborn Infants Nurs Rev. 2011; 11(1): 43-8. [Citado em 11 nov 2016]. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/arti cle/pii/S1527336910001765
Sweigart L, Burden M, Carlton KH, Fillwalk J. Virtual Simulations across curriculum prepare nursing students for patient interviews. Clin Simul Nurs. 2014; 10(3): 139-45. [Citado em 13 nov 2016]. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/arti cle/pii/S187613991300234X
Fernandes AKC, Ribeiro LM, Brasil GC, Magro MCS, Hermann PRS, Ponce de Leon CGRM, Viduedo AFS, Funghetto SS. Simulação como estratégia para o aprendizado em pediatria. EME - Rev Min Enferm. 2016; 20(e976):1-8. Disponível em: http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/1 112
Costa PB, Prado C, Oliveira LFT, Peres HHC, Massarollo MCKB, Fernandes MFP, Leite MMJ, Freitas GF. Fluência digital e uso de ambientes virtuais: caracterização de alunos de enfermagem. Rev Esc Enferm USP. 2011; 45(Esp): 1589-94. [Citado em 12 nov 2016]. Disponível em: ttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci _arttext&pid=S0080- 62342011000700008
Rodrigues e Silva FA, Alves Junior JV, Travassos LCP, Carmo PTES. A importância das novas tecnologias no processo ensino aprendizagem. Rev Tecer. 2012; 1(1): 13-9. [Citado em 11 nov 2016]. Disponível em: https://doaj.org/article/0f954efbbed24922 ac902f0c8d63ddd3
Kantar Worldpanel [Internet]. Android vs. iOS. [Citado em 29 jan 2018]. Disponível em: https://www.kantarworldpanel.com/globa l/smartphone-os-market-share/
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.