Avaliação de aplicativo sobre imunização: estudo piloto no ensino superior

Autores

  • Isabela Dantas de Araujo Lima Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília, Brasil
  • Casandra Genoveva Rosales Martins Ponce de Leon Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília, Brasil
  • Laiane Medeiros Ribeiro Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília, Brasil
  • Silvana Schwerz Funghetto Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília, Brasil
  • Anna Carolina Martins Faleiros Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília, Brasil
  • Flávia Simões de Ataíde
  • Laíse Escalianti Del Alamo Guarda Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Universidade de Brasília, Brasil
  • Géssica Borges Vieira Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Universidade de Brasília, Brasil

Resumo

Introdução: O conteúdo referente a imunização é extenso, sendo necessário utilizar novas estratégias para motivar o aluno. Jogos educativos são utilizados como uma ferramenta para facilitar o processo ensino-aprendizagem. Objetivo: Avaliar um jogo educativo (aplicativo para Android) denominado Immunitates, na percepção de estudantes e egressos do curso de graduação em enfermagem. Método: Estudo descritivo transversal, realizado com 21 estudantes e egressos do curso de enfermagem de uma universidade pública de Brasília, em novembro de 2016. A coleta de dados foi mediante um instrumento para avaliação de jogos educacionais proposto por Savi, Wangenheim, Ulbricht e Vanzin, em uma escala tipo Likert. A análise de dados ocorreu por estatística descritiva simples e distribuição de frequência. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa e todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Resultados: O jogo obteve adequada avaliação conseguindo índice de concordância maior que 80% em 18 dos 20 itens avaliados. Conclusão: O uso de jogos educativos na enfermagem auxilia o estudante no processo ensino-aprendizagem e é uma maneira prazerosa e criativa de revisar conteúdos já estudados. Neste sentido, entendemos que o jogo “Immunitates” é uma tecnologia inovadora  no ensino de Imunização no ensino superior em Enfermagem. 

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Biografia do Autor

Isabela Dantas de Araujo Lima, Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília, Brasil

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciências e Tecnologias da Saúde, pela Universidade de Brasília - Faculdade de Ceilândia (UnB - FCE). Possui graduação em Enfermagem pela UnB - FCE (2016). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em enfermagem e tecnologias educacionais. 

Casandra Genoveva Rosales Martins Ponce de Leon, Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília, Brasil

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2004) e Pós-Graduação - Mestrado em Enfermagem Fundamental pela Universidade Federal da Paraíba (2006. Iniciando o Doutorado em Agosto de 2018 pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade de Brasília, na temática da simulação em saúde, com foco na pediatria. Foi Professora e Pesquisadora no Centro Universitário Unieuro, em Brasília-DF. Atualmente atuo como Professora Assistente na Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasilia-FCE/UnB. 

Laiane Medeiros Ribeiro, Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília, Brasil

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte /UFRN (2000-2004), Mestre em Enfermagem pela UFRN (2005-2007) e Doutor em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP (2009-2013). Atualmente é Professor Adjunto III do Curso de Enfermagem da Universidade de Brasília, campus Ceilândia, na disciplina de Cuidado Integral à Saúde da Mulher e da Criança. Docente do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade de Brasília e Membro da comissão de Pós Graduação do mesmo programa.

Silvana Schwerz Funghetto, Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília, Brasil

Possui graduação em Enfermagem pelas Faculdades Franciscanas (1997), especialização em Cuidados Intensivos Neonatal, Pediátrico e Adulto em Enfermagem pelo Centro Universitário Franciscano, Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2014). Avaliador do BASIs (INEP), pelo Sistema Nacional Educação Ensino Superior nas modalidades Autorização de Cursos de Graduação , Reconhecimentos de Cursos e Renovação de Reconhecimentos de Cursos. Atualmente é docente do curso de Enfermagem da UnB/FCE, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde da Universidade de Brasilia.

Anna Carolina Martins Faleiros, Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília, Brasil

Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008) e graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema pelo Instituto Federal Goiano (2008). Mestre em Enfermagem e Trabalho na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (2011), na linha de pesquisa Informação e Comunicação em Saúde e Enfermagem. Doutora em Ciências da Saúde pela UNICAMP (2015), na linha de pesquisa Informação e Comunicação em Saúde e Enfermagem. Professora Adjunta A na Universidade de Brasília, Campus Ceilândia na área de Gerenciamento do Cuidado em Saúde.

Flávia Simões de Ataíde

Game designer.

Laíse Escalianti Del Alamo Guarda, Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Universidade de Brasília, Brasil

Mestre em Enfermagem pela Universidade de Brasília, UnB (2018). Bacharel em Enfermagem pela Faculdade de Dracena (2008). É especialista em Enfermagem do Trabalho pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí, (2009). 

Géssica Borges Vieira, Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Universidade de Brasília, Brasil

Bacharel em Enfermagem pela Universidade de Brasília/Faculdade de Ceilândia (2013), Especialista em Neonatologia pela FEPECS/SES/DF/HMIB (2016), Licenciatura pelo Instituto Ícone (2017) e Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/Universidade de Brasília (2018).

Referências

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Publicado

2018-06-25