Metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem: construção de jogo educativo abordando a assistência de enfermagem ao puerpério

Autores

  • Maria Evilene Macena de Sousa Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza
  • Uly Reis Ferreira Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza
  • Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza

Resumo

Introdução: Na busca de uma alternativa para aprimorar o método de ensino do conteúdo sobre Assistência de enfermagem ao puerpério, criou-se um jogo educativo sobre tal conteúdo, para ser utilizado como uma tecnologia educacional. Objetivo: Descrever a construção de um jogo educativo sobre assistência de enfermagem ao puerpério. Método: Estudo metodológico com abordagem descritiva. A construção do jogo ocorreu no primeiro semestre do ano de 2016. Foi elaborado por monitoras da disciplina Processo de Cuidar da Saúde da Mulher de uma faculdade privada do município de Fortaleza. Resultados: Pode-se observar a importância da utilização do lúdico como forma de aprimorar a assimilação do conteúdo ministrado em sala de aula à medida que os alunos verbalmente expressavam que o uso de jogos educativos estimulava a participação. A partir de tais observações, as monitoras sentiram-se incentivadas a buscar novas formas de auxílio ao aluno nos encontros de monitoria. Conclusões: Infere-se que os jogos apresentam-se como relevantes formas de TDIC, promovendo um vasto conhecimento, aliados a dinâmica e a diversão, os alunos aprendem e se divertem, tornando-se mais participativos. Tal processo ainda encontra-se em construção, sendo necessários mais estudos que abordem o impacto da implementação dessas novas formas de aprendizagem no ensino da graduação.

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Biografia do Autor

Maria Evilene Macena de Sousa, Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza

Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

Uly Reis Ferreira, Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza

Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques, Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza

Enfermeira graduada pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (2010). Doutora em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde/PPCCLIS/ UECE (2014-). Mestre em Saúde Pública/Faculdade de Medicina/UFC (2012).Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2007). Especialista em Vigilância Sanitária pelo Instituto de Pós-Graduação da Faculdade Ateneu(2012).Docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário Fametro-Unifametro. 

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Publicado

2018-11-27