Procedimentos da gestão documental aplicados no arquivo de prontuários dos pacientes do hospital universitário da Universidade Federal de Santa Catarina

Autores

  • Rosane Oribka Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Aldine do Socorro Corrêa Cruz Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Eliana Maria Dos Santos Bahia Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Resumo

Introdução e objetivo: este artigo apresenta os procedimentos da gestão documental aplicados ao arquivo de prontuários dos pacientes do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (HU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), resultado de aulas práticas com estudantes do Curso de Arquivologia da disciplina CIN 7120 – Documentação em Unidades de Saúde direcionada à organização, acesso e uso de informação. Como complemento, foi realizado um levantamento bibliográfico para identificar fatores arquivísticos que contribuem para a gestão documental do Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME). Método: para a pesquisa, procedeu-se a revisão da literatura com abordagem qualitativa com vistas à construção de uma base teórica, referente à informação na saúde pública. Resultado: o resultado do estudo manifesta a compreensão dos fatores arquivísticos que contribuem para a gestão documental nos arquivos médicos, como relevante fonte de informação para o conhecimento e desenvolvimento científico na área da saúde. Conclusão: Por fim, percebeu-se os benefícios proporcionados pelas técnicas arquivísticas quanto à organização e recuperação da informação o que, consequentemente, auxilia no aprimoramento dos serviços desenvolvidos na unidade de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosane Oribka, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) 2017. Arquivista graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) 2015. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisas e Estudos em Arquivos Contemporâneos - NUPEAC (CNPq/UFSC).

Aldine do Socorro Corrêa Cruz, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Eliana Maria Dos Santos Bahia, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora pela Universidad Carlos III de Madrid- Espanha (2016). Atua desde (1993) professora da Universidade Federal Santa Catarina no Centro de Ciência da Educação no Departamento de Ciência da Educação, professora associada II. Experiência na área de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação.

Referências

Carli DT, Fachin GRB. A Lei de Acesso à Informação e a gestão de documentos. Biblios: Journal of Librarianship and Information Scienc. 2017; 66:47-59.

Valentim MLP. Gestão documental em ambientes empresariais. In: Valentim MLP. (Org.). Estudos avançados em Arquivologia. [Internet] 2012 [Acesso em 15 jan 2018]. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/estudos_avancados_arquivologia.pdf.

Santos Neto JA, Santos RP. A gestão de documentos nos arquivos acadêmicos e a portaria MEC n°. 1.224/2013. Inf. Prof., Londrina. [Internet] 2015; 4(1): 82-103. [Acesso em 5 jan 2018]. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/23398

Conselho Nacional de Arquivos (BR). Câmara técnica de documentos Eletrônicos e-ARQ Brasil. Rio de Janeiro, RJ, 2017.

Arquivo Nacional (BR). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: O Arquivo, 2005. (Publicações técnicas-AN, n. 51) [Acesso em 05 dez. 2017] Disponível em: http://www.arquivonacional.gov.br/download/dic_term_arq.pdf.

Ministério da Saúde (BR). Secretaria Executiva. Política Nacional de Informação e Informática em Saúde: proposta versão 2.0. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2018.

Brasil. Lei n. 8.159, de 08 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. [Acesso em 06 jan 2018]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8159.htm.

Duarte Z. Arquivo e arquivista: conceituação e perfil profissional. Revista da Faculdade de Letras: ciências e técnicas de patrimônio. 2006. 5(6): p. 141-151.

Serra Júnior LR. O papel do arquivista na gestão do conhecimento. In: Anais do Congresso Nacional de Arquivologia; Porto Alegre – RS, Brasil. 2006.

Hortal AA. Ética das Profissões. São Paulo: Edições Loyola; 2006.

Galvão MCB, Ricarte, ILM.. O prontuário eletrônico do paciente no século XXI: contribuições necessárias da ciência da informação. R CiInfDoc. 2011. 2(2): p. 77-100.

Pinto VB, Sales OMM. Proposta de aplicabilidade da preservação digital ao prontuário eletrônico do paciente. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP. 2017. 15(2), p. 489-507.

Teixeira J. Prontuário do paciente: aspectos jurídicos. Goiânia: AB; 2008. 172p.

Françolin L. et al. A qualidade dos registros de enfermagem em prontuários de pacientes hospitalizados. [Internet] Rev. Enferm. UERJ, Rio de Janeiro, 2012 jan/mar; 20(1): 79-83. [Acesso em 22 jan. 2018]. Disponível em: http://www.facenf.uerj.br/v20n1/v20n1a14.pdf.

Brasil. Decreto nº 4.553, de 27 de janeiro de 2002. Dispõe sobre a salvaguarda de dados, informações, documentos e materiais sigilosos de interesse da segurança da sociedade e do Estado, no âmbito da Administração Pública Federal, e dá outras providências. Decretos Federais. Brasília.

Conselho Federal de Medicina. Resolução CFM nº 1.821, de 11 julho de 2007. Rio de Janeiro. RJ, 2018.

Araújo CAÁ. Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação: um diálogo possível. Brasília: ABRAINFO; 2014. 200p.

Araújo NC. Ética em pesquisa com seres humanos: prontuário do paciente como fonte de informação primária. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2017.

Ministério da Fazenda (BR). Secretaria Executiva. Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração. Coordenação-Geral de Recursos Logísticos. Recomendações para construção e adaptação de Arquivos: versão 1.0. Brasília, DF: Ministério da Fazenda, 2014.

Indolfo AC. Lei de acesso: transparência e capacidade dos serviços de atenção à saúde – usos e desusos da informação gerencial. In: Cunha FJAP. (Org.) Conhecimento, inovação e comunicação: em serviços de saúde. Salvador: EDUFBRA; Rio de Janeiro: Fio cruz, 2014.

Ciocca IG. O prontuário do paciente na perspectiva arquivística. 2012. Dissertação de Mestrado. Marília: Faculdade de Filosofia e Ciências, 2014.

Marques A, Tognoli NB. Entre a Arquivologia e outras disciplinas: promessas de interdisciplinaridade. [Internet] 2017; 1: 65-83. [Acesso em 12 fev 2018]. Disponível em: http://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/1546.

Yamashita MM, Paletta, FAC. Preservação do patrimônio documental e bibliográfico com ênfase na higienização de livros e documentos textuais. Rio de Janeiro. 2006. 2(2): 173.

Mesquita S. Conservação preventiva e reservas técnicas ainda um desafio para as instituições. In: Silva RRG. (Org.). Preservação Documental: uma mensagem para o futuro. Salvador: EDUFBA; 2012. 130p.

Downloads

Publicado

2018-11-27