Análise de perfil de egressos dos cursos autoinstrucionais em Saúde da pessoa Idosa da secretaria Executiva da UNA-SUS

Autores

  • Leonardo Cançado Monteiro Savassi Escola de Medicina, Universidade Federal de Ouro Preto
  • Laura Gris Mota Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS
  • Vinícius de Araújo Oliveira Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
  • Alysson Feliciano Lemos Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS
  • Maria Cristina Lopes Correa Hoffman Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde
  • Ana Lúcia Ferraz Amstalden Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde

Resumo

Objetivo: descrever a construção de estratégias educacionais e o perfil dos egressos dos dois primeiros cursos autoinstrucionais do Programa de Qualificação em Saúde da Pessoa Idosa (PQSPI). Método: análise descritiva do perfil de egressos do PQSPI, a partir de banco de dados consolidado da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), em cursos desenhados sob construção reversa. Cursos conceberam-se sob dois formatos diferentes, desenvolvidos por três equipes distintas, com a parceria e homologação da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde. Resultados: foram desenvolvidos dois cursos, distribuídos em sete ofertas, entre 2016 e 2018, voltados para: profissionais de nível superior, especialmente médicos/enfermeiros, curso 1; e técnicos/auxiliares de enfermagem (TAE) e agentes comunitários de saúde (ACS), curso 2. O público mais comum em todos os cursos foi de estudantes (37,9%). Dentre os profissionais, os TAE superaram médicos e os ACS foram o 4º público mais frequente no curso 1; no curso 2, os TAE e os ACS foram os mais frequentes, com taxas de conclusão em torno de 50%. Conclusão: demonstrou-se maior interesse de estudantes, TAE e ACS nos cursos autoinstrucionais, sendo necessário estudar melhor sua participação. Os TAE e ACS têm menos oportunidade de capacitação, sendo um público estratégico para ações futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Cançado Monteiro Savassi, Escola de Medicina, Universidade Federal de Ouro Preto

Docente DEMSC e membro NDE - Escola de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Coordenador Mestrado Profissional em Saude (ProfSaude) na UFOP; Coordenador da Colaboração da UFOP junto a Universidade Aberta do SUS (UNASUS) Pediatra Atenção Domiciliar GEAD Unimed Belo Horizonte/MG; Docente, membro NDE e coordenador da Residência em Medicina de Família e Comunidade - Medicina PUC-MG Campus Contagem. Mestre e Doutor em Ciências da Saúde/ concentração Saúde Coletiva, sub-área: Educação em Saúde do CPqRR/FIOCRUZ-Minas. 

Laura Gris Mota, Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS

Jornalista, especialista e comunicação digital e informação técnica e científica em Saúde, mestranda em Saúde Coletiva na Universidade de Brasília. Writer com experiência em gestão e planejamento em Comunicação e Eventos. Trabalha nas áreas de Telecomunicações, Economia, Política e Saúde. Foi consultora da UNESCO em Gestão e Planejamento de Comunicação e Eventos. Pesquisadora na área de educação em saúde e produção de recursos educacionais digitais na Universidade Aberta do SUS (UNASUS/Fiocruz).

Vinícius de Araújo Oliveira, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

Médico (2003) e mestre em saúde pública (2007) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Gestor experiente de equipes de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de saúde, com destaque para a implantação da Universidade Aberta do SUS (2008-2018). Tem experiência nas áreas de Medicina e Saúde Pública, com ênfase em Saúde Digital, Atenção Primária à Saúde, Políticas de Recursos Humanos em Saúde, Telessaúde/Telemedicina e educação a distância. Desde 2011 exerce a função de Coordenador Técnico na Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS / Fiocruz Brasília, admitido como servidor em 2014. 

Alysson Feliciano Lemos, Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS

Alysson Feliciano Lemos Possui graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2003) e Mestrado em Engenharia Agrícola pela UFV (2006). É especialista em Bioética pela Universidade de Brasília - UnB (2010) e Poluição do ar e saúde pública pela Universidade de São Paulo - USP (2010). Foi consultor na Organização Pan-Americana da Saúde, OPAS/OMS, na área de vigilância em saúde e educação em saúde de 2009 a 2012. Atualmente, é coordenador de avaliação e monitoramento de programas e projetos, na Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS/FIOCRUZ desde 2012.

Maria Cristina Lopes Correa Hoffman, Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992). Já atuou como Consultora do Ministério da Saúde por meio da UNESCO e OPAS.Atuou como consultora da Coordenação de Saúde Mental do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde por 11 anos(2001 -2012),Em setembro de 2012 assume Coordenação de saúde da pessoa idosa/DAET/SAS/MS, onde atua até a presente data . Mestre em Saúde Coletiva, pelo ISC/UFBA/BA, especialista em saúde coletiva pela UnB/DF e em administração e planejamento para docentes pela ULBRA/RS. 

Ana Lúcia Ferraz Amstalden, Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde

Possui graduação em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo(1994), especialização em Gestão de Serviços Públicos de Saúde pela Universidade Federal de São Paulo(2012) e mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo(2002). Atualmente é Analista Técnico de Políticas Sociais do Ministério da Saúde. Tem experiência na área de Saúde Coletiva. 

Downloads

Publicado

2019-07-15